14 de junho de 2013

CÂMARA DERRUBA PROJETO E ESTADOS PODEM FICAR SEM VERBAS


 A Câmara dos Deputados rejeitou nesta semana o projeto de lei que revisava as atuais regras de repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE). A proposta precisava de ao menos 257 votos favoráveis, mas obteve apenas 218. Outros 101 deputados votaram contra a matéria e dois se abstiveram. Com isso, o texto encaminhado pelo Senado foi arquivado e deixa de haver regra de repasse da União aos estados a partir do mês que vem.

Em 2010, o Supremo Tribunal Federal considerou o atual critério de repasse desatualizado e estipulou que nova regra deveria ser aprovada até o fim do ano passado. Como o Congresso não aprovou nova regra, foi dado mais um prazo, até 23 de junho, para uma nova lei sobre o rateio.

O texto rejeitado pelos deputados já havia sido aprovado pelos senadores, mas na Câmara não houve apoio suficiente. O projeto mantinha até 2015 as atuais regras de repasse, deixando para 2016 a aplicação de uma nova fórmula. No STF, os ministros rejeitaram a atual fórmula de repasse por levar em conta dados demográficos antigos, de 1989, quando o fundo foi criado.

Fonte: Agências de Notícias


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES