6 de agosto de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA EVENTO PARA PROMOVER O COMBATE À HANSENÍASE E TUBERCULOSE

Evento foi realizado nas dependências do CIS.

A Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde de ontem (05) uma importante ação voltada para o combate à hanseníase e à tuberculose.

Representantes da Pasta da Saúde, autoridades municipais e integrantes da sociedade civil e organizada, prestigiaram  o Chá de Sensibilização da Hanseníase, que ocorreu nas dependências do Centro de Inclusão Social (CIS).

 Autoridades municipais se fizeram presentes.

Clique no link abaixo e confira mais detalhes postados no Icém Caraúbas.


Por MAYKON OLIVEIRA


POSTAGEM DO BLOG ICÉM CARAÚBAS


CARAÚBAS (RN) – A Secretaria Municipal de Saúde realizou na tarde desta segunda-feira (05), uma palestra de sensibilização para os profissionais da saúde de Caraúbas/RN. O objetivo é capacitar e levar conhecimento aos profissionais de saúde para que eles levem informação à população em geral sobre a hanseníase e a Tuberculose. 

O encontro com os profissionais da saúde, intitulado “Chá de Sensibilização da Hanseníase”, que teve como tema principal: “Combate a Hanseníase e Tuberculose” aconteceu no Salão Jacó Gonzaga Brasil, no Centro de Inclusão Social, teve como palestrantes as enfermeiras Erivânia Torres e Elany Gurgel.


O encontro contou com a participação do Vice-Prefeito Ivanildo Fernandes (PT), Representando o Sr. Prefeito Ademar Fereira (PMDB), Secretário de Saúde Alfredo José (ANFITRIÃO), Secretário de Governo Gilvandro Jácome, Secretária de Assistência Social Auricéia Fernandes, Médico do Centro de Saúde Dr. Leopoldo, Vice Diretor do Presídio Advogado Romero Câmara. Além de Enfermeiros e Enfermeiras, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Diretores dos Postos de Saúde, Atendentes, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias, Corpo técnico e Administrativo da Secretaria de Saúde, Funcionários como um todo.


Na oportunidade, as enfermeiras ministraram as palestras sobre a etiologia, sintomas, diagnóstico, tratamento e recomendações gerais sobre a hanseníase e tuberculose, bem como, instruções básicas de atendimento a população da zona rural, urbana e carcerária de Caraúbas, onde a partir desta semana serão realizadas visitas de divulgação e detecção precoce dos casos ativos de Tuberculose e Hanseníase no Sistema Prisional, “Presídio Manoel Alves Pessoa Neto”, que hoje conta com 152 detentos.
O Secretário Alfredo José falou da importância do encontro e deu as boas vindas aos participantes

O objetivo da Secretária Municipal de Saúde, que tem a frente, Alfredo José é a intensificação das ações de vigilância dessas endemias, voltadas especialmente à maior efetividade na busca ativa de casos, com diagnóstico precoce e tratamento da doença, especialmente nas regiões que apresentarem maiores índices de casos no município. Além disso, é importante a contínua divulgação e ações em saúde para garantir o adequado monitoramento da situação epidemiológica da hanseníase e tuberculose na Cidade de Caraúbas, contribuindo com a meta de eliminação da doença como problema de saúde pública.

A hanseníase, doença provocada pelo bacilo de Hansen, é mais conhecida pelo nome de lepra. As pessoas que possuem a doença apresentam áreas no corpo com manchas claras ou vermelhas, com dormência, mas sem dor. “Na área dessas manchas as pessoas perdem a sensibilidade térmica, ou seja, não sentem mais a sensação de frio ou calor. É muito importante procurar logo o acompanhamento médico, pois a doença tem tratamento e chance de 100% de cura”, informou Elany Gurgel, lembrando que o tratamento é oferecido pela rede municipal de saúde e é gratuito.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES