21 de janeiro de 2013

JORNAL DE FATO REPERCUTE O "RETORNO" DA MIRANDA AO TERRITÓRIO DE CARAÚBAS/RN

 Localidade era disputada pelos municípios de Caraúbas/RN e Upanema/RN. (Foto: Renato Medeiros).

 Caraúbas recebe o direito de ficar com Miranda

Acabou a disputa entre as prefeituras de Upanema e Caraúbas pela localidade de Miranda, que teve início em 1953, com a criação do município de Upanema. A região onde ficam localizados alguns poços da Petrobras que geram royalties, vinha sendo disputada pelas duas cidades. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reconheceu a localidade como território do município de Caraúbas.
 
Os dois gestores municipais, ao longo dos últimos 12 anos, fizeram inúmeras viagens ao Rio de Janeiro para tratar com a direção nacional do IBGE sobre a localidade. O Município de Upanema conseguiu, via judicial, ficar recebendo os royalties pagos pela Petrobras em função da extração de petróleo na área.
 
Já a Prefeitura de Caraúbas reagiu, argumentando que havia um equívoco quanto à localização geográfica da localidade e que, inclusive, todos os serviços de saúde, educação, assistência social e moradia estavam sendo prestados pelo Município de Caraúbas. A Justiça manteve a decisão.
 
O atual gestor, Ademar Ferreira, recentemente entregou na sede do IBGE, no Rio de Janeiro, o restante da documentação, demonstrando, com precisão de GPS, a localização de Mirandas no território de Caraúbas. O processo se transformou no projeto de lei 9.690, de 15 de janeiro de 2013.
 
Com a publicação da lei, de autoria do deputado Gustavo Carvalho, o município de Caraúbas passa contar mais de 24 mil habitantes e, posteriormente, receberá também os royalties referentes à produção de petróleo na região, que atualmente estão sendo repassados para Upanema.

HISTÓRICO
 
A localidade de Miranda localiza-se a 23km da sede do município de Caraúbas, região Oeste do Rio Grande do Norte. Hoje, a localidade conta 199 famílias e, de acordo com o último censo do IBGE, realizado em 2010, Mirandas conta 2.300 habitantes, com uma área de 54km². A localidade tem a rua principal calçada e o restante das ruas é carroçável.

Fonte: Jornal de Fato/Cézar Alves e Fabiano Souza


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES