24 de setembro de 2013

MUNICÍPIOS POTIGUARES RECEBERAM CAMINHÕES-PIPA DO GOVERNO FEDERAL



 

Mais de 70 mil moradores da zona rural de 18 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, passam a contar com o auxílio dos novos 18 caminhões-pipa doados pelo Governo Federal, nesta segunda-feira (23). A primeira doação do equipamento para o estado totaliza um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Até 2014, no Rio Grande do Norte, 149 municípios serão contemplados com os caminhões-pipa da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento total será de R$ 35,3 milhões. Para o estado já foram entregues 163 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras.

Clique no link abaixo e saiba mais.


Por MAYKON OLIVEIRA



De acordo com a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, a ação é essencial já que 95% do estado sofre com os efeitos da estiagem. “Cento e cinquenta municípios estão em estado de emergência, todas as ações que vierem para ampliar o armazenamento de água são muito bem-vindas. Estamos enfrentando a pior seca dos últimos anos, não só os caminhões-pipa, como retroescavadeira, motoniveladora, caminhão caçamba, são fundamentais para ajudarem a diminuir as dificuldades enfrentadas no dia a dia”, salienta.

De acordo com o delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa, existe uma carência por parte das prefeituras municipais desse tipo de equipamento. “É um maquinário caro e muito necessário para os pequenos municípios. Vai contribuir muito levando água para as comunidades afastadas e, inclusive, passando por estradas recuperadas por outros equipamentos do PAC 2, como a retroescavadeira e a motoniveladora”, destaca.

Rosalba Ciarlini também ressalta a importância das máquinas para as prefeituras, já que são equipamentos caros.  “Também fui prefeita e sei como é necessário esse tipo de equipamento para fazer a manutenção das estradas vicinais, abertura de poços e açudes.”, complementa.

Equipamentos

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Ambrósio Lins do Nascimento, destaca que é mais um equipamento que vai impulsionar a agricultura familiar. “Todos os cinco equipamentos vêm para ajudar o homem do campo. Tenho visto o trabalho das máquinas e elas estão servindo realmente o seu propósito”, assegura.

Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.

Fonte: Site do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES