27 de setembro de 2013

COMISSÃO DO SENADO REPROVA MUDANÇAS NA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS DE DEPUTADOS



A maioria dos senadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) quer anular a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que redefine o número de deputados federais, estaduais e distritais. Por 12 votos a 10, o Projeto de Decreto Legislativo do Senado (PDS) 85/2013 foi aprovado nesta quarta-feira, 25 de setembro.

O PDS “susta os efeitos da resolução administrativa expedida pelo TSE”. Em outras palavras, faz com que a decisão do Tribunal de reordenar o número de deputados em alguns Estados seja inválida. O texto aprovado na CCJ foi o substitutivo do senador Wellington Dias (PT-PI), após rejeição do relatório do senador Pedro Taques (PDT-MT).

No início deste ano, o TSE entendeu que o número de deputados precisa ser calculado com base na atual distribuição populacional do Brasil. Como os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam mudanças, o Tribunal também determinou alterações na distribuição das vagas na Câmara, em Brasília, e nas Assembleias, nos Estados.

Fonte: Site da CNM


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES