19 de setembro de 2013

ENCONTRO DISCUTE PONTOS REFERENTES À ELABORAÇÃO DO PMSB EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO

 
 Encontro foi promovido pela NEO META e pelo COPIRN.

As empresas, NEO META Consultoria em parceria com o COPIRN – Consórcio Público Intermunicipal do RN, realizaram na manhã desta quarta-feira (18), mais um encontro de Prefeitos da Região Oeste para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O encontro aconteceu nas dependências do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA em Caraúbas/RN e contou com a presença de prefeitos ou representantes dos seguintes municípios: Apodi, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Lucrécia, Rafael Godeiro e Janduís. Representando a empresa COPIRN: Diretora executiva Selma Santiago e o Consultor Francisco Alves.

Clique no link abaixo e saiba mais detalhes.


Por MAYKON OLIVEIRA



O PMSB é um instrumento de gestão obrigatório, regido pela Lei Federal n° 11.445/2007, que servirá como norteador para prestação dos serviços das áreas de saneamento ambiental: abastecimento de água de forma satisfatória qualitativamente e quantitativamente; coleta, afastamento e tratamento de esgotos e microdrenagem e macrodrenagem de águas pluviais. O mote de Resíduos Sólidos será tratado no futuro, já contemplando os requisitos definidos no Plano Municipal de Resíduos Sólidos, outro instrumento de gestão obrigatório regido pela Lei 12.305/2010.

A NEO META e COPIRN apoiarão a elaboração de cerca das PMSBs, que têm por objetivo dotar os municípios que estão participando do encontro de instrumentos e mecanismos que permitam a implantação de ações articuladas, duradouras e eficientes para a universalização do acesso aos serviços de saneamento básico com qualidade e continuidade, com metas definidas em processo participativo, conforme determinação da Lei Nacional de Saneamento Básico.

As empresas, NEO META e COPIRN estão auxiliando municípios para a definição da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que por exemplo, estabelece quais as áreas prioritárias de investimento em obras civis e de fortalecimento institucional, em quanto tempo poderá se alcançar a universalização de atendimento de saneamento a toda população, qual o custo de tarifa ideal para a cidade, como implantar os sistemas de gestão e micromedição de consumo de água, dentre outros assuntos que serão discutidos junto com a população de cada município.








FOTOS E INFORMAÇÕES: GIDEL DE MORAIS (ICÉM CARAÚBAS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES