11 de setembro de 2013

CONFIRA ALGUNS DOS PRINCIPAIS PRONUNCIAMENTOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Durante a Audiência Pública foram abordados pontos relevantes, de interesse das partes envolvidas. De um lado, a categoria dos servidores, do outro, os representantes da administração municipal. Confira trechos de algumas autoridades que prestigiaram o encontro:

Vereador Hamilton Bezerra (Solicitou a Audiência)

"Os Agentes de Saúde querem uma equiparação salarial e merecem ser tratados por igual às demais categorias. Querem ter condições dignas do trabalho. Esperamos que a municipalidade esteja pronta para ouvir os Agentes e para resolver essa situação, pois há um bom tempo eles estão insatisfeitos em seu trabalho".


Francisco Canindé (Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte - SINDAS/RN)

"Os Agentes são a porta de entrada à saúde básica. É preciso que os gestores públicos tenham mais atenção a esses profissionais. É preciso superar a disparidade salarial entre os Agentes de Endemias e de Saúde. É dever do município remunerar devidamente os Agentes".


Fabrício Tavares (Secretário Municipal de Saúde)

Destacou que logo na primeira reunião procurou ouvir as reivindicações da categoria. Afirmou que fez um levantamento das necessidades e apresentou as informações ao Executivo. Em um prazo de 15 dias, pelo menos as melhorias no que tange às condições de trabalho (bolsa, uniforme, protetor solar, entre outros) devem ser asseguradas. Em relação às melhorias salariais, afirmou que não tinha como dar uma resposta, por está no comando da Secretaria de Saúde há poucos dias.


Gilvandro Jácome (Secretário Municipal de Governo)
 

Realizou uma prestação de contas do que já foi gasto no decorrer deste ano. Destacou que o município gasta R$ 1.045,00 com salários e outras despesas,  com cada Agente. Se declarou a favor da luta da categoria, mas pediu a compreensão de vocês em relação a situação financeira do município.


Dr. Marcelo Jácome (Procurador Geral do Município)
 

Afirmou que o pagamento só pode ser dado de forma igualitária, a todas as categorias. Segundo ele, não é apenas um grupo de profissionais que merece ser beneficiado.


Lindomar Araújo (Representante da Categoria)

Abriu seu pronunciamento criticando a ausência de alguns parlamentares. Logo, destacou que a Portaria a ser cumprida pela municipalidade é direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde, portanto, delimitando o aumento para essa categoria. Também questionou a qualidade do fardamento, transporte, bolsas e outros itens usados no dia a dia. "Precisamos de estrutura, de condições necessárias para o nosso trabalho. Temos que ter uma farda, algo que nos identifique. Em muitas ocasiões, sequer somos reconhecidos como Agentes de Saúde", desabafou.


Novinho Praxedes (Presidente da Câmara de Vereadores)

Destacou a importância dos Agentes no que diz respeitos aos trabalhos desenvolvidos em prol da saúde da população. Ressaltou que é preciso mais investimento e se mostrou favorável a abertura de um diálogo entre a categoria e a administração municipal, com o propósito de solucionar esse impasse.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES