9 de maio de 2012

RIACHO DA CRUZ/RN COMPLETA 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTA QUARTA-FEIRA

(Foto: mardoniosouza.fotosblogue.com)
Riacho da Cruz/RN completa 50 anos de emancipação política.

No início do Século XVIII, o município de Riacho da Cruz/RN, teve sua primeira e única denominação. Naquele tempo, estavam surgindo as primeiras explorações agrícolas nas margens do Riacho Forquila, no local havia uma cruz indicando que ali estava enterrado um soldado, com isso aquela localidade ficou denominada de Riacho da Cruz/RN, nome existente até os dias de hoje.

Em 1717, existiam no local, quatro sesmarias pertencentes a Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra. Mas o crescimento da localidade veio mesmo em 1732 com o trabalho de Teodósio Freire de Amorim, seguindo em 1754 por Gregório José Dantas, ambos eram proprietários de terras em Riacho da Cruz/RN.

Através do trabalho dos dois, com o passar dos anos, a região ao redor onde ficava localizada a cruz foi se desenvolvendo pouco a pouco, residências sendo erguidas e pessoas passando a morar ali.

Então em na década de 50 Riacho foi promovida ao título de Vila e em 9 de maio de 1962 Riacho da Cruz/RN, desmembrou-se oficialmente do município de Portalegre/RN, através da Lei nº 2.764 conquistando assim a sua emancipação política.


Município é um dos mais bonitos e organizados do Oeste.

Hoje, completando 50 anos de emancipação política, o município que tem uma área de 127km2 e uma população de 3.165 habitantes só tem a comemorar, já que é considerado por muitos como um dos mais belos da região como também tem uma administração feita com zelo ao patrimônio público pelos gestores que por lá já passaram.

Confira a Programação para o dia de hoje no município:

(Clique para ampliar)

Por LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES