9 de dezembro de 2011

SEGUNDO PROFESSOR DA UFRN, PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI É INVIÁVEL

Projeto do DNOC's é tido como inviável.

Na manhã de hoje (09), o Jornal de Fato, trouxe uma reportagem com um professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Abner Guimarães.

Na oportunidade, João Abner demonstrou o porque o atual projeto de irrigação da Chapada do Apodi/RN é inviável. segundo ele, as falhas no projeto do DNOCs começam pela oferta de água. o professor explica que a barragem Santa Cruz tem uma oferta de 4 metros cúbicos por segundo: dois para evasão ecológica e abastecimento, que são obrigatórios, ficando apenas dois que só atenderiam até 3 mil hectares das 5.200 anunciados pelo órgão federal.

Outro ponto visto por João Abner que é o fator econômico, ou seja o custo do projetopara fazer transposição de água para irrigação em áreas com desnível acima de 60 metros. Na Chapada do Apodi, o desnível é de 80 metros.

Se baseando neste ideia na próxima segunda (12) os bispos se reúnem com entidades da agricultura familiar, agricultores de Apodi e representantes de universidades para elaborarem, juntos, um novo documento que altera o projeto do Perímetro Irrigado do Apodi/RN.

Uma das alternativas que será discutida na reunião de segunda-feira é de aproveitar a água disponível para potencializar a região do Vale do Apodi. a ideia é irrigar toda a região do Vale por gravidade, perenizando, inclusive, o rio Umari, beneficiando cerca 2 mil famílias, de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, que poderiam produzir de forma agroecológica.


Por LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES