25 de setembro de 2011

O COMENTÁRIO DA SEMANA

Na última semana, o Seminarista caraubense Gláudio Costa entrou em contato com o blog e solicitou espaço para fazer um desabafo em relação ao descaso com o CAIC da cidade de Caraúbas/RN. Não por acaso, seu relato foi publicado mais uma vez, desta feita como o Comentário da Semana. Acompanhe:

CAIC?!

É um sentimento de decepção, de revolta e de derrota! Esse é o mesmo sentimento que hoje invade cada caraubense, ao ver estampado nas manchetes de jornais que circulam “nosso” Estado a consolidação da demolição da estrutura do CAIC de nossa amada terra.

Lutar por dias melhores é o que cada cidadão deseja, ter seus direitos respeitados é o que cada um quer. Quantos foram àqueles que ao subirem num triste palanque de homens sem palavra e força enganaram o nosso povo, ao afirmarem que abririam o CAIC, projeto de tão grande valor para nós caraubenses. Isso deve ser o atestado que realmente eles só pensam no seu próprio umbigo, no bolso. Juntamente com a demolição do CAIC foram demolidos sonhos que ainda sobre os escombros da esperança teimavam em resistir, na persistência de conseguir um emprego digno. Além do descaso com aqueles que residem neste torrão das caraubeiras.

Palavras talvez não sejam suficientes para aqui expressar este sentimento, que se une ao da demolição da Maternidade Eliza Simões. Sinto que aos poucos muita coisa em Caraúbas está fugindo do nosso controle, como areia da praia do mar, que se esvai entre os nossos dedos, e nada podemos fazer para conter, simplesmente observar a grandeza de tal criação e efeito. Porém, caraubenses nós podemos, sim! Nós podemos tirar disto a lição, antes de escolhermos pessoas que não tem a capacidade de administrarem um centavo do nosso patrimônio. Fico meio apreensivo quando uma cidade se alegra com uma Universidade Federal (ótimo para nosso desenvolvimento), quando podendo nada fizemos ou fazemos para evitar a destruição de nossos bens, que foram construídos com nosso dinheiro, de altos impostos que vai de encontro do mais rico ao mais pobre.

Até quando, Caraúbas, assistirá a tua demolição? Será que chegaremos a um futuro brilhante, como muitos dizem? Realmente o desenvolvimento aportou em nossa terra? Chegam de homens cínicos e incrédulos, verdadeiros fardos pesados para o povo. Chega de caraubenses que só pensam num mísero dinheiro minguado, que compra a consciência e a voz de muitos caraubenses, tornando esta bela cidade num cabresto eleitoral! Isso devia ser motivo de enojamento e vergonha para cada cidadão caraubense. Ficar calado não poderia, porque não concordo com o que fizeram com nosso patrimônio. Muitos tiveram a oportunidade nas mãos de fazerem algo e nada fizeram, a não ser assistir de camarote a demolição de mais um bem que devia ser “nosso”, mas que não passou de um capricho político de caraubenses que querem subir na vida à custa dos demais. Mas um dia cairão por terra com o nome na lama, triturados pela dor de ter feito muitos caraubenses sofrerem sem um pedaço de pão, uma escola digna, um salário merecido.

Que democracia é essa que nós vivemos, onde nós não podemos fazer nada contra aqueles que nos tiram tudo. Não será isto uma democracia de faixada, representativa? Claro, mas enquanto tivermos a força da expressão e a tal “liberdade” de levantarmos nossa voz, fitaremos nosso olhar àqueles que sofrem e nada podem fazer, justamente por não terem poder aquisitivo, não fazerem parte das rodas sociais. Mas do que uma demolição, reafirmo, foi a demolição de um sonho que ainda persistia em acontecer. Sei que muitos, explica-se pela necessidade talvez, mas não justifica, de lá tiraram eletros, objetos, mas a verdadeira culpa foi de políticos descomprometidos com nossa cidade, disso não tenho medo de errar ao expressar aqui minha indignação.

Agradeço ao blog que nos cedeu este espaço para desabafarmos, e espero que muitos caraubenses acordem, despertem para o que de fato é nosso. Aqui não é política, mas sim, um simples alerta para o que estão fazendo com o que é nosso. Avante Caraúbas, toma as rédeas de novo do que é teu, não manches ainda mais a bravura de filhos ilustres teus. Cadê teu heroísmo? Os teus filhos ilustres atuais? Creio ser os menores os ilustres, porque os grandes já mancham teu nome há décadas... Avante Caraúbas! Nesta plaga ainda habita a esperança? Ainda lidam bravos de fiéis corações?

(Gláudio Costa, Seminarista e cidadão caraubense indignado com o descaso em relação ao CAIC da cidade de Caraúbas/RN)


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES