30 de agosto de 2013

CRÔNICA: O PARADOXO DO BABÃO



Tão antiga, quanto à figura do político incompetente, é a figura repetida do “babão”. Um típico sujeito fanático, que transforma um político em ídolo e passa o enxergar como uma figura pop, às vezes quase como uma divindade.

Essa distorção psicológica parece tão íntima que o babão não sabe discutir o trabalho desenvolvido pelo “seu ídolo” senão particularizando o discurso, ou seja, tomando os questionamentos e as críticas como ofensas pessoais. Isso ocorre, aparentemente, porque o babão passa a ter certeza de que aquele político é um “HOMEM PERFEITO”, “INFALÍVEL” e por isso “INQUESTIONÁVEL”. Dessa forma o “sujeito babão” passa a distorcer o discurso crítico, enxertando nele palavras que possam justificar sua insatisfação e a sua revolta contra as críticas.

No entanto, se por um lado QUALQUER GESTOR PÚBLICO sabe que pode contar com a figura dos “babões” para magnificar e supervalorizar seus feitos, por outro lado QUALQUER GESTOR PÚBLICO RESPONSÁVEL sabe que democracia se constrói com opinião pública livre.

Administração pública não é espetáculo circense ao qual devamos aplaudir sem senso crítico e sem compromisso, pelo contrário é algo extremamente sério ao qual devemos dar a devida atenção para comemorarmos os ganhos, mas também reclamar das perdas.

Além disso, se de um lado se pode acusar de irresponsável o gestor que reluta em sanar problemas evidentemente danosos a sociedade, do outro lado se pode falar da culpabilidade do “babão” como colaborar de uma propaganda enganosa que insiste em vender a imagem de perfeição.
Portanto, evidenciar os problemas persistentes e subestimados por nossos gestores não tem nada a ver com a POLITICAGEM ELEITOREIRA, à qual “GESTOR POP” e “ELEITOR FANÁTICO” tornam-se figuras indispensáveis.

Por fim, devo considerar que qualquer “babão” é, sobretudo, egoísta, pois suas ações visam apenas à promoção pessoal, em detrimento do DEVER QUE TODA GESTÃO PÚBLICA TEM de beneficiar o coletivo.

 Texto: Cristiano Almeida (Via http://www.campograndern.com.br)


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES