20 de maio de 2013

EX-PROFESSOR DO NÚCLEO DA UERN EM CARAÚBAS/RN TERÁ SEUS ARTIGOS REUNIDOS EM COLETÂNEA

 
 Professor Romero é um estudioso de questões envolvendo o Nordeste.

O professor José Romero Araújo Cardoso, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e que já lecionou no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) terá seus Artigos reunidos numa coletânea.

O trabalho do Geógrafo está sendo documentado pela escritora paraibana Marinalva Freire, Doutora em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e integrante da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Clique no link abaixo e confira a matéria na íntegra.


Por MAYKON OLIVEIRA


Matéria do Jornal O Mossoroense

Artigos do professor José Romero Cardoso são reunidos em coletânea organizada por escritora da Paraíba
Detalhes
 
Publicado em 19 de Maio de 2013
: por Redação
José Romero Cardoso comemora repercussão de seu novo livro - DivulgaçãoProfessor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), José Romero Cardoso, autor de uma série de artigos cuja temática relaciona-se com o dia a dia daqueles que vivem na região Nordeste, acaba de lançar sua mais recente obra: "Textos Vivos e Reverenciados de um Imortal Nordestino", organizado pela escritora Marinalva Freire da Silva, doutora em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha, e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane), Núcleo da Paraíba.
 
"Conheci os trabalhos de Romero via internet, pois ele começou a me enviar, eu lia e gostava de seus escritos, fazia inclusive comentários. E ele foi enviando um a um, até que eu solicitei que me enviasse todos em um arquivo ou mesmo dispersos, que eu os reunia em um livro e o presenteava como o fiz, pois Romero é um pesquisador invejável, pessoa inquieta que não consegue se calar diante das injustiças, prejudicando-se, muitas vezes, por não saber a hora certa de dizer o que sente, mas assim é ele e deve ser respeitado", destaca a organizadora da obra.
 
Marinalva Freire caracteriza o trabalho literário de José Romero Cardoso sério e autêntico. "Este é o segundo livro que organizo dele, sendo que o primeiro dei preferência para ser ele o único autor porque ele sentiu a necessidade de arrancar um grito que o sufocava. E ele gritou aos quatro cantos do mundo o horror que a droga causa nas pessoas usuárias. Seu livro diz respeito a uma fase difícil de sua vida quando, erradamente, foi buscar nas drogas a vida e se deu mal. Mas como nem tudo está perdido e ele reconheceu que estava na hora de dar um basta, embora sozinho não tivesse forças", relata.
 
Os textos inseridos no livro começaram a ser escritos em 1994, quando o O Estado de S. Paulo publicou artigo de José Romero Cardoso intitulado ''Moreno e a Vingança Implacável de Lampião''. O último escrito que está na coletânea data deste ano.
 
Para o professor José Romero Cardoso, as pesquisas desenvolvidas pela escritora Marinalva Freire são de um importância inigualável. "Ela é uma grande defensora dos direitos das pessoas, uma mulher que vem se notabilizando pelo respeito aos seus semelhantes e pela fé inquebrantável na palavra de Deus", diz.
 
Segundo José Romero, a coletânea tem o objetivo de democratizar os conhecimentos adquiridos por ele ao longo de sua vida. "Dessa forma está sendo cumprida boa parte dos objetivos que vêm permeando minha batalha cultural, a qual se define em prol da democratização de conhecimentos adquiridos, visando dividir com meus semelhantes o acúmulo de conhecimentos que venho conseguindo continuamente, constantemente e ininterruptamente através, principalmente, de leituras, mas também através da experiência", relata.
 
O livro é divido em três partes, sendo a primeira referente à Globalização e Mundo Contemporâneo, onde podem ser encontrados cinco textos. A segunda parte da obra trata sobre a Literatura Nordestina e Cultura Popular, em que o leitor poderá conhecer um pouco mais a história do cangaceiro potiguar Jesuíno Brilhante, sobre a lenda que envolve o Poço Feio, ponto turístico localizado nas proximidades do município de Governador Dix-sept Rosado. Artigos a respeito de Luiz Gonzaga e Virgulino Ferreira, o "Lampião", também foram inseridos na obra.
 
Na terceira e última parte da coletânea, estão reunidos artigos acerca do pensamento do autor de "Geografia da fome", Josué de Castro, e o cenário do Nordeste brasileiro. "A repercussão está sendo muito boa. As pessoas que estão adquirindo a coletânea estão se mostrando muito sensíveis à ideia de reunir os meus artigos em livro digital", conclui José Romero.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES