17 de março de 2013

AUTORIDADES DE VÁRIOS PAÍSES FAZEM ALERTA PARA O AGRAVAMENTO DAS SECAS




A Reunião de Alto Nível sobre a Política Nacional de Seca (HMNDP) realizada em Genebra de 11 a 15 de março com chefes de Estado, ministros e peritos, foi concluída na noite desta quinta-feira com uma declaração política que recomenda a gestão do fenômeno em articulação com as políticas de desenvolvimento local e nacional. O documento relaciona o recrudescimento do problema com as mudanças climáticas e incentiva todos os governos do mundo a desenvolver e implementar Políticas Nacionais de Gestão de Seca, de acordo com suas leis nacionais de desenvolvimento, condições, capacidades e objetivos.

A redação final passou por um processo de muita negociação com alguns países como a Índia, Bolívia, Venezuela, Egito e Brasil, com a mediação brasileira conduzida com maestria pelo ministro Mauro Couto, informou Raquel Cristina Pontes, do DNOCS, que participou da Reunião. As discussões, segundo ela, se prolongaram pela noite. A declaração baliza uma série de enfoques que devem ser considerados na abordagem do problema como elementos-chaves de uma política de seca eficaz.

Além da Declaração Política, a Reunião, realizada por três agências das Nações Unidas – Convenção sobre o Combate à Desertificação (UNCCD), Organização Meteorológica Mundial (OMM) e FAO, produziu um documento científico: Melhores Práticas na Política Nacional de Gestão de Seca. A declaração política recomenda que sejam desenvolvidas de modo proativo as medidas de prevenção e de mitigação do impacto do fenômeno, planejamento, gestão dos riscos, promoção de ciência, tecnologia e inovação apropriadas a lidar com esta realidade, acompanhadas de divulgação e gestão de recursos.

Fonte: DNOCS



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES