29 de setembro de 2012

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

 Há 10 anos, Casarão do Sabe-Muito foi destaque em reportagem do Jornal Tribuna do Norte.
Antiga construção é um dos principais patrimônios caraubenses.



A fazenda Sabe Muito, além do nome curioso, está envolta em uma série de histórias que impressiona os visitantes do local. A casa da propriedade, encravada no alto da colina, foi construída em 1868. A importância da construção está sendo reconhecida através de processo de tombamento em nível estadual.

A residência foi erguida com proporções muito grandes em função de uma aposta feita por João Magno de Oliveira Pinto com o irmão dele Cândido Gurgel. Cândido desafiou João Magno que resolveu construir a casa.

A história sobre o nome da fazenda que chegou até os dias de hoje dá conta de um índio da região que gostava de dizer "Nós sabe o mundo", por conta das adaptações da língua, o local ficou conhecido como Sabe Muito.

Quem entra na casa fica impressionado com seu tamanho. Mais curioso ainda é a altura das telhas. São 52 palmos do chão à cumeeira. Consertar o telhado é uma aventura para poucos. Os atuais moradores da residência sabem muito bem desta dificuldade. Com 111 palmos de frente, 133 de fundo, mais 27 portas e 11 janelas, a casa abriga telhas mais antigas que sua construção. As telhas são de 1841 de acordo com a proprietária Joana Eulália de Oliveira. Os caibros são feitos de carnaúba, abundante no sertão em áreas onde passam rios.

Fonte: Tribuna do Norte/Ana Luíza Cardoso


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES