23 de junho de 2012

DICA DA SEMANA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CARAÚBAS/RN



Secretaria Municipal de Saúde alerta quanto aos riscos das bombas e queimaduras neste São João

É notória em nossa cidade a grande quantidade de crianças que utilizam dos fogos de artifício como forma de diversão nesta época do ano. Já alertamos em outro momento quanto aos riscos em que as pessoas estão expostas ao uso destes materiais. Uma atitude muito importante que devemos tomar como pais ou responsável é o de não deixar crianças terem acesso aos materiais explosivos, colocando este tipo de material fora do alcance delas, assim assegurando uma festa sem acidentes. Os perigos dos explosivos são muito variados e podem até levar a morte. Caracterizando em queimaduras, lacerações e até mutilações. Os cuidados devem ser dobrados para que não ocorram acidentes.

Bomba Bujão, Traque, bomba confeito, chuveirinho, árvore de natal, cobrinha, entre outros, é grande a quantidade de rojões que encontramos nas ruas para ser vendidos nesta época do ano, o poder explosivo destes variam de acordo com o seu tamanho, mas é nessa característica que muitas vezes as pessoas arriscam colocando a sua saúde e de outras pessoas em risco. Crianças soltando os famosos traques segurando na ponta deste rojão, as cobrinhas que tem alto poder de causar queimaduras nos dedos e as famosas bombas colocadas dentro de latas, baldes e garrafas, estes são as formas de diversão que mais encontramos associado ao uso de explosivos nesta época do ano. É necessário que, os pais ou responsáveis estejam sempre do lado das crianças orientando-as quanto aos riscos e as formas de "soltar" as bombas, para que não aja acidentes. E em caso de queimaduras ou outros danos ocasionados por rojões procurar imediatamente o Hospital para que o ferimento possa ser tratado da melhor forma possível.

Lembrem-se, melhor prevenir do que remediar. Vamos brincar esta festa tão bonita e tradicional que é o São João com responsabilidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES