27 de julho de 2010

TSE RESPONDE ELEITORES ACERCA DO VOTO COM URNA BIOMÉTRICA


Caraúbas foi escolhido juntamente com outros cinco municípios potiguares, num sistema de amostragem, para ter nas próximas eleições uma votação eleitoral totalmente informatizada e mais moderna. O sistema, denominado de Biométrico, consiste na emissão de um título diferente e com mais informações do eleitor, um espécie de documento único, onde terá a foto do eleitor e permitirá o acesso à urna de votação mediante a impressão digital.

Confira algumas respostas do Tribunal Superior Eleitoral acerca desse novo sitstema de votação:


A urna biométrica estará em todas as seções eleitorais?
Ainda não. A tecnologia está em fase de testes e, neste ano, estará presente em apenas 60 municípios brasileiros onde cerca de 1 milhão de eleitores foram convocados pela Justiça Eleitoral até o dia 5 de maio para realizar o recadastramento biométrico.

Nos demais municípios, a identificação dos eleitores continua sendo feita de forma convencional: a partir de documento com foto e o título de eleitor. A expectativa da Justiça Eleitoral é que em oito anos todos os municípios do país tenham urnas com leitores biométricos.

Não fiz o recadastramento e moro em município onde haverá este tipo de eleição. O que devo fazer?
Se o eleitor não realizou o recadastramento biométrico até o dia 5 de maio, ao apresentar o título em sua seção eleitoral no dia do pleito não poderá votar e terá o título retido pelos mesários. Em novembro, os cartórios eleitorais vão regularizar a situação desses eleitores.

Esta é a primeira vez em que haverá a identificação pelas impressões digitais?
Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS).

Como deve funcionar a identificação biométrica no dia das eleições?
Após a apresentação dos documentos pelo eleitor, sua identidade será confirmada por meio do reconhecimento biométrico da impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmar a identidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES