21 de julho de 2013

PRINCIPAL PERÍMETRO IRRIGADO DO RN UTILIZARÁ TURBINA EÓLICA



 

O perímetro irrigado Baixo Açu, no Rio Grande do Norte, vai ser o primeiro do DNOCS a utilizar a tecnologia de turbina eólica de eixo vertical para o bombeamento de água para irrigação, uma alternativa ao consumo de energia elétrica. A instalação será feita por meio de convênio do Departamento com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que desenvolveu o sistema testado em protótipos até chegar ao produto final disponível agora no mercado.

O Diretor Geral informou que o projeto da turbina eólica já está desenvolvido e sua utilização por convênio vem sendo discutida desde 2012, com recurso previsto em orçamento de 2013 para empreendimento desta natureza. O equipamento será instalado com medidores de desempenho para observação dos resultados com vistas à possível implantação em outros perímetros do DNOCS que ofereçam condições adequadas de velocidade dos ventos.

A implantação da turbina eólica, que custa R$ 252,6 mil, possibilitará a irrigação de 12 hectares com capacidade para fornecer 20 mil litros de água por hora, em condições de vento na velocidade de 7 metros por segundo. O equipamento vai captar água do rio Açu e abastecer um reservatório de mil m³.

Fonte: Site do DNOCS



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES