27 de dezembro de 2012

DICA DA SEMANA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Dicas para uma viagem segura

Independente do roteiro e da modalidade de turismo, os cuidados com a saúde do viajante são fundamentais para uma viagem tranquila.

Deixar a rotina diária e viver - mesmo que por poucas horas - um ambiente diferente, a trabalho ou por lazer, exige mais que a atenção com as malas. Conhecer as especificidades do clima do destino, se informar sobre a rede de assistência médica, saber quais doenças endêmicas e a necessidade de tomar vacinas devem fazer parte do planejamento do viajante com bastante antecedência. Outro ponto de alerta ao turista é não se arriscar quando o local da visita for acometido por doença infecciosa aguda. Também não deve ficar fora da lista de preparativos, um levantamento sobre os hábitos alimentares da população e quais as condições para o consumo de alimentos.

Quando o roteiro é por áreas de ecoturismo ou turismo rural, a natureza é quem pode trazer danos ao corpo. As áreas podem ser infestadas de diversas espécies de insetos e a flora oferece riscos como alergias e intoxicações. A exposição ao sol e a água contaminada também são fatores de risco.
DICAS:

  • ·         Antes de escolher o tipo de viagem, saiba os cuidados a cada modalidade de turismo. Simples medidas de prevenção são suficientes para diminuir os perigos. Conheça algumas dicas:
  • ·         Seja transparente em relação aos locais visitados e, em caso de sintomatologia pós-viagem, informe aos médicos e às autoridades sanitárias sobre o roteiro visitado. Passeios a cavernas, grutas e áreas rurais; picadas de insetos e contatos com outras espécies de animais, por exemplo, devem ser informados.
  • ·         Leve consigo indicações sobre seu tipo sanguíneo e a lista de medicamentos que por ventura não possa tomar, incluindo repelentes.
  • ·         Procure estar em dia com todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações LINK: http://pni.datasus.gov.br antes de viajar. Atente-se ao fato de que a imunização contra a febre amarela é indicada para regiões de risco e deve ser feita pelo menos 10 dias antes da partida.
  • ·         Informe-se sobre os riscos de ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos oferecidos por estranhos.
  • ·         Tenha cuidado ao ingerir alimentos de procedência ou aparência duvidosa. Isso pode evitar uma contaminação.


Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/7905/162/ms-da-dicas-para-uma-viagem-segura.html



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES