26 de fevereiro de 2012

O COMENTÁRIO DA SEMANA

Quando a gente fala em PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO A SAÚDE... ou ainda na UNIVERSALIDADE, NA INTEGRALIDADE E NA EQUIDADE... de modo geral, quando falamos em SUS. Pensamos logo em princípios distantes, coisas difíceis de fazer e acontecer, algo demorado, que não é para agora, ALGO UTÓPICO!

E aí, usando das palavras de Martins (2009), “Aceitamos a crítica por ser utópico, mas não desprezamos a utopia porque vemos nela um horizonte capaz de mover o ser humano. Uma vez em um congresso sobre bioética7 ouvimos um pequeno discurso sobre a utopia. Apreciamos o sentido desse discurso porque mostra a capacidade que a utopia tem de fazer o homem evoluir. ‘O sentido da fala é o seguinte: cada vez que dou um passo para perto da utopia, ela se afasta dois; quando dou dois ou três, ela se afasta dez. Então, para que serve a utopia? Para isso: fazer andar ”.

O bloco da prevenção ontem (18) na rua é uma prova disso. Os educadores dizem: “não somos capazes de conscientizar ninguém”. Mas podemos instigar o pensamento crítico de cada um acerca do que é certo ou errado. Não vamos com o bloco resolver o problema das DST's AIDS, mas ontem, sinto que demos um passo, aliás, mais um passo para o que talvez seja uma grande UTOPIA, mas isso, só a CAMINHADA é que vai nos dizer!...

PARABÉNS a TODOS que foram às ruas, e parabéns a Secretaria Juliana que por acreditar, vem mudando a forma de se pensar SAÚDE aqui na minha CARAÚBAS. E enquanto caraubense eu sou, só posso dizer, Muito Obrigado!

(Comentário postado pelo jovem caraubense Alyson Alves, acadêmico do Curso de Enfermagem da UERN, destacando a importância de ações como o arrastão do Bloco da Prevenção, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde).



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES