20 de março de 2011

O COMENTÁRIO DA SEMANA

De novo, a saúde aqui!... e vai continuar viu!... Falando do hospital, é realmente preocupante a situação da saúde no nosso estado, começando pelo Walfredo em Natal, sem pediatras, no Tarcísio, sem ortopedistas e em Caraúbas, sem medicações, sem falar na falta de leitos e masi uma vez, na falta de materiais para o trabalho dos profissionais da área, que atinge todos os hospitais... Situação que se agrava quando entramos no território municipal. Veja bem, em 3 meses eu, Alyson, vi quatro pessoas morrerem por infarto, três delas aqui no meu bairro! E é impressionante como a Unidade Básica tratou os casos... Gente, infarto tem como principais causas aneurismas e trombos, que geralmente estão ligados à hipertensão e obesidade. Infarto não ocorre da noite para o dia, é uma sucessão de acontecimentos que levam ao seu desenvolvimento. E é justamente com o intuito de se trabalhar a prevenção de agravos como esses que foram criadas as Unidades Básicas de Saúde; e essa, não é simplesmente aquele postinho com consultas, prevenção e distribuição de “comprimidos” não! UBSF tem que ter, Visitar Domiciliar, Consulta de Enfermagem, Consulta Médica, Mapa Inteligente e Sala de Situação, no mínimo! Tá lá, tá escrito no SUS! Que por sinal é Sistema ÚNICO de saúde, é ÚNICO! Como conhecer a Área de abrangência (área de atuação da unidade) de uma UBSF sem desenvolver tais ações?... É simples, NÃO SE CONHECE!

Aí, o cidadão não é informado dos agravos. A unidade perde o seu caráter de funcionamento. Os Prontos Socorros dos Hospitais superlotam, falta material, falta profissional e no fim de tudo, quem perde é a população!

Muito interessante a parte do, deixemos de lado a politicagem e vamos lutar por Caraúbas! Ai eu me pergunto, o que é Politicagem?... Será que pedir a revisão dos gastos com o aluguel de carros pela PMC, é politicagem?... Pedir um reajuste nos salários de profissionais formados para o desenvolvimento de práticas especificas, é politicagem?... Pedir maior colaboração no incentivo ao estudo universitário do município, é politicagem?... Exigir que para ficar à frente de um cargo como diretor de Unidade Básica de Saúde, Escola, e até de Secretarias Municipais sem ter pelo menos uma formação específica na área de atuação, é politicagem?... Aí eu termino com o trecho do comentário da amiga Karol que diz “lutem por Caraúbas...” A terra das caraubeiras, do açude do governo, do desbravador Leandro Bezerra, do Sanfoneiro Caçula, do Pastoril de Raimundo Calixta e de tantas outras figuras da nossa História! Lutem pela sua identidade de CARAUBENSE porque essa aí vai além dos muros do palácio Jonas Gurgel!


(Comentário postado por Alyson Góis, acadêmico do Curso de Enfermagem na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES