7 de maio de 2013

CARAUBENSE WALLACE PATRICK TEM ARTIGO APROVADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL



 
 Caraubense Wallace Patrick integra grupo de estudo na UFPB.

Os mestrandos em Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Wallace Patrick e Ana Claúdia Annegues, juntamente com o Professor Doutor Sinézio Fernandes (UFPB), tiveram um artigo aprovado no Congresso da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), que será realizado entre os dia 21 e 24 de julho de 2013 em Belém, capital do Estado do Pará. O artigo que tem por título “Preços de Alimentos e Dinâmica Inflacionária no Brasil: Uma Aplicação do Modelo de Vetores Autoregressivos (VAR)”, mensura as principais causas da inflação no período de 2001 a 2012, destacando o preço dos alimentos e outras variáveis como taxa de juros Selic, taxa de câmbio e preço das commodities agrícolas.


“A inflação é uma preocupação constante, não só do governo, mas em especial da população, que lida com a alta de preços no seu dia a dia, principalmente na compra da cesta básica. Então o objetivo do nosso estudo foi justamente medir a impacto que os preços dos alimentos têm na inflação como um todo, pois esses itens foram os que mais contribuíram para a alta recente dos índices”, destaca Ana Cláudia.

“Devemos também ter em mente, que a inflação atinge com mais força as classes de renda baixa, pois nelas a quase totalidade da renda é destinada ao consumo de alimentos, diminuindo assim o seu poder de compra. Portanto, não basta analisar as causas, mas é preciso, sobretudo, entender que a inflação causa distorções econômicas e afeta o bem-estar das pessoas”, frisa  o caraubense Wallace Patrick.




Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES