29 de agosto de 2012

LEITOR ENVIA CRÔNICA SOBRE AS PARAOLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

Iniciam-se hoje dia 29/08/2012 e vai até o dia 09 de Setembro as Paraolimpíadas de Londres, cerca de duas semanas após o fim dos Jogos Olímpicos. Estarão em disputas 503 medalhas de ouro, em 19 modalidades esportivas. Estamos participando com 182 paraatletas, sendo a maior comitiva presente aos jogos. Cerca de 60% das medalhas sairão do atletismo e da natação. Isso porque as disputas no atletismo paraolímpico são divididas em competições para cada tipo de deficiência (visual, mental, pessoas com membros amputados e pessoas em cadeira de rodas) e com várias categorias, de acordo com o nível de limitação imposta pela deficiência dos atletas. Um bom exemplo é os 100 m rasos, a prova mais tradicional do atletismo. Apenas entre os homens, serão 15 medalhas de ouro: três para atletas com deficiências visuais, cinco para deficiências mentais, quatro para cadeirantes e três para atletas com amputações.

Na última Paraolimpíada, em Pequim, o Brasil obteve o melhor desempenho de sua história, ficando em 9º lugar no quadro de medalhas, superando o desempenho de Atenas-2004, quando já havia surpreendido com o 14º lugar. Para Londres, a meta do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) é ainda mais ambiciosa: terminar na 7ª colocação, projetando uma evolução constante que culminaria com a conquista do 5º lugar na Paraolimpíada do Rio de Janeiro em 2016.

As modalidades paraolímpicas que recebem os maiores números de medalhas são o atletismo (170) medalhas, seguido da natação com (148), ciclismo (50), Tênis de mesa (29), Levantamento de peso (20), Judô (13), Tiro e Esgrima de cadeiras de rodas (12), Hipismo (11) e demais modalidades subsequentes.

Aguardamos que a Meta do Comitê Paraolímpico seja concretizada com sucesso uma vez que nos Jogos Convencionais todos nós acompanhamos o resultado pífio de nossas delegações.


Crônica enviada pelo leitor Manoel Flávio de Brito, que atua na área de Gestão Financeira.



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES