24 de fevereiro de 2012

APÓS OITO ANOS DE SUA PARTIDA, A HISTÓRIA DE NICÓ FERNANDES CONTINUA NA LEMBRANÇA DOS CARAUBENSES

(Foto: Caraúbas24horas)
Morte do ex-prefeito Nicó Fernandes completa oito anos.

Filho de Osório Fernandes Pimenta e Raimunda Fernandes Pimenta, José Nicodemos Fernandes (Nicó), nasceu no dia 23 de março de 1931 na fazenda Timbaúba. Homem humilde e que não teve uma formação escolar muito avançada, ajudava o pai na fazenda, onde teve que se afastar um pouco da luta como agropecuarista para ser motorista da referida propriedade. Na oportunidade ele transportava algodão para outros município da região.

Em 1960, Nicó ingressa na vida pública como apoiador do então candidato a governador Djalma Marinho e vice-governador Vingt Rosado. Com seu apoio, ambos obtiveram uma votação expressiva em nosso município, fato esse que incentivou Nicó a se candidatar a prefeito de Caraúbas/RN em 1962, onde obteve exito em sua primeira campanha, vindo a tomar posse em 31 de março de 1963.

Nessa primeira administração, Nicó foi destacado pela população como homem honesto e que investia o dinheiro público na melhoria do município. Recuperou estradas carroçais, instalou poços tubulares, adquiriu vários veículos para o município, calçou várias ruas da cidade, dentre elas os arredores da praça Reinaldo Pimenta, aquisição de um grupo de gerador (Motor e Luz), construção do Marco Centenário, Construção do Mercado Público e do Cemitério do Distrito de São Geraldo, distribuição de material escolar, dentre vários outros benefícios.

Seu mandato se encerrou em 31 de janeiro de 1969, mas antes de concluí-lo apoiou a candidatura da chapa de Guido Gurgel Pimenta (prefeito) e Raimundo Benevides (Vice-prefeito). Chapa essa que com o seu apoio conseguiu a vitória nas urnas.

Em 1972, mais uma vez Nicó (ARENA), decidiu candidatar-se a prefeito. Desta vez com Plínio Fernandes de Oliveira como vice. Contando com o apoio de Guido, prefeito que tinha sido eleito com seu apoio, Nicó foi mais um vez eleito, indo assim para o seu segundo mandato.

Neste segundo mandado o prefeito se destacou pela conclusão e inauguração da Escola Estadual Sebastião Gurgel, pavimentação de diversas ruas de nosso município, instalação elétrica do matadouro, mercado público, correios, cartório eleitoral, delegacia de polícia, dentre várias outras instalações. Além disso, realizou a construção da sede da Banda de Música, montagem da torre da repetidora de televisão, inauguração da CAERN, construção das escolas de Sabe Muito, Logrador, Km 101, Sítio Pedra, doação do terreno para construção do Hospital Regional de Caraúbas/RN, criação da Bandeira do Município, oficialização do hino à Caraúbas/RN, dentre vários outros benefícios.

Tendo falecido em 24 de fevereiro de 2004, Nicó sempre foi partidário da ARENA, onde posteriormente viria a se filiar ao PDS, partido esse que abrigava os antigos filiados da sigla que tinha sido extinta.

Por LEYSSON CARLOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES