14 de janeiro de 2012

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

O blog traz hoje uma reportagem especial produzida pelo jornalista Tony Cavalcante (Blog Caraúbas 24 Horas) sobre a Banda de Música Maestro "Joaquim Amâncio" e toda a sua importância para o município de Caraúbas/RN. Acompanhe na íntegra:

Banda Maestro Joaquim Amâncio: 141 anos de história de uma das bandas mais antigas do Brasil

Banda caraubense comemora 141 anos de história.

Chegar à falência por amor a música. Certamente bem poucos passaram por essa dificuldade alguma vez na vida. Fatos como esses compõem a história de uma das 10 bandas de música mais antigas do Brasil: a Maestro Joaquim Amâncio, da cidade de Caraúbas.

Com a primeira apresentação em 10 de janeiro de 1871, são 141 anos como maior patrimônio musical do município. Durante essa longa história, foram apenas 12 maestros a frente da banda, o primeiro deles foi Ribeiro de Menezes que iniciou o projeto.

Durante essa época, a Banda pertencia a Paróquia da cidade. Posteriormente pelo esforço na manutenção dos instrumentos, chegando inclusive a falência financeira de uma padaria, Joaquim Amâncio ficou a frente como maestro e lutou pela continuidade da banda. Mais tarde todo esse esforço rendeu-lhe a homenagem de nomear a banda caraubense de música.

A Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio está há 21 anos “sobe a batuta” de Antonio Gomes de Sales (Maestro Toinho) que segue o caminho e o exemplo do pai Salustiano Gomes de Sales. Para o maestro, em 2000 a banda passou pela maior dificuldade, desde que ele assumiu o comando.

Músicos da Banda Maestro "Joaquim Amâncio".

“Nosso instrumental estava defasado, praticamente sem condições de tocar. Naquele ano só tocamos a festa de São Sebastião porque conseguimos arrumar instrumentos emprestados”, lembra.

Num trabalho voluntário, Cassiano Fernandes se comoveu com a situação e pediu o consentimento do maestro para buscar parcerias, como também um relatório financeiro do custo para comprar os instrumentos. Depois de alguns meses e apenas com doações de amigos, a Banda Maestro Joaquim Amâncio conseguiu adquirir novos instrumentos.

A paixão de Cassiano Fernandes pela música e pela banda continua com a realização da Retreta Cultural que através da parceria com a Prefeitura Municipal, proporciona um grande espetáculo numa sexta-feira de cada mês em nossa cidade.

Para o maestro o ideal era que todos os integrantes da banda fossem concursados, porque assim ele teria praticamente sempre o mesmo grupo de ensaio. “Quando o músico é apenas contratado para uma tocata, não temos condições de cobrar o que realmente ele pode fazer pela banda, isso dificulta o trabalho".

Hoje a banda conta com apenas 14 músicos concursados e 23 contratados. Mesmo assim a Banda Maestro Joaquim Amâncio é destaque em todo estado, inclusive foi uma das bandas mais aplaudidas em um evento que participou na cidade de Natal, que reunia músicos de todo Rio Grande do Norte

A Banda Maestro Joaquim Amâncio já viveu muitos processos de renovação de componentes. Em 2012 isso também acontece com talentos que surgem para integrarem a banda. O vice-prefeito Alcivan Viana enxerga isso como um incentivo. “Temos que cuidar em todos os sentidos para que esse trabalho continue principalmente dando condições através investimentos públicos” destacou Alcivan.

A cada Festa de São Sebastião, a paixão do caraubense pela banda sempre se renova. São no mínimo três apresentações durante os 11 dias de festa. Durante o ano a banda está sempre presentes em eventos realizados pela administração municipal, como também é um dos principais destaques do Desfile Cívico municipal em setembro.


Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. Amigo, gostaria de pedir para adicionar o link: http://erivanmorais.blogspot.com/
    Prometo fazer o mesmo. Na certesa de ser atendido, agradeço!
    Inclusive estou publicando a matéria sobre a Banda de Música.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES