6 de agosto de 2011

VIGÁRIO DA PARÓQUIA DE CARAÚBAS/RN PEDE HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE PÚBLICA

Durante a Celebração Eucarística de abertura da Festa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do distrito de São Geraldo, o Padre Francisco das Chagas, Vigário da Paróquia de São Sebastião em Caraúbas/RN, pautou parte de suas palavras abordando uma questão importante para todos nós: a humanização da saúde pública.

Acompanhe o texto elaborado pelo jornalista Chico Costa, acerca do assunto:


Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. Para a Organização Mundial de Saúde - OMS, SAÚDE é o completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença. As palavras do jornalista Chico Costa e do Vigário Francisco das Chagas são muito valiosas para que possamos enquanto sociedade analisar a conduta profissional da equipe e a própria equipe possa se avaliar e cobrar mudanças. Mas o problema saúde vai muito além das paredes de um Hospital, que não tem leitos, profissionais nem medicamentos suficientes para sua demanda. Passa por exemplo pelo saneamento que não existe em 70% do país, passa pela moradia de qualidade, empregabilidade e educação, aliás, que batalha tem sido essa da educação em nosso estado?... O problema é que a gente se acostumou a ter um culpado pra tudo, e esse, nunca somo nós. No SUS, em suas diretrizes e bases para seu funcionamento tem um artigo que fala da participação popular, essa, na minha visão é a mais importante, porque além da informação que traz para que aja uma intervenção significativa da equipe saúde no processo saúde-doença da população, ainda é a responsável por “dar nome aos bois” é a população que escolhe quem dirige o SUS, mas nas criticas, essa importante parcela é esquecida. Então, vamos pensar melhor no que fazemos com o SUS, porque ele não é só do medico, só do enfermeiro ou só do assistente social não, ele é nosso, é responsabilidade nossa fazer com que ele seja realmente efetivado.

    “Tratem bem os doentes, muitas vezes um bom acolhimento, uma palavra de carinho, valem mais que uma injeção, ou qualquer outra medicação” Vigário Francisco das Chagas.

    Que as palavras do Vigário possam ir além das equipes medicas, pois saúde como já foi dito, não é só ausência de doença!

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES