29 de maio de 2013

RELATO À SOCIEDADE CARAUBENSE DE UM CIDADÃO PREOCUPADO COM A SAÚDE PÚBLICA



Em contato com o blog na manhã desta quarta-feira, o professor Sebastião Linhares, popularmente conhecido como Bastinho, solicitou espaço para externar sua preocupação em relação à saúde pública em nosso município.

Através de um relato emocionado, o educador caraubense destacou um fato vivenciado pela sua família e cobrou mais ações em relação à melhoria dos serviços de saúde, em especial, os que são oferecidos pelo Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva.

Clique no link abaixo e confira o relato na íntegra.


Por MAYKON OLIVEIRA


RELATO À SOCIEDADE CARAUBENSE DE UM CIDADÃO PREOCUPADO

   Caro amigo leitor,

                Refleti muito antes de relatar algo e externar publicamente sobre uma situação vivenciada por mim nestes últimos dias, na minha estimada cidade Caraúbas; confesso que fiquei um pouco preocupado antes de publicá-lo, talvez pelo fato de imaginar que você julgasse que sou um idiota querendo aparecer, ou quem sabe, mais um babaca achando que pode contribuir para a mudança de uma realidade irreversível. Talvez eu seja esse tolo, mas continuarei assim, não aceitando os descasos e as omissões de “Gestores e dirigentes públicos”, os quais foram escolhidos e são pagos para o pleno exercício de suas funções.
 O descaso com os serviços públicos em nossa cidade, estado, ou melhor, em nosso país, é uma situação vergonhosa e revoltante, pois todos os dias presenciamos inúmeros casos de falcatruas e roubalheiras dos recursos públicos, principalmente daqueles destinados ao desenvolvimento da educação e saúde de qualidade para todos. A falta de seriedade e responsabilidade dos nossos representantes a quem demos um voto de confiança para administrar o nosso dinheiro com transparência e compromisso, é algo fora de sério e preocupante. Entretanto, refiro-me aqui a alguns, pois sabemos que a maioria das pessoas vende o voto ou a sua própria “consciência”, se é que elas a têm; e, o pior de tudo isso, é a omissão de nós, cidadãos, que nada fazemos, ou quase nada, para tentar amenizar essa situação de calamidade pública em que se encontram os serviços acima mencionados.
Pois bem, minha mãe tem 68 anos de idade e esteve passando por um problema de saúde, eu diria que de médio a grave estado, necessitando fazer uma cirurgia de coração, mas até aí tudo bem, pois os exames já estavam todos feitos e a cirurgia previamente agendada  para o final de abril/2013. Salientado que, os exames foram feitos em instituições particulares.
Na madrugada do dia 7 de abril, de sábado para um domingo, por volta de meia noite e meia, levei minha mãe para o hospital regional de Caraúbas, pois a mesma estava com sérios problemas intestinais (diarreia), vômito e com fortes dores de cabeça, o que já estava agravando seu estado de saúde, visto que ela é hipertensa e tem um problema cardíaco como citei anteriormente. Chegando ao hospital fomos informados de que não havia médico no atendimento, e o enfermeiro José Eudimar, que estava no plantão, veio até o PS, daí pude então perceber a sua indecisão de como resolver àquela situação, até porque prescrever medicamento não é da sua função. Foi um momento de angústia, para mim e meu irmão, como também para o próprio enfermeiro, que com certeza queria poder ajudar, então me perguntei o que fazer? Graças a DEUS, me veio uma luz/lembrança: ligar para um primo, que é médico, Dr. Raimundo Benjamin, que prontamente nos atendeu e orientou a Eudimar, os medicamentos a serem ministrados , minha mãe então, foi medicada e permaneceu no hospital até às 8:00 horas da manhã do domingo, que ainda continuava sem médico no plantão.
 Graças a DEUS, ao meu primo Dr. Raimundo, ao médico cardiologista de minha mãe, Dr. Emanoel Diniz, que atendeu a uma ligação minha por volta de 1:30 horas da manhã, a quem eu relatei o fato, e ele me orientou que a levasse para o hospital Wilson Rosado, pois às 10:00 horas, ele estaria lá e a atenderia. Assim foi feito, e graças a DEUS, minha mãe foi internada, medicada e está passando bem.
Mas ficam alguns questionamentos: e as pessoas que não têm a quem recorrer, que não têm um transporte para conduzir um doente a outro hospital ou dinheiro para pagar uma consulta particular? Quantas e quantas pessoas chegam aos hospitais públicos em busca de atendimento, de um medicamento para si ou para um familiar, e não o encontram, e voltam para casa sem o atendimento devido? E o mais grave ainda: quantas e quantas perdem suas vidas em função da falta de um atendimento médico adequado?
Faço aqui um apelo aos homens e mulheres de bem, do nosso município, às nossas autoridades, sejam elas “Prefeito e vice ou vereadores”, eleitos pelo povo caraubense para bem representá-lo, que façam alguma coisa pela saúde de Caraúbas, principalmente pelo Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, que se encontra em estado de calamidade pública.

Grato pela atenção e aberto às críticas e elogios:

 Sebastião Linhares de Oliveira, popularmente conhecido por Bastinho.


Um comentário:

  1. Caro Bastinho, essa falta de atendimento não se deu apenas com sua mãe, minha mãe também teve problemas e foi atendida neste hospital, fizeram e eletro mal feito, e encaminaram para Mossoró com um histórico de coração, ela não tinha problemas de coração, só estava com hipoglicemia, pois é diabética, quase faziam um cateterismo nela, baseado no encaminhamento do hospital de Caraúbas, passou dois dias no Wilsom Rosado em observação......Depois a trouxe para Natal e o Dr. Nelson Solano, disse que ela não tinha nada no coração......Temos que ficar bem atentos porque o despreparo e desinteresse dos profissionais de saúde, é tão grande, que já não se pode mais acreditar em um único atendimento, temos sempre que ir atrás de uma segunda ou terceira opinião.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES