9 de fevereiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012 ABORDARÁ A QUESTÃO DA SAÚDE PÚBLICA


Já está definida a temática da edição 2012 da Campanha da Fraternidade. Neste ano, o pedido é para olharmos para a nossa saúde e a de nossos irmãos.

O tema é "Fraternidade e Saúde Pública", enquanto que o lema é "Que a saúde se difunda sobre a terra" .

A ideia é fomentar discussões e debates em torno de melhorias na saúde pública em todo o país.


Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. Massa! Talvez seja mesmo à hora de olhar para a saúde de nossa gente, saúde que vai muito além da equipe clínica de um hospital, mas como o nosso SUS bem define, “uma resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde”. E ai, só garantir o acesso universal ao serviço de saúde, não garante a saúde da população. Entender que a saúde não é apenas ausência de doença é uma discussão que começa ainda na década de 40 quando a Organização mundial de saúde – OMS define a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças”, conceito este que no Brasil se fortaleceu com o Movimento da reforma sanitário (década de 80) que consolidou no SUS (leis 8.080/90 e 8.141/90). Mas propor, é bem diferente de fazer, e a definição da OMS muitas vezes gera mais calor do que mesmo luz, o que não difere muito do SUS, no Brasil mesmo com esse “olhar ampliada” do que venha a ser saúde, ainda nos deparamos com verdadeiros absurdos, como foi a aprovação pelo senado da emenda 29, que limita os gastos com a saúde no dia 07/12/2011. Segundo o portal globo a principal justificativa dessa aprovação foi que “Alguns estados aplicavam, por exemplo, o dinheiro em ações amplas de saneamento básico, sob o pretexto de que o investimento teria efeito sobre a saúde da população.” Depois dessa, como falar em olhar ampliado em saúde?.

    Que o olhar da campanha da fraternidade posa de fato, ser ampliando, entendendo a relação do processo saúde doença de cada individuo numa estreita relação com o processo produtivo da sociedade e como este, esta posto nesse processo. Saúde não é apenas ausência de doença, e por tanto, não pode ser uma responsabilidade apenas clínica, é preciso no mínimo buscar entender a subjetividade de cada um, inclusive no que cada um entende por saúde e doença

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES