17 de janeiro de 2012

JORNALISTA CARAUBENSE CONCEDE ENTREVISTA AO BLOG "NOS BASTIDORES DO RÁDIO"

Chico Costa concedeu entrevista ao blogueiro Akson Guerra.

O amigo Akson Guerra vem desenvolvendo um trabalho de destaque no Blog "Nos Bastidores do Rádio" e nesta semana traz mais uma entrevista com uma figura conhecida na comunicação caraubense e potiguar.

O entrevistado da semana foi o jornalista e assessor Chico Costa, que tem vasta experiência na área da comunicação. Acompanhe na íntegra:

NOME
Francisco Canindé Costa

DATA E ONDE NASCEU:
30 de novembro de 1956 em Caraúbas, na Praça São Sebastião.

COMO SURGIU O RÁDIO EM SUA VIDA?
Através do professor Francisco Fernandes Praxedes-Fernandinho- na época eu era professor da Escola Estadual Sebastião Gurgel, onde Fernandinho recebeu também a incumbência de dirigir administrativamente A Centenário Comunicação LTDA- Rádio Centenário de Caraúbas em Setembro de 1982.

COMO MANTER O OUVINTE INTERESSADO PELA RÁDIO?
Primeiro o radialista tem a obrigação de ser um profissional por formação e por convicção, sem ser necessário obrigatoriamente o diploma, que ateste seus conhecimentos acadêmicos, mas sim ele tem que ter conhecimentos profissionais.

MOMENTO MAIS IMPORTANTE NA PROFISSÃO ?
Após mais de 30 dias de experiência na cabine e fora da Emissora de Rádio, o renomado radialista Cláudio Amaral, da Rádio Sociedade da Bahia que teve a missão de implantar o veículo de comunicação em Caraúbas ter me dito: “Seu nome de Rádio será Chico Costa, você está aprovado e será a partir de agora um radialista, um comunicador ao lado dos demais que obtiveram iguais a você a nossa aprovação. Dia 1º de outubro de 1982, estaremos colocando a programação oficial no ar. Não pode mais manquitolar, dar mancadas por que a partir de agora, nada será gravado tudo irá ao ar ao vivo” . Falou meu professor Cláudio Amaral.

VOCÊ LEMBRA QUAL O NOME DO PRIMEIRO PROGRAMA QUE VOCÊ APRESENTOU?
Além do jornal 1.510 ao lado de Renato Fernandes, no período noturno “A Noite é Nossa” que era levado ao ar das 20h30 às 23h, de segunda sexta feira. Depois apresentei vários outros de “Violas do Meu Sertão” ao “Centenário, Mensagens e Avisos”.

CITE UMA RÁDIO QUE VOCÊ GOSTARIA DE TRABALHAR
Jovem Pan

VOCÊ ACHA QUE O OUVINTE IDEALIZA MUITO A PROFISSÃO DE LOCUTOR?
Sim. Embora com as modificações da globalização, informatização e o Rádio ter se tornado um aliado da Internet, um mundo virtual, a fama do comunicador não seja tão glamorosa e atraente como no passado.

EM QUE SENTIDO A INTERNET MUDOU O RÁDIO?
Dando mais agilidade e,infelizmente, tirando o calor humano do comunicador com o ouvinte.

O QUE VOCÊ NÃO SUPORTA QUANDO ESTÁ APRESENTANDO SEU PROGRAMA?
Alguém bater à cabine do comunicador ou ficar à nossa frente gesticulando. Nos desconcentra.

O QUE VOCÊ IMAGINAVA SOBRE O RÁDIO ANTES DE COMEÇAR QUE NA PRÁTICA É COMPLETAMENTE DIFERENTE?
Pensei que fazer Rádio era monótono, mas ao contrário a cada programa você experimenta algo novo, temos sempre um fator surpresa. Quer da nossa parte ou do ouvinte.

COMO VOCÊ VÊ A CARREIRA DO RADIALISTA DAQUI A 10 ANOS? OTIMISTA OU PESSIMISTA?
Muita coisa, em nossa opinião vai mudar se modernizar, mas sou otimista com o futuro do Rádio. Ele penetra na intimidade do ouvinte como ninguém, até debaixo do chão, você trabalhando pode ouvir Rádio. O Rádio não morrerá pode crer!

EU SOU: Comunicativo e extrovertido
MAS PODERIA SER: Introspectivo. Ouvir mais do que falar. Às vezes sou mal interpretado sendo o que sou.
UMA RÁDIO: Sociedade..... Salvador... Bahia...
TIME DO CORAÇÃO: Botafogo no Rio- ABC em Natal e Santos em São Paulo
MEU PIOR DEFEITO NO AR: Deixar-me levar pela emoção e falar demais, ser prolixo.
UMA MÚSICA: A que me acalma e me remete aos sonhos e pensamentos.
UMA PESSOA: Minha filha Cíndia Lara
AGRADEÇO AOS: Meus pais, meus filhos e a minha esposa Risoleide Alves
UM LOCUTOR: Liênio Trigueiro, in memorian
UMA LOCUTORA: Larissa Mazieiro-RIO-RJ
QUANDO LIGO O MICROFONE: Transformo-me e dou asas à imaginação através da voz.

Fonte: Akson Guerra/Nos Bastidores do Rádio



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES