27 de abril de 2011

CARAÚBAS/RN: PROJETO DE AVICULTURA É DESTAQUE NO PROGRAMA GLOBO RURAL

O projeto de avicultura da comunidade de Abderramant, em Caraúbas/RN, foi destaque recentemente numa reportagem do programa Globo Rural. A iniciativa é um sucesso e a matéria também repercutiu no Portal G1. Veja abaixo (dica do amigo Segundo Jácome):


PRODUÇÃO DE OVOS CAIPIRA GARANTE RENDA A AGRICULTORES DO RN

A vida de 30 famílias de pequenos agricultores do Rio Grande do Norte está mudando para melhor. Quem antes não tinha renda fixa, agora está com o orçamento da casa garantido. Tudo, graças à criação de uma cooperativa para produção de ovos caipiras.

A cooperativa de avicultura fica a 27 quilômetros de Caraúbas. As 1.500 aves, distribuídas em quatro galpões, são alimentadas duas vezes por dia e mil delas produzem cerca de 800 ovos. Este ano, a cooperativa deve produzir 300 mil ovos. Tudo já está vendido para a Conab.

O manejo requer cuidados especiais. “Têm que ter cuidado com a alimentação, com os horários e não pode entrar muita gente no aviário para não estressá-las. Isso pode comprometer a produção”, conta o agricultor Antonio Jales.

A atividade teve início em 2005 com 20 famílias, hoje são 30. O tempo antes dedicado somente a agricultura, agora é dividido com um negócio que tem renovado a autoestima de cada produtor.


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES