22 de abril de 2012

EMATER E COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL APRESENTAM RELATÓRIOS SOBRE O MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN

O jornalista Chico Costa nos enviou na manhã deste domingo os relatórios elaborados pelo Escritório da Emater e pela Comissão Municipal de Defesa Civil. Ambos destacam a situação em que se encontra o município de Caraúbas/RN e serão apresentados amanhã (23) durante a reunião com prefeitos dos municípios potiguares em Estado de Emergência por conta da estiagem.

RELATÓRIO DA SITUAÇÃO DAS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN EM 2012

Diante das condições climáticas em que se encontra a região semiárida, no tocante à Precipitação pluviométrica, as estimativas que são feitas para a produção agrícola e pecuária para o restante do ano de 2012 não são nada animadoras. Devido à dependência de chuvas para produção das culturas de subsistência, a safra de grãos para o corrente ano está quase totalmente comprometida neste município.

Dados de precipitação de chuvas colhidos no Escritório Local da EMATER indicam que apenas no início do ano, final do mês de Janeiro e início de Fevereiro, ocorreram boas chuvas, no geral sendo elas bastantes irregulares no tempo e no espaço, característica marcante do Semiárido brasileiro. Fazendo um comparativo com o ano passado, podemos verificar que no ano de 2011, choveu em nosso município 1.046,7 mm, sendo que durante o período em que denominamos de Inverno as chuvas foram consideradas boas, bem espaçadas e com uma regularidade média que permitiu uma boa safra de grãos, principalmente das culturas de subsistência cultivadas em sequeiro pelos agricultores familiares.

Abaixo, dados de produção do ano de 2011 e estimativa para 2012.


Também foram divulgados os índices pluviométricos registrados no ano passado (1.046 mm) e neste ano até o momento (427 mm).


RELATÓRIO ELABORADO PELA COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL



Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES