17 de março de 2011

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E O ANALFABETISMO MÉDICO

A cada dia que passa é mais comum vermos sendo divulgados na grande mídia televisiva, jornais impressos, ou na rede de internet de todo o mundo os grandes avanços tecnológicos que homem descobre.

Mas o que isso tem haver com a questão médica? podemos dizer que tudo, pois os avanços significativos que vem acontecendo nos últimos tempos são principalmente na área da saúde, com o desenvolvimento de novos equipamentos, novas técnicas de tratamento para doenças, enfim, são várias áreas que podemos citar nessa questão tecnológica.

Se temos tantos avanços, o que está acontecendo com a saúde pública de nosso país? será a má qualidade das faculdades de medicina? Será que os médicos não estão satisfeitos com sua profissão, de tentar salvar vidas? Será que o seu salário é pouco? Bem é uma série de indagações que poderíamos fazer para tentar entender os graves erros médicos que estão acontecendo ultimamente.

Mas aí está as perguntas que ficamos fazendo para nós mesmos. Onde vamos parar? o que podemos fazer para combater esse verdadeiro analfabetismo médico que se instalou na saúde pública, de nosso município, estado e país. Parece que quanto mais avanços temos, mais os médicos ficam displicentes com os pacientes, as vezes coisas simples, se tornam graves, levando pessoas a óbito.

São casos que nos deixam verdadeiramente indignados, como foi o da jovem caraubense Tamisly, que hoje não se encontra mais entre nós, por uma simples cirurgia de Apendicite que não foi realizada a tempo.

Será que em meio a tantas descobertas que fazemos na área tecnológica não descobrimos ainda uma maneira de diagnosticarmos uma crise de apendicite a tempo de salvar uma vida? Será que realmente estamos seguros ao nos consultarmos com médicos que nem olham para nós e nem se quer nos examinam para saber o que temos?

Bem, acho que já está mais do que na hora de nossos governantes repensarem a saúde pública de nosso país, pois vidas estão sendo perdidas por irresponsabilidade de alguns médicos, que vem cometendo erros gravíssimos.


Por LEYSSON CARLOS

Um comentário:

  1. Não se sabe mais o que acontece no mundo. Com certeza está próximo o fim. Avanços, Tecnologia e catastrofes jamais previstas pelo homem. O mundo segue agora sem harmonia funcional. Se tem o avanço, pra que está servindo?, se pessoas estão morrendo por problemas que não precisam de tecnologia. É triste ver o que acontece hoje na sociedade, tanto na segurança como na área da saúde. Caraúbas não foge dessa realidade. Nas duas áreas somos pobres e os resultados estão aí, assaltos, homicídios, roubos, "tarados", mortes... Isso é uma tremenda falta de respeito com a sociedade. Tem que ser tomado providencias o mais rápido possível. Na saúde, os profissionais brincam hoje de advinhar. Talvez por vergonha de dizer que não sabe. Acho que seria melhor e muito mais bonito um médico dizer que não sabe e procurar sempre fazer exames mais aprofundados do que tentar acertar o que muitas pessoas sentem. Isso é o que ocorre hoje. Não sei o motivo, pode ser falta de preparação, ou salários, ou simplesmente achar que sabe mais que os outros.É melhor tomar mais responsabilidade com vida pois eles são escolhidos para tentar ajudar e não atrapalhar. Com relação a segurança batemos na mesma tecla. E aí vem os mesmos problemas, mortes, assaltos, homicídios...Será que isso tudo está certo? Quem sou eu para opinar, mas é duro ver a polícia fazendo blitz e até perseguindo para pegar pessoas que andam sem capacetes. Será que os bandidos somos nós? Enquanto isso acontecem mortes, muitos assaltos e roubos na região. Literalmente com tudo isso que acontece podemos dizer que o mundo está de cabeça para baixo. A insegurança e o medo toma de conta. O que fazer então? Não se sabe. O que sabemos é que se a sociedade quizer mudar, ela muda. Enquanto não quizerem isso, vamos sofrer com a falta de responsabilidade. Dizem que Caraúbas está crescendo, e realmente é verdade. Só que as autoridades tem que está atentos a todas as áreas, pois estão fortificando umas e atrofiando outras. E os resultados estão aí, totalmente transparentes. Caraúbas, na hora de aplaudir vamos aplaudir, mas estamos na hora é de reivindicar. Esperamos que as autoridades tomem iniciativa de mudar esse novo histórico que está se formando e ganhando força. Para mudar para querer!!!

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES