13 de março de 2011

O COMENTÁRIO DA SEMANA

"A precariedade do sistema de saúde de Caraúbas é um problema que vem se agravando a muito tempo, e que precisa com urgência de providências a ser tomadas. Soube esses dias que alguns pacientes do hospital tiveram que ir até a farmáca para comprar medicação para tomar, estando os mesmos internados no próprio hospital. Absurdo! Não se trata de politicagem, mais sim, se trata de uma preocupação. É que a comunidade Caraubense tem que se mobilizar para essa situação se reverter. Então vamos lutar juntos! Continuo a dizer... se as pessoas parassem de ver quem é do lado do prefeito e do outro lado... se passassem a enxergar que Caraúbas é uma só, talvez a realidade fosse outra... teríamos uma Caraúbas melhor. Pessoal parem de se degladiar por besteira... lutem por Caraúbas... e bem juntos e unidos de preferência. Um abraço!


(Comentário postado por Karol, no Painel Popular, no dia 11 de março de 2011)



Por MAYKON OLIVEIRA

Um comentário:

  1. De novo, a saúde aqui!... e vai continuar viu!... Falando do hospital, é realmente preocupante a situação da saúde no nosso estado, começando pela walfredo em Natal, sem pediatras, no Tarcisio, sem ortopedistas e em Caraúbas, sem medicações, sem falar na falta de leitos e mas uma vez, na falta de matérias para o trabalho dos profissionais da área, que atinge todos os hospitais... Situação que se agrava quando entramos no território municipal. Veja bem, em 3 meses eu, Alyson, vi quatro pessoas morrerem por infarto, três delas aqui no meu bairro! e é impressionante como a Unidade Básica tratou os casos... Gente, infarto tem como principais causas aneurismas e trombos, que geralmente estão ligados a hipertensão e obesidade. Infarto não ocorre da noite pro dia, é uma sucessão de acontecimentos que levam ao seu desenvolvimento. E é justamente com o intuito de se trabalhar a prevenção de agravos como esse que foram criadas as Unidades Básicas de Saúde; e essa, não é simplesmente aquele postinho com consultas, prevenção e distribuição de “comprimidos” não! UBSF tem que ter, Visitar Domiciliar, Consulta de Enfermagem, Consulta Médica, Mapa Inteligente e Sala de Situação, no mínimo! Ta lá, tá escrito no SUS! Que por sinal é Sistema ÚNICO de saúde, é ÚNICO! Como conhecer a Área de abrangência (área de atuação da unidade) de uma UBSF sem desenvolver tais ações?... É simples, NÃO SE CONHECE!

    Ai, o cidadão não é informado dos agravos, a unidade perde o seu caráter de funcionamento, Os Prontos Socorros dos Hospitais superlotam, Falta material, Falta profissional e no fim de tudo, quem perde é a população!

    Muito interessante a parte do, deixemos de lado a politicagem e vamos lutar por Caraúbas! Ai eu me pergunto, o que é Politicagem?... Será que pedir a revisão dos gastos com o aluguel de carros pela PMC, é politicagem?... Pedir um reajuste nos salários de profissionais formados para o desenvolvimento de praticas especifica, é politicagem?... Pedir maior colaboração no incentivo ao estudo universitário do município, é politicagem?... Exigir que para ficar à frente de um cargo como diretor de Unidade Básica de Saúde, Escola, e até de Secretarias Municipais se tenha pelo menos uma formação especifica na ária de atuação, é politicagem?... Ai eu termino com o trecho do comentário do Amigo Karol que diz “lutem por Caraúbas...” A terra das caraubeiras, do açude do governo, do desbravador Leandro Bezerra, do Sanfoneiro Caçula, do Pastoril de Raimundo Calixta e de tantas outras figuras da nossa História! Lutem pela sua identidade de CARAUBENSE porque essa ai, vai além dos muros do palácio Jonas Gurgel!

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES