14 de março de 2011

EXCLUSIVO: EMATER ATRIBUI MORTANDADE DE ÁRVORES EM CARAÚBAS/RN À MOSCA DO MELÃO

(Imagem: pmoraes.wordpress.com)
Bemisia Argentifolii conhecida como Mosca do Melão é o que está matando as árvores em Caraúbas/RN.


Na manhã de hoje (14) o blog entrou em contato com o responsável pelo Escritório Regional da Emater, Fagner Brito, com o objetivo de saber que praga realmente está atacando e matando várias árvores na cidade de Caraúbas/RN.

Segundo Fagner Brito, que é o responsável pela regional, o que está atacando as árvores no centro da cidade não é a Mosca Branca que sempre ataca cajueiros, mais sim uma praga que tem o nome científico de Bemisia Argentifolii conhecida como Mosca do Melão.

Esse tipo de praga tem uma alta capacidade reprodutiva, se reproduz em progressão geométrica em que a fêmea põe 160 ovos de uma só vez, ele tem alto caráter destrutivo da planta atacada, provocando o amarelecimento das folhas, pois ataca a parte inferior da folha, provocando a queda das folhas e a morte da planta.

Fagner, também nos repassou que o meio mais barato para o combate da praga é a poda imediata dos galhos, e que os mesmo sejam queimados ou enterrados, porque se não a mosca voa para outros galhos, ou seja os galhos tem que ser imediatamente destruídos.

Outro modo de se combater é com a aplicação de uma substancia caseira composta de 20 litros de água misturado com 300 ml de óleo de algodão e 200 ml de detergente neutro. Caso não haja um pulverizador pode-se ser dado um banho na planta com um balde, mas claro e menos eficiente.


Por LEYSSON CARLOS

Um comentário:

  1. Uma cidade arborizada é sinal de ar mais puro, ameniza a sensação térmica causada pelo excesso de calor...A questão é: por que A EMATER ou outro orgão competente não toma uma providência imediata? Será que a questão é apenas uma obrigação de cada morador? Será que a cidade em si não é beneficiada tendo suas árvores cuidadas por orgãos competentes, por secretarias que ao meu ver deveriam cuidar, puverizando todas as árvores da cidade.Por exemplo, a Secretaria de meio ambiente do municipio, ou não existe uma aqui? Fica aí a indagação para reflexão dos orgãos públicos e população em geral.

    ResponderExcluir

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES