Em três anos, o planejamento da infraestrutura para a Copa do Mundo de
2014 transformou-se em uma peça de ficção. Das 82 obras de mobilidade
urbana, portos e aeroportos prometidas em 2010, por meio de um documento
chamado matriz de responsabilidades, somente três permanecem com igual
cronograma e orçamento. Nada menos que 21 empreendimentos foram
retirados do compromisso, 25 tiveram o orçamento alterado e os demais 33
experimentaram ao menos mudança no prazo de conclusão. Ao longo deste
período, outras 28 obras de mobilidade urbana foram incluídas na
previsão e somente sete delas chegaram a ser entregues até agora.
O tempo, porém, mostrou que o compromisso de então, definido como
"realista" pelo governo, era na realidade fantasioso. Das 61 obras da
matriz original, ou seja, as 82 previstas menos as 21 retiradas, 37 já
deveriam ter sido entregues, mas somente duas estão concluídas. Pelo
estabelecido em 2010, apenas uma das 61 obras seria entregue em 2014, às
vésperas do evento. Agora, já são 23. Das 28 novas ações incluídas nas
áreas de mobilidade urbana, portos e aeroportos, 11 têm previsão para
2013 e outras 10 só devem ser concluídas em 2014. Todas as obras que
estão dentro do cronograma ou que já foram entregues são relacionadas
aos aeroportos.
O planejamento inicial para as 82 obras previa
orçamento de R$ 17,89 bilhões. Agora, a estimativa para as 61 obras da
matriz original mais as 28 incluídas (89 no total) é de R$ 16 bilhões. A
razão é que intervenções de maior impacto foram substituídas por outras
mais modestas e em alguns casos a obra será entregue de forma parcial.
Fonte: Estadão
Por MAYKON OLIVEIRA
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