27 de fevereiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

Você vai ver nas próximas postagens, a cobertura completa do encerramento do Ciclo de Seminários, promovido pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UVA.

Estaremos divulgando quem foi o autor do melhor comentário desta semana. Sem dúvidas, antecipamos que foi um dos melhores já realizados.

O amigo leitor também saberá quais cursos gratuitos serão oferecidos a partir desta segunda-feira, aqui na cidade de Caraúbas/RN.



Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADOR CARAUBENSE PARTICIPA DE REUNIÃO DO PC DO B EM NATAL/RN

Lideranças comunistas comfimam apoio a candidatura de Carlos Eduardo (imagem: www.apodibaixodopano.blogspot.com)

O vereador caraubense Francisco de Assis de Melo Varela (PC do B), mais conhecido como Dr. Varela, participou na manhã de hoje (27), de uma reunião da sigla comunista que aconteceu no auditório do Monza Palace Hotel em Natal/RN.

O encontro contou com a presença dos membros do diretório estadual do partido, prefeitos, vereadores e lideranças da sigla de todos os locais do estado. O assunto principal em pauta foi a decisão que o partido tomou em apoiar a candidatura do governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT), e de seu vice Álvaro Dias (PDT).

Falando com o vereador caraubense o mesmo falou que nos próximos dias será realizada uma reunião com o diretório de Caraúbas, para definir os rumos do partido aqui em nossa cidade. Dessa forma se o diretório municipal seguir as orientações do estadual, Carlos ganhará um grande apoio na terra das caraubeiras.

Por LEYSSON CARLOS

IBERÊ FERREIRA COMEMORA ANIVERSÁRIO. EUGÊNIO ALVES ESTAVA PRESENTE.

Iberê Ferreira recebeu várias lideranças em Santa Cruz.

Aconteceu na tarde de hoje (27), uma missa de ação de graças pelo aniversário do governadorável Iberê Ferreira de Souza (PSB), na cidade de Santa Cruz/RN. Lideranças políticas de todo o estado marcaram presença na celebração religiosa.

Políticos como Vilma de Faria (PSB), Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR), levaram suas principais lideranças políticas para Santa Cruz.

De acordo com informações da blogueira Thaisa Galvão, uma das lideranças presentes na missa, era o ex-prefeito de Caraúbas/RN, Eugênio Alves.

O Prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira (PSB), não se deslocou até Santa Cruz.


FONTE: www.thaisagalvao.com.br


SEGUNDO JÁCOME

INSCRIÇÕES NA PLATAFORMA FREIRE ACONTECERÃO ATÉ ESTE DOMINGO.

(Foto:webradiobrasilindigena.files.wordpress.com)

Podem se candidatar em até três cursos de curta duração e especialização educadores que lecionam em escolas públicas de educação básica. Os cursos são oferecidos pelo Ministério da Educação em parceria com universidades, escolas técnicas, estados e municípios. Estão abertas 354.952 vagas, distribuídas em 26 estados.

Há cursos presenciais e a distância em diversas áreas, como educação em direitos humanos, diversidade, relações étnico-raciais, mediadores de leitura, uso de computador na escola, além de outros em disciplinas básicas, como matemática e língua portuguesa.

Os professores interessados devem ter formação específica para o magistério em nível médio (técnico ou normal), ou licenciatura ou serem formados em pedagogia. Os cursos têm carga horária entre 40 e 300 horas. Os educadores também podem se inscrever em cursos de especialização. São 22.426 vagas em 24 estados.

Detalhes sobre oferta e número de vagas estão disponíveis na Plataforma Freire. A pré-inscrição deve ser feita pela internet. Mais informações pelo telefone 0800-616161, ramal 4.


Com informações do portal.mec.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

II JORNADA ESPORTIVA: CLASSIFICADOS À PRÓXIMA FASE SERÃO DEFINIDOS HOJE.

As partidas estão acontecendo na Quadra de Esportes José Ricardo.

Logo mais a partir 19h00min, terá prosseguimento a II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho. Os jogos, da modalidade Futsal Masculino, definirão os classificados para a próxima fase da competição.

Veja os horários e as partidas decisivas de hoje:

19h00min- GRUPO "B" - Milan x DR. Games
19h50min- GRUPO "A" - Auto Escola Ideal x Marianense
20h40min- GRUPO "C" - GNP x Atlético BLB
21h30min- GRUPO "D" - New Boys x RenaMotos


Por MAYKON OLIVEIRA

FOLIA FORA DE ÉPOCA, EM MAIS UMA EDIÇÃO DO "CARNAÊXITO"

Muita animação em mais uma edição do "CarnaÊxito".

Na tarde desta sexta-feira (26), os alunos, pais e funcionários do Educandário Êxito Colégio e Curso, saíram às ruas da cidade para celebrar mais uma edição do "CarnaÊxito", que é o Carnaval fora de época que vem sendo realizado nos últimos anos.

Atrás dos trios elétricos, dezenas de pequenos foliões formaram seus blocos, colocaram os seus abadás e ou/fantasias, e espalharam a folia pelo Centro de Caraúbas, até a chegada na Quadra dos Escoteiros.

Crianças fizeram a festa pela rua da cidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

MATO OCUPA O ACOSTAMENTO E JÁ INVADE TRECHOS DA RN-233.

Plantas crescem em direção ao asfalto.

O crescimento da vegetação nas margens da RN-233, sobretudo em alguns trechos, tem prejudicado bastante os motoristas que trafegam pela via, principalmente no sentido Caraúbas à Apodi.

O mato praticamente vem ocupando o pouco de acostamento que existe e, em alguns pontos, já invade a pista. Dessa forma, qualquer problema existente num veículo, faz com que o condutor deixe-o na própria rodovia, aumentando assim os riscos de acidente.

No final do ano passado, homens realizaram o trabalho de retirada da vegetação, mais ao que parece, não surtiu muito efeito, pois até "pés" de jurema já crescem em direção ao asfalto.


Por MAYKON OLIVEIRA

ATOS REALIZOU UMA GRANDE FESTA, PARA COMEMORAR SEUS 10 ANOS FUNDAÇÃO.

Comendas foram entregues aos parceiros da ATOS.

Durante boa parte do dia de ontem (26), a Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), realizou uma belíssima festa, alusiva aos 10 anos de sua fundação. As dependências da AABB de Caraúbas/RN, ficaram lotadas com a grande quantidade de produtores e autoridades que prestigiaram o evento.

Um bom público compareceu ao evento, que ocorreu na AABB.

Logo de início, foi exibido um vídeo institucional produzido pelo jornalista Jotta Paiva. O documentário, que tinha alguns minutos, mostrou como o trabalho foi realizado ao longo dessa década de atuação em toda a região. Posteriormente, o Pastor Lira, que é técnico da ATOS, fez uma homenagem ecumênica.

O Pastor Lira fez uma bela homenagem ecumênica.

Depois de tudo isso aconteceu a composição da Mesa, que reuniu algumas das autoridades que marcaram presença na festa. Dentre as quais, citamos: Sheyla Gurgel (Coordenadora da ATOS); Fábio Santiago (Representante do MDA); Rosane Gurgel (Supervisora do Projeto Dom Hélder); Canindé de França (Presidente da SEARA e representante do Executivo Estadual); Róbson Luís (Representante do CONDERIS); Paula Patrícia Freitas (Gerente da Agência Banco do Brasil, de Caraúbas); Maria Aldinete (Representante do STTR); José Maria Júnior (Presidente do STTR/Caraúbas e representante da FETARN); José Édson (Representante da ASA Potiguar); Raimundo Canuto (Representante das Câmaras Municipais); Ilma Maria (Representante da Marcha das Mulheres); Ademar Ferreira (Prefeito de Caraúbas); Alcivan Viana (Vice-prefeito de Caraúbas e Sócio fundador da ATOS); José Domingos Lopes (Representante das Associações); Caramuru Paiva (Vice-prefeito de Campo Grande e Coordenador do Projeto Dom Hélder); e Maria Isabel Costa (Representante dos Jovens).

Mesa Diretora, composta por várias autoridades.

As autoridades que fizeram o uso da palavra, enfatizaram a grandeza da entidade. Todas as que integraram a Mesa, receberam uma comenda comemorativa, que fazia alusão aos 10 anos de serviços prestados pela maior ONG do município e, sem dúvidas, uma das mais importantes do Semi-Árido nordestino.

Paula Patrícia, nova Gerente da Agência do Banco do Brasil de Caraúbas, recebeu comenda das mãos de Róbson Luís.



Por MAYKON OLIVEIRA

AUTORIDADES DESTACARAM O TRABALHO QUE VEM SENDO DESENVOLVIDO PELA INSTITUIÇÃO.

Autoridades caraubenses e de outros municípios, destacaram a grandeza da ATOS.

Na linda festa realizada pela ATOS, todos os que fizeram o uso da palavra, destacaram a proposta de trabalho e a luta pela eclosão de um desenvolvimento sustentável em vários municípios da região. Alguns fizeram questão de ressaltar que esta é a primeira de muitas décadas, e que a instituição realiza, em grande parte das ocasiões, aquilo que os governantes não têm coragem e/ou o compromisso de realizar.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Caraúbas/RN, José Maria Júnior, fez uma análise da parceria que a ATOS desenvolve com os pequenos produtores caraubenses. "Vocês são para nós, um parceiro de primeira hora. Temos vários parceiros, mas a ATOS é, sem dúvidas, o mais forte de todos. Esta instituição, que se tornou conhecida nacionalmente pelo seu trabalho e tem parcela importante na luta pelo desenvolvimento do município", disse Júnior.

"Júnior do Sindicato" recebeu uma comenda comemorativa.

O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva (PT), fez questão de reconhecer a luta desencadeada ao longo desses 10 anos, e destacou que o trabalho está no caminho certo. Além disso, comentou que ao assistir o vídeo, lembrou de dois momentos marcantes na história da instituição. O primeiro foi o encontro entre Ronaldo Valença e Alcivan Viana e o segundo foi a própria proposta de trabalho da ONG. "Fiquei feliz ao ver no vídeo, o encontro entre Ronaldo e Alcivan. Ele simboliza bem a origem da ATOS. Outro ponto que destaco é a força do seus próprio nome, pois ATOS lembra atitude, e é isso quem vem acontecendo ao longo desses 10 anos", afirmou.

Caramuru Paiva disse que o trabalho está no caminho certo.

Várias autoridades também falaram a respeito da instituição. Todas elas fizeram um discurso corroborando com aquilo que já havia sido dito. Concordando também com aquilo que a população de Caraúbas e região pensa a respeito do trabalho de um organismo tão importante, ou seja, com luta, empenho e acima de tudo compromisso, é possível buscar o desenvolvimento.

Parabéns por essa década de serviços prestados!


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMENDO A EXPANSÃO DA DENGUE, PROFISSIONAIS DE SAÚDE REALIZARAM CAMPANHA NO CENTRO DA CIDADE.

Profissionais de saúde foram às ruas para esclarecer a população.

Da última segunda-feira até o dia de ontem, as equipes de saúde que atuam no Centro da cidade, realizaram uma campanha contra a dengue. Na ocasião, várias medidas foram realizadas, como o uso de um carro de som, panfletagem e distribuição sacolas de lixo.

Tais ações foram e são extremamente necessárias, pois só nas primeiras seis semanas deste ano, o número de casos de dengue cresceu mais de 100% em relação a 2009. Entre 1° de janeiro e 13 de fevereiro foram registrados 108.640 casos em todo país, contra 51.873 do ano passado.

Dessa forma, nos últimos dias, os profissionais da área da saúde esclareceram os moradores do Centro, tentado convencê-los a jogar fora todo e qualquer objeto que sirva para a reprodução dos mosquitos, como garrafas, pneus e outros objetos.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

"Cara de pau"

O deputado Leonardo Prudente (sem partido), ex-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, não suportou a pressão e apresentou no dia de ontem, a sua carta de renúncia ao cargo. Ele se tornou conhecido nacionalmente após transportar dinheiro nas meias, no escândalo do "Arrudão". O curioso é que o ex-parlamentar está enviando cerca de 10 mil cartas a seus eleitores pedindo desculpas pelo acontecido.


Reunião

Com a proximidade do início do ano letivo, as escolas caraubenses da Rede Estadual, já estão realizando suas respectivsa reuniões com os pais. Na tarde desta sexta-feira, dezenas de pais prestigiaram o encontro que aconteceu na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira. Na tarde deste sábado, é a vez da Escola Estadual Maria Silvia de Vasconcelos Câmara, reunir pais e funcionários.


?????????

Cada dia que passa, fica mais difícil escolher um nome para o atual quadro político do Rio Grande do Norte. O aliado de ontem, se torna o adversário ferrenho de hoje. Fulano é filiado em um partido, mas apoia incondicionalmente o maior nome do outro, que é rival. A verdade é que para uns a situação só piora, pois os aliados estão ficando "vermelhos" de raiva com tantas indefinições. No entanto, enquanto uns pensam que está tudo "azul", e outros acham que o sinal está "verde", o tempo está passando e a coisa está ficando "preta".


Por MAYKON OLIVEIRA

PÓLO DA UAB/CARAÚBAS RETOMARÁ ATIVIDADES NO DIA 11 DE MARÇO.


Os tutores, Jomara Dantas, Wilton Firmino e Rosângela Sinézio, ao lado do Coordenador do Pólo, Professor Marcos Roberto.

Após o período de recesso, as atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mais especificamente no Pólo "Sertão das Caraubeiras", serão retomadas no próximo dia 11 de março.

A partir das 09h00min, será iniciado mais um semestre para os estudantes dos Cursos de Especialização. No mesmo horário também acontecerá a "aula inaugural" para os alunos do Curso de Graduação em Espanhol.


Por MAYKON OLIVEIRA

AJUDA AOS MUNICÍPIOS DEVE SER CONSIDERADA NO CÁLCULO DO LIMITE DE REPASSE ÀS CÂMARAS.

(Imagem: http://4.bp.blogspot.com)

No ano passado, e com o propósito de superar as dificuldades financeiras emergenciais, uma ajuda foi concedida aos municípios como forma de atenuar os efeitos da crise.

Vale salientar que o montante repassado, deve ser considerado para efeito de cálculo do limite de repasse às Câmaras Municipais. Isso ocorre em virtude de sua natureza no que tange à recomposição do Fundo de Participação dos Municípios.

Os recursos foram transferidos às prefeituras em 2009, por força da Medida Provisória 462/09, posteriormente convertida na Lei nº 12.058/09.


Por MAYKON OLIVEIRA

26 de fevereiro de 2010

RESULTADOS DA 2ª RODADA DO FUTSAL, NA II JORNADA ESPORTIVA CLETO DE OLIVEIRA FILHO.

Teve prosseguimento na noite desta sexta-feira, as partidas do Futsal, inerentes à II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho. Os jogos aconteceram na Quadra Municipal José Ricardo.

Confira os resultados desta segunda rodada.

19h00min- GRUPO "C" - Atlético BLB 4 x 3 Katiano
19h50min- GRUPO "B" - DR. Games 2 x 8 Pão Fofo
20h40min- GRUPO "A" - Marianense 1 x 9 CAIC
21h30min- GRUPO "D" - RenaMotos 2 x 5 Merc. Lohane


O subsecretário de Esportes, Leca Gurgel, aproveita o ensejo para divulgar que haverá premiação para os três primeiros lugares, na Maratona, para os corredores caraubenses. Com isso, os valores serão distribuídos desta forma:

1º Lugar - R$ 200,00
2º Lugar - R$ 100,00
3º Lugar - R$ 50,00


Por MAYKON OLIVEIRA

AUTORIDADES PARTICIPARÃO DE MESA REDONDA, EM CARAÚBAS/RN

Dr. Joanilson, ex-presidente da OAB/RN, participará dos debates.

Na manhã deste sábado (27), acontecerá uma Mesa Redonda, que abordará o tema "Direitos Sociais e Educação: A Constituição Cidadã". A mesma acontecerá na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira, e está sendo promovida pelos univesitários do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Os debates terão a participação dos professores Marcos Roberto Fernandes (Coordenador do Pólo da UAB/Caraúbas) e Ivanildo Fernandes (Secretário Municipal de Educação). Além deles, quem estará marcando presença é o Dr. Joanilson de Paula Rêgo, que é advogado e ex-presidente da OAB/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

13ª DIRED DIVULGA AÇÕES EM INFORMATIVO SEMESTRAL.

O "DIRED em Ação" está sendo distribuído em escolas e demais entidades.

A 13ª Diretoria Regional de Educação, que tem sede na cidade de Apodi/RN, mais uma vez está divulgando as ações desenvolvidas. Por essa razão, está sendo distribuído em toda a jurisdição, o informativo "DIRED em Ação".

Na publicação, constam os projetos, programas, ações e formações que foram desenvolvidas ao longo do ano passado. Como não poderia ser diferente, as escolas caraubenses da Rede Estadual de Ensino têm procurado desenvolver esse trabalho, que nos últimos anos, vem quebrando paradigmas na educação, em toda a região.


Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: PRODUTORES E AUTORIDADES PRESTIGIAM FESTA DA ATOS.

José Maria Júnior, presidente do STTR, falou há alguns instantes.

Neste momento (11h47min), a Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), está realizando uma grande festa alusiva aos 10 anos de sua fundação, nas dependências da AABB de Caraúbas/RN.

Dezenas de autoridades do município e de outras cidades da região, estão fazendo uso da palavra e falando a respeito da importância da entidade, na busca pelo desenvolvimento sustentável.

Nas próximas postagens, traremos a cobertura completa.


Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DA RODADA DE ABERTURA DA II JORNADA ESPORTIVA DE CARAÚBAS/RN.

Resultados da primeira rodada da II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho.

19h00min- GRUPO "A" - CAIC 1 x 4 Auto Escola Ideal
19h50min- GRUPO "B" - Pão Fofo 10 x 1 Milan
20h40min- GRUPO "C" - Katiano 6 x 4 GNP
21h30min- GRUPO "D" - Merc. Lohane 1 x 2 New Boys


Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADORES APRESENTAM NOMES DAS PESSOAS QUE RECEBERÃO TÍTULO DE CIDADÃO CARAUBENSE.

Vereadores darão o título de cidadão caraubense.

Na segunda sessão ordinária do primeiro período legislativo de 2010, que aconteceu na última quinta (25), os vereadores apresentaram os nomes das pessoas que irão receber o título de Cidadão Caraubense e a comenda Leandro Bezerra.

O título é entregue a pessoas que não são filhos de Caraúbas/RN, mais que prestam ou prestaram algum tipo de serviço a nossa cidade, já a comenda é para homenagear empresas de caraubenses ou mesmo caraubenses que se destacam lá fora.

Os nomes foram apresentados a todos e enviados para a comissão de Legislação, Justiça e redação, que na próxima sessão apresentará seu parecer sobre todos enviados até a mesma. Os nomes voltarão à plenária para serem votados e aprovados pelos vereadores.

A solenidade ainda não tem data nem local definido para acontecer, mas o presidente da casa Francisco de Assis Batista (PSB), quer realizar a mesma o quanto antes e com uma grande festa para todos os homenageados e caraubenses.

Por LEYSSON CARLOS

VEREADOR HAMILTON BEZERRA CONCEDEU ENTREVISTA EXCLUSIVA AO BLOG.

O vereador Hamilton Bezerra (PR), que é um dos principais nomes da bancada oposicionista na Câmara Municipal de Caraúbas/RN, concedeu uma entrevista exclusiva ao blog Caraúbas HotNews.

Na oportunidade, "Bicudo" fez várias análises acerca do trabalho do Legislativo caraubense e comentou sobre o posicionamento dos parlamentares oposicionistas, tanto para o pleito de 2010, quanto para a eleição da Presidência da Câmara.

Clique e ouça as palavras do vereador.





Por LEYSSON CARLOS E MAYKON OLIVEIRA

FAMÍLIAS CARENTES PARTICIPARAM DE ENCONTRO NA IGREJA DE CRISTO DO LEANDRO BEZERRA.

A Casa de Oração da Igreja de Cristo no BLB, ficou lotada.

Na tarde de ontem (25), dezenas de pessoas lotaram o templo da Igreja de Cristo do bairro Leandro Bezerra. A maioria delas é beneficiada pela Ação Solidária que vem sendo desenvolvida há alguns meses pelos servos da referida denominação.

Populares lotaram o templo, na tarde de ontem.

O Pastor Givanildo Leite não escondeu a satisfação em ver o prédio lotado, e destacou que a ação, que garante mantimentos a pessoas necessitadas do maior bairro da cidade, está crescendo cada vez mais. "Que bom seria que cada um de vocês pudessem ver, pudessem reconhecer as bençãos que estão sendo alcançadas. Essa ajuda nos faz acreditar cada vez mais que temos que ser mais humanos e amar mais o próximo", destacou o Presbítero.

O Pastor Givanildo Leite falou sobre a importância em ajudar o próximo.

Além de contar com as presenças de dezenas de beneficiados, também prestigiaram a reunião os professores Ana Paula Cruz e Samuel Batista, o auxiliar de Presbítero, Marcos Oriúne, e o presidente da Cooperativa Mista Agroindustrial dos Pequenos Produtores Rurais de Caraúbas (COOPERUBA), Roberto Abel.

O jovem Silas Alves interpretando músicas que falam do amor de Deus.

Vale salientar que a COOPERUBA, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), é uma das grandes parceiras dessa ação que vem sendo desenvolvida pela irmandade da Igreja de Cristo. Dessa forma, em suas palavras, Abel discorreu sobre a parceria que vem sendo realizada, inclsuive com outras igrejas caraubenses. "Vejo este trabalho como uma referência, como um exemplo a ser seguido por todos. O Programa de Doação Simultânea, que conta com o apoio da CONAB, está praticamente mantido até o mesmo de dezembro e brevemente vários produtos devem chegar à mesa de todos os que precisam. Vamos ampliar este trabalho social", finalizou.

Roberto Abel destacou a importância desse trabalho social.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Os gols mais bonitos da Copa São sebastião 2010.

A Copa São Sebastião deste ano apresentou um nível bastante acentuado. Equipes de vários municípios da região, contribuíram para que a competição ficasse mais acirrada.

Acompanhe os vídeos dos gols mais bonitos desta edição. (Créditos: Maykon Oliveira)

O caraubense Marcondes Amorim, marca um golaço para a equipe de Felipe Guerra. Para muitos, este foi o gol mais bonito da competição.




O jogador Robinho, do time da Aficel, marca um belo gol contra o time do Pão Fofo.




Contra-ataque fulminante da equipe do Palmeiras. A bonita jogada resulta num belo gol.





Por MAYKON OLIVEIRA

ATOS CELEBRA 10 ANOS DE EXISTÊNCIA COM UMA GRANDE FESTA.

A partir das 09h00min, a AABB de nossa cidade será palco para uma comemoração bastante merecida. Trata-se da festa da Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), que a cada dia se consolida como uma das principais ONG's do interior do Nordeste.

Entidade presta serviços a várias comunidades da zona rural.

A ATOS está completando 10 anos de inúmeros serviços prestados à Caraúbas e a outros municípios da região. A proposta de trabalho é garantir uma produção de qualidade, longe de insumos que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Aliado a isso, existe o propósito de geração de renda e emprego, principalmente de maneira contínua.

Trabalhar em parceria sempre foi um dos pontos fortes da ATOS.

O trabalho coletivo dos moradores que fazem parte das comunidades rurais de Sombras Grandes e Milagres já rendeu muitos e excelentes frutos, que sem dúvidas, trouxeram benefícios a todos, e colocaram esse projeto como uma referência, a nível nacional.

Equipe trabalhou em prol do desenvolvimento das áreas rurais.

A coordenadora Sheyla Gurgel vem desenvolvendo um grande trabalho a frente da instituição. Várias ações para orientar os trabalhadores são realizadas. Em cada uma delas, são discutidos novos meios, técnicas e estratégias de trabalho, para garantir a qualidade e a continuidade da produção.


Nota do blog: Em nome de todos os que fazem o blog Caraúbas HotNews, parabenizo aos que contribuíram para o sucesso da ATOS, ao longo desses 10 anos.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Preparativos

A turma do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) está acertando detalhes para o início das atividades, em 2010. Os preparativos já estão acontecendo na sede da unidade, localizada na rua Cândido Rosendo, no Centro da cidade.


Festa

Mais uma vez, o amigo e empresário Harrisson Foto e Vídeo estará promovendo um grande evento na cidade. Depois do sucesso da "Import France Mix", o DJ Dowloading retorna à Caraúbas e se apresentará na Quadra dos Escoteiros, no dia 20 de março.


Pagando contas

Depois das 11 noites da Festa de São Sebastião e dos Carnavais em Caraúbas e vários outros municípios da região, muitos caraubenses (os que gostam, claro) devem estar se preparando para pagar as contas. A entrada desse dinheiro, resultante do popular "fiado", deve aquecer a economia local.


Por MAYKON OLIVEIRA

IBGE: INSCRIÇÕES DO CONCURSO PARA RECENSEADOR COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA.

Escritório do IBGE, em Caraúbas/RN.

Terão início nesta sexta-feira, as inscrições para mais um concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dias atrás, ocorreu um Certame para a escolha dos profissionais que desenvolverão o trabalho administrativo, na Subárea de Caraúbas/RN.

Ao todo, serão disponibilizadas 191.972 vagas para nível fundamental, em todo o país. vale salientar que os interessados deverão efetuar as inscrições até o dia 04 de abril, por meio do site da Fundação Cesgranrio.

O último Censo realizado, no ano de 2006, quase 20 profissionais trabalharam na coleta e na seleção dos dados.


Por MAYKON OLIVEIRA

OMS DEFENDE CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE H1N1.

(Imagem:http://rlv.zcache.com)

Mesmo a "gripe suína" não sendo tão perigosa, assim como o mundo temia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. A mesma será realizada no Brasil a partir de 8 de março e tem como objetivo imunizar grande parte da população, em todos os Estados brasileiros.

Em recente reunião, a entidade optou por manter o alerta de pandemia - termo utilizado quando uma doença ultrapassa fronteiras e se espalha por diversos países. Dessa forma, a organização levou em conta fatores diretamente ligados à propagação da doença no território nacional.


Por MAYKON OLIVEIRA

25 de fevereiro de 2010

STF ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA A SENADORA ROSALBA CIARLINI.

Senadora Rosalba Ciarlini comemora mais uma vitória. (Foto: HotNews)

O Plenário do Supremo Tribunal Federal rejeitou a denúncia do Ministério Público contra a senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM-RN) por seis votos a quatro. Ela era acusada de ter favorecido um supermercado ao autorizar a construção do seu estacionamento, de 1.150 metros quadrados, quando foi prefeita de Mossoró (RN), em 2000. A obra custou R$ 3.832,50.

O julgamento no Supremo estava empatado em quatro votos a quatro desde a semana passada, quando foi suspenso. Faltavam os votos de três ministros ausentes ao Plenário naquela sessão. Na tarde desta quinta-feira (25), o inquérito (Inq 2646) retornou ao Plenário para os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Eros Grau. Ambos foram favoráveis ao arquivamento do inquérito.

“Não está caracterizado o dolo típico da espécie”, disse Lewandowski. Ele julgou que a ação da então prefeita voltou-se em prol do interesse público. “Também verifiquei que não se materializou prejuízo aos cofres públicos, houve, a meu ver, inclusive, vantagem e retorno em termos tributários”, afirmou, em referência ao desenvolvimento gerado pelo supermercado.


Fonte: http://www.stf.jus.br/


Colaboração: Wandilson Ramalho


Por MAYKON OLIVEIRA

GESTORES DA REDE ESTADUAL PARTICIPAM DA SEMANA PEDAGÓGICA, EM APODI/RN.

"Mundinha" Freire destacou a importância da Semana Pedagógica 2010.

Abordando a temática "Escola Competente: Projeto de ensino eficiente e eficaz", a 13ª Diretoria Regional de Educação está promovendo a Semana Pedagógica 2010. Centenas de educadores estão participando das atividades que estão sendo desenvolvidas.

O principal propósito desse evento, que foi iniciado na cidade de Apodi/RN e tem prosseguimento em Itaú/RN, é fornecer o subsídio necessário às atividades escolares, sobretudo neste início de ano letivo.

Na manhã desta quinta-feira, aconteceram várias Oficinas na Escola Estadual Antônio Dantas. Gestores, coordenadores e alguns professores de outros municípios da região, participaram dos trabalhos.

"Estamos trabalhando bastante pela educação dos municípios que fazem parte da 13ª DIRED. Hoje esperávamos cerca de 160 pessoas nas Oficinas da Semana Pedagógica, mas, 265 educadores marcaram presença. Fico feliz pois o evento está crescendo cada vez mas"
, disse a professora Raimunda Freire, Diretora da 13ª DIRED.


Por MAYKON OLIVEIRA

EXCLUSIVO: EX-DEPUTADO FAZ ANÁLISE DA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA.

Participando da solenidade de posse do novo comando do Partido dos Trabalhadores, em Caraúbas/RN, o ex-deputado Júnior Souto (PT), fez um discurso que, praticamente, agradou toda a militância que prestigiou o evento.

Ele fez uma análise da luta e do empenho dos trabalhadores para fazerem o partido crescer em todos os âmbitos. Além disso, fez uma análise da conjuntura político-partidária na atualidade.

Clique e acompanhe, com exclusividade.




Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

CONFIRA OS GRUPOS E OS JOGOS DA ABERTURA DA II JORNADA ESPORTIVA DE CARAÚBAS/RN.

A II Jornada Esportiva Cleto de Oliveira Filho terá como uma de suas principais modalidades, o Futsal Aberto Masculino. Este ano, 12 equipes estrão fortes na luta pelo título.

Confira os grupos.

GRUPO A
CAIC
Auto Escola
Marianense


GRUPO B
Pão Fofo
Milan
DR. Games


GRUPO C
Katiano
GNP
Atlético BLB


Grupo D
Mercantil Lohane
New Boys
RenaMotos


A competição, que acontecerá na Quadra Municipal José Ricardo, será aberta hoje com os seguintes jogos:

19h00min- GRUPO "A" - CAIC x Auto Escola
19h50min- GRUPO "B" - Pão Fofo x Milan
20h40min- GRUPO "C" - Katiano x GNP
21h30min- GRUPO "D" - Merc. Lohane x New Boys


Por MAYKON OLIVEIRA

PRESIDENTE DA COMISSÃO DESTACA A IMPORTÂNCIA DA DEFESA CIVIL PARA O MUNICÍPIO.

Jeová Oliveira destacou que trabalhos devem ser ampliados.

Durante a realização da I Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária, muitos foram os debates em torno dos trabalhos e ações que podem ser desenvolvidas em nosso município. No entanto, após tantos debates, o bom mesmo é contemplar o que será feito na prática.

O presidente da Comissão de Defesa Civil de Caraúbas, Jeová Oliveira, destacou que ainda é necessário fazer muito para que o trabalho seja realmente bem feito. "Nós queríamos que todos os que pensam numa Caraúbas melhor, que reflitam sobre a importância da Defesa Civil. Temos áreas que ainda sofrem com a falta de água e outras com as enchentes. Há muita coisa a fazer", finalizou.

Há muito tempo, centenas de moradores caraubenses sofrem em áreas de risco. Apesar de não existir morros no nosso sítio urbano, são as enchentes que acabam causando os maiores transtornos. Faz anos que a população que é prejudicada com essa problemática, suplica por soluções urgentes, porém, até agora as ações para minimizá-la foram insuficientes.

Água invadindo residências na rua Bevenuto Simões, em pleno Centro da cidade, durante o inverno do ano passado.



Por MAYKON OLIVEIRA

SAMU SERÁ UNIVERSALIZADO NO RN.

Imagem: Ministério da Saúde.

O Rio Grande do Norte terá cobertura total do Samu ainda este semestre. O assunto foi o principal tema da reunião entre a governadora Wilma de Faria e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ocorrida ontem em Brasília. Em março chegarão ao Estado 64 novas ambulâncias, que viabilizarão o atendimento médico de urgência em todas as cidades do Rio Grande do Norte. Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o governo federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.


UFERSA


Antes do encontro com o ministro da Saúde, a Governadora esteve no Ministério da Educação e confirmou: além de Caraúbas, Pau dos Ferros terá um Campus avançado da Ufersa. A governadora Wilma de Faria conseguiu incluir a implantação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Pau dos Ferros, no Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este semestre. A garantia foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministro se comprometeu a vir ao Estado para anunciar pessoalmente a novidade.



FONTE: JORNAL TRIBUNA DO NORTE


SEGUNDO JÁCOME

IGREJA CARAUBENSE REALIZA AÇÃO SOLIDÁRIA.

Pastor Givanildo Leite está satisfeito com o trabalho desenvolvido.

Em uma conversa recente com o Pastor Givanildo Leite, que está a frente da Igreja de Cristo do bairro Leandro Bezerra, tivemos a informação de que os servos da referida denominação, vem realizando uma ação solidária, há cerca de quatro meses.

Atualmente, são beneficiadas cerca de 110 famílias do bairro mais populoso da cidade, e o objetivo é ampliar esse número para 150. Na realidade, são distribuídas roupas, alimentos e até mesmo há uma entrega de um "sopão" aos mais necessitados. "Estamos trabalhando o social e esta ação é muito importante", disse o Pastor.

Além da ajuda da irmandade, a ação também conta com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), e de outros colaboradores caraubenses.


Por MAYKON OLIVEIRA

AOS DOMINGOS, POPULARES BUSCAM LAZER NO ENTORNO DO AÇUDE APANHA-PEIXE.

Populares fazem churasco as margens do açude do apanha-peixe.

Sem ter muitos locais para onde sair nos finais de semana, os populares de várias cidades do interior de nosso Estado se deslocam para as zonas rurais de seus municípios. Isso é uma forma que muitos encontraram para buscar algum lazer. Já que cada pessoa tem sua definição individual sobre o que é Lazer?

Em caraúbas não seria diferente, no último domingo (21), membros da nossa equipe puderam visitar o açude de apanha-peixe na comunidade de mesmo nome, e presenciaram uma boa movimentação no entorno do manancial. Várias pessoas de Caraúbas e da cidade de Felipe Guerra se encontravam no local, realizando aquele tradicional churrasco de final de semana, que é muito comum em nossa cidade.

Inclusive, algumas autoridades de nossa cidade também estavam participando do churrasco, como é o caso do Presidente da Câmara de Vereadores, Assis Batista (PSB), e do Secretário de Políticas do Campo, Edson Moraes (PTB), dentre outros mais.

Autoridades também participaram do churrasco.

Caraubenses se deslocaram até o manancial em busca de um pouco de lazer.

Por LEYSSON CARLOS

RÁPIDAS...

Inauguração

Está prevista para o dia 05 de março, data da emancipação política do município, a inauguração da sede do Grupo de Idosos. Um casarão, situado nas proximidades da Câmara Municipal, foi inteiramente reformado para abrigar as atividades daqueles que estão na "melhor idade".


Aí mata!

Quase morri de rir quando ouvi a frase: "O Big Brother também é cultura". Até teria me assustado se não fosse dita por alguém que está ganhando bastante para fazer essa falsa propaganda, como apresentador Pedro Bial. A junção de vários costumes é fundamental para a cultura, mas a manutenção de maus costumes, é conhecida por outro nome.


"Conte sua história"

Ontem pela manhã aconteceu mais um encontro envolvendo parte daqueles que estão desenvolvendo o projeto "Conte sua história", que visa resgatar a história do município de Caraúbas/RN. Na pauta de discussões, estava o lançamento do projeto e outros preparativos para o aniversário do município.


Por MAYKON OLIVEIRA

SOLIDARIEDADE!

(Imagem:http://www.velocidade.org)

De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), e que foram divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde, o número de doadores de órgãos bateu recorde no ano passado.

No que diz respeito aos transplantes, o aumento atingiu os 5%. No total, foram 1.658 doadores de órgaos, fato que contribuiu para que o país se tornasse o 3º maior doador de medula do mundo.


Por MAYKON OLIVEIRA

24 de fevereiro de 2010

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS..

O amigo leitor acompanhará nas próximas publicações, as principais informações acerca de uma ação solidária que vem sendo desenvolvida por uma Igreja evangélica, em nossa cidade.

Também traremos mais detalhes sobre a I Conferência de Defesa Civil, realizada na manhã desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Caraúbas/RN.

Com exclusividade, exibiremos trechos do pronunciamento de um ex-deputado estadual, que esteve em nossa cidade e fez uma análise da atual conjuntura política.

Acompanhem essas e outras notícias!


Por MAYKON OLIVEIRA

EFEITO DEVASTADOR

Senador Marco Marciel irá intervir no DEM do Distrito Federal. (Imagem:senado.gov)

O DEM ainda amarga o desgaste provocado pelo suposto esquema de corrupção que "estourou" no Distrito Federal. Imagens mostra que tudo era comandado por José Roberto Arruda, preso na Polícia Federal por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e que era o único governador da legenda, em todo o país.

O efeito foi mesmo devastador. Arruda e o seu vice, Paulo Octávio, deixaram o poder e o partido. Temendo haver um esfacelamento, ou melhor, uma verdadeira
dissolução dos democratas no DF, os integrantes da Executiva decidiram autodissolver o diretório regional.

O encarregado pela transição será o senador Marco Maciel, que apesar de ser do Pernambuco, conhece bem os entraves da política e as questões que se passam. No entanto, desde que o PFL mudou de nome para DEM, ainda não havia acontecido um escândalo de tamanha magnitude.



Por MAYKON OLIVEIRA

VÍDEO MOSTRA A MULTIDÃO, NO ENCERRAMENTO DO CARNAVAL NO OLHO D'ÁGUA DO MILHO.

Confira o vídeo inédito e exclusivo da terça-feira de Carnaval, no Hotel e Balneário Olho D'água do Milho. Milhares de pessoas lotaram as dependências da maior área de lazer do município.

Clique e veja.







Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

MUNICÍPIO REALIZOU SUA 1ª CONFERÊNCIA DE DEFESA CIVIL E ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA.

Édson Moraes (Pelé), ressaltou a importância da Conferência.

Na manhã desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Caraúbas recebeu dezenas de pessoas que participaram da I Conferência Municipal de Defesa Civil e Assistência Humanitária. A mesma teve como temática central "Defesa Civil: Prevenção e Assistência Humanitária".

Sob a coordenação do Secretários de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Édson Moraes, e mediação dos debates pelo vice-prefeito Alcivan Viana, o evento foi iniciado após o credenciamento. Também participaram do encontro, autoridades religiosas, Secretários Municipais, o prefeito Ademar Ferreira, Jeová Oliveira (Presidente da Comissão de Defesa Civil do município de Caraúbas/RN), Dr. Júlio César (Assessor Jurídico e Administrativo da PMC), além do Tenente Eromar Sátiro e do Dr. Antônio Albert da Nóbrega (Secretário Municipal do Desenvolvimento Social e Coordenador da Defesa Civil de Mossoró/RN).

Mesa Diretora que prestigiou o evento.

Durante toda a manhã, foram abordados alguns assuntos. Após a leitura do Regimento, o Dr. Albert fez uma explanação acerca da importância da Defesa Civil, bem como os resultados das ações desenvolvidas em cidades como Caraúbas.

Dr. Albert destacou que é necessário haver respaldo do poder público.

Já no final da Palestra, ele foi indagado sobre os impactos decorrentes da exploração mineral que vem acontecendo nos arredores da nossa zona urbana. Segundo o palestrante, é importante se realizar uma análise técnica na área e, dependendo dos resultados, a população poderá entrar com uma Ação junto ao Ministério Público.

Posteriormente, aconteceram vários debates e a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS REALIZARÁ II JORNADA ESPORTIVA.

(Imagem: Caraúbas HotNews)

De 25 a 05 de março, a cidade de Caraúbas estará realizando a II Jornada Esportiva "Cleto de Oliveira Filho". O evento esportivo, que está se concretizando no calendário caraubense, reunirá dezenas de atletas de Caraúbas e região.

De acordo com a Coordenação de Esportes, acontecerão disputas no Futsal aberto masculino, no Vôlei de Areia e na Maratona. As partidas do futsal serão iniciadas amanhã, a partir das 19h00min. Todos os jogos serão realizados na Quadra Municipal José Ricardo. Ao todo, 12 equipes (todas do município) estarão na briga pelo título.

A premiação será a seguinte:

Futsal- 1º Lugar R$ 400,00 e 2º Lugar R$ 200,00
Vôlei de Areia- 1º Lugar R$ 250,00 / 2º Lugar R$ 100,00 / 3º Lugar R$ 50,00
Maratona- 1º Lugar R$ 400,00 / 2º Lugar R$ 200,00/ 3º Lugar R$ 100,00 / Local 1º Lugar R$ 200,00



Por MAYKON OLIVEIRA

"NETO CARAÚBAS" DEFENDERÁ A EQUIPE CEARENSE DO AFAGU-RUSSAS NA TEMPORADA 2010.

Neto volta para tentar repetir ano vitorioso.

No final da tarde de ontem (23), Neto Caraúbas definiu qual equipe defenderá na tempora 2010 de futsal. O fixo caraubense confirmou que jogará pelo time do Afagu, da cidade de Russas (CE). Neto defendeu o time em 2006, sagrando-se campeão cearense invicto, campeão da Liga Nordeste e terceiro lugar na Super Liga.

Segundo Neto a ótima estrutura do clube foi fundamental para sua escolha. "Estive lá e sei que tudo funciona muito bem, além disso está sendo feito um grande investimento para ter um time forte para essa temporada", declarou Neto.

A apresentação da equipe está marcada para o dia 08 de março em Russas. "Estou feliz e confiante para uma temporada vitoriosa se Deus quiser", finalizou Neto.


FONTE: BLOG DO NETO CARAÚBAS.


SEGUNDO JÁCOME

BASE "SITUACIONISTA" SE MOSTRA UNIDA NA COMUNIDADE DE MARIANA EM CARAÚBAS/RN.

Grupo do prefeito Ademar (PSB), mostra união na comunidade de Mariana.

No último domingo (21), aconteceu na comunidade de Mariana uma reunião para discutir a cerca de alguns problemas pertinentes da região. Vários membros da "situação" de Caraúbas estiveram presentes na mesma e mostraram um comportamento diferente do que muitos dizem.

Vários boatos dão conta que está acontecendo um racha na base "situacionista" de Caraúbas. Mas o que vimos na comunidade de Mariana foi algo totalmente diferente. O vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB), que para muitos estava rompido com a atual administração, e o Secretário de Políticas do Campo Edson Moraes (PTB), que poderia estar migrando para a oposição, se mostraram bastante unidos com o grupo do prefeito Ademar Ferreira (PSB), na comunidade.

Edson e Alcivan caminharam lado a lado com os líderes governistas Ferreira Júnior (PSB), secretário de Governo, Assis Batista (PSB), presidente da Câmara de Vereadores e do vereador Neguinho de Grosso (PMDB), que também é da confiança do grupo. Os mesmo visitaram vários populares e correligionários na comunidade, contrariando os boatos de rompimento e se mostrando bastante unidos.

Vereador-presidente Assis Batista (PSB), caminhado ao lado do vereador Neguinho de Grosso (PMDB) e do vice-prefeito Alcivan Viana (PMDB).


Por LEYSSON CARLOS

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES