16 de maio de 2009

UMA MULTIDÃO VAI ÀS RUAS PARA DIZER NÃO À VIOLÊNCIA E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Terminou agora a pouco a passeata alusiva às atividades do Projeto 18 de Maio, que visa o combate à violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, no município de Caraúbas.

A mobilização contou com a participação de centenas de pessoas, e percorreu as principais ruas de nossa cidade. Estudantes das escolas das redes municipal e privada, profissionais em educação, secretários municipais, gestores e representantes das escolas, e demais segmentos da sociedade caraubense.

A concentração aconteceu nas proximidades do Posto Imperial.

Apesar do forte calor, o cortejo se dirigiu ao centro da cidade, sendo acompanhando de perto pela população, que ficava nas calçadas e nas esquinas. Faixas, cartazes, apitos, canções, gritos, buzinas e carro de som, serviram como instrumentos para chamar à atenção de toda a comunidade, para esse problema que acontece com uma certa frequência, não apenas em nossa terra, mas em todas as partes do nosso país.

Populares observavam com atenção a passagem da caminhada.


Alunos de várias escolas participaram da mobilização.

Os membros do Conselho Tutelar acompanharam bem de perto, todas as etapas da grande caminhada. Fazendo panfletagem, organizando os pelotões, enfim, coordenando de maneira geral.

Chegando ao centro da cidade, a mobilização foi recebida por centenas de populares, que acompanhavam com atenção a chegada. O encerramento aconteceu na Praça Reinaldo Pimenta, com a palavra da Presidenta do Conselho Tutelar, Noima Amorim, que falou sobre a importância do cumprimento do ECA e das penalidades para aqueles que cometem atos de violência contra crianças e adolescentes.

Depois de percorrer as principais ruas da cidade, a caminhada chegou à Praça Reinaldo Pimenta.

No final, o grupo de capoeira Pandeiro de Prata, realizou uma belíssima apresentação, sendo aplaudido por todos os presentes.

Capoeiristas do grupo Pandeiro de Prata, se apresentaram em praça Pública.

Parabéns a todos os que organizaram e participaram dessa grande mobilização!



Por MAYKON OLIVEIRA/RICHARLLES ALVES/SEGUNDO JÁCOME

GRANDE MOVIMENTAÇÃO

Agora, neste momento já é grande o movimento aqui nas proximidades do Posto Imperial. Dezenas de crianças e jovens estão aguardando a saída da passeata contra a violência e a exploração sexual.

A mobilização contará com a participação de inúmeras instituições e percorrerá as principais ruas da cidade, com o propósito de chamar a atenção da nossa sociedade, para combater esse grave problema que atinge a nossa juventude.

Dentro de instantes, a caminhada está acontecendo e o blog Caraúbas HotNews estará trazendo todas as informações.


Por MAYKON OLIVEIRA

ABERTURA DO 2º CONGRESSO DA JUBAC ACONTECEU NA NOITE DE ONTEM.

Na noite de ontem, aconteceu a abertura do 2º Congresso da Juventude Batista Caraubense (JUBAC), no auditório da Casa da Cultura Popular Manoel do Violão, no centro da cidade. O encontro, que será estendido até amanhã, e é mais uma realização dos jovens da Primeira Igreja Batista de Caraúbas.

O 2º Congresso da JUBAC foi aberto na noite de ontem.

Desde a entrada, fomos muito bem recebidos. Lá dentro, o que observamos foi um belo momento de adoração ao nosso Pai Celestial. Na realidade, foi realizado um culto de abertura, que contou com a participação de dezenas de pessoas, que lotaram o auditório. Entoando louvores, a emoção tomou conta de todos os participantes.

Dezenas de pessoas lotaram o auditório da Casa da Cultura Popular.

A banda da Primeira Igreja Batista, denominada Expressão de Louvor, interpretou diversas canções que falam do amor de Deus.

O jornalista Tony Cavalcante, num momento de louvor a Deus.

O 2º Congresso da JUBAC, tem prosseguimento hoje. Com a realização de um grande momento de louvor, também nas dependências da Casa da Cultura Popular, a partir das 19 horas.



Por MAYKON OLIVEIRA

REUNIÃO DEFINE METAS PARA A REALIZAÇÃO DO II FÓRUM DE EDUCAÇÃO NO CAMPO.

Na manhã de ontem, aconteceu na Câmara Municipal, uma reunião para discutir questões pertinentes à realização do II Fórum de Educação no Campo. Em data a ser definida, o evento está previsto para acontecer aqui no município de Caraúbas.

A Mesa foi composta pelos gestores municipais, Ademar Ferreira e Alcivan Viana, pelo Secretário de Governo, Dr. Varela, pela professora Vânia Praxedes, que representou a Secretaria do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto. Além dos caraubenses, ainda compunham à Mesa as professoras Raimunda Freire (Diretora da 13ª DIRED), Maria Eunice (Diretora da 14ª DIRED) e Francisca Edinaide de Souza (Coordenadora do Comitê Gestor de Educação no Campo). Outra que se fez presente, foi a representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Raimunda Lúcia.

Autoridades locais e regionais fizeram parte da Mesa.

Várias autoridades e representantes de instituições também participaram do encontro, profissionais em educação, representantes dos sindicatos, associações e cooperativas, técnicos e coordenadores de ONG's, como a CRESER, a ATOS e o Centro Sabe Muito, além de algumas "delegações" que vieram de cidades vizinhas.

O Coordenador Técnico-Pedagógico da ATOS, professor Marcos Roberto, e um dos diretores do Centro Sabe Muito, Atelson Clementino, estiveram presentes no encontro.

Após a palavra dos gestores, a professora Raimunda Freire destacou a importância da realização do encontro, tendo em vista a necessidade de traçar metas para o II Fórum de Educação no Campo. "Vamos precisar muito do apoio de vocês. Essa é uma oportunidade que não podemos deixar passar. É uma chance de mostrar todo o potencial da região do Sertão do Apodi", ressalta.

Professora Raimunda Freire, Diretora da 13ª Diretoria Regional de Educação (13ª DIRED - Apodi)

A professora Edinaide de Souza, destacou o empenho do prefeito em colocar o município de Caraúbas como sede para a realização do evento. Além disso, ressaltou o empenho de Alcivan Viana, destacando a sua luta em prol dos movimentos ligados aos trabalhadores rurais. Por fim, destacou a luta do ex-Secretário de Educação, Professor Marcos Roberto, na tentativa de buscar parcerias durante toda a sua gestão.

Professora Francisca Edinaide de Souza, Coordenadora do Comitê Gestor de Educação no Campo.

Sem dúvidas, é através da educação que se constroem, se dimensionam as políticas públicas. Por isso, a discussão de estratégias consiste num elemento importante na busca pelo desenvolvimento. "A realização do Fórum será um marco para a história do município. Portanto, é uma grande responsabilidade para caraúbas. Por essa razão, temos uma proposta de mobilizar a sociedade, em especial, os profissionais que trabalham nas áreas da educação, saúde, entre outras. A equipe estará aqui para sensibilizar esse profissionais, para participar do evento e discutir propostas para o desenvolvimento", destaca a professora Edinaide.

Logo em seguida, a Mesa foi desfeita para que pudesse ser aberto um campo de discussões. Nesse momento começaram as definições preponderantes para a realização do Fórum. Praticamente todas as autoridades participaram dos debates.

Participantes traçaram metas para a realização do II Fórum de Educação no Campo.


Por MAYKON OLIVEIRA

VEREADOR CARAUBENSE QUER INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS NAS SESSÕES DA CÂMARA.


Na Sessão realizada na Câmara Municipal de Caraúbas, no último dia 07, o vereador e presidente da Casa, Francisco de Assis Batista (Assis de Romão), destacou a necessidade de elaboração de um projeto para incentivar a participação das crianças, nas sessões. De início, um requerimento foi elaborado, tendo em vista a importância para colocar em pratica a Resolução 003/2006 que institui o programa “Câmara na Escola”.

O vereaodor Assis Batista (PSB), presidente do Legislativo caraubense, é o autor da proposta.

Desde que aprovado, o principal objetivo do projeto é a interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil do nosso município, desenvolvendo uma conscientização política e esclarecendo acerca do verdadeiro papel dos parlamentares. Além disso, é bastante necessário para coletar sugestões de novas ações e estratégias, fazendo com que o alunado exerça, de fato, a sua cidadania.

O vereador Assis enfatizou que o “Câmara na Escola”, será voltado para todos os alunos acima de 10 anos, oriundos da zona urbana ou rural. Eles devem estar cursando o Ensino Fundamental II e/ou o Ensino Médio.

Estudantes dos níveis fundamental II e médio, serão beneficiados com o projeto "Câmara na Escola".

A partir desse contexto, o parlamentar sugere que o projeto seja denominado de “A Pedagogia do Parlamento”, em virtude de sua finalidade pedagógica, cidadã. No entanto, para que a proposta se concretize, o mesmo afirmou que ainda vai se reunir com os gestores das escolas das redes pública e privada, para discutir um cronograma para o projeto. O presidente ainda ressalta a importância de politizar os nossos jovens, atribuíndo-lhes uma responsabilidade no âmbito da sociedade, uma vez que eles poderão se tornar os nossos futuros vereadores ou prefeitos.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

FELICITAÇÕES AO AMIGO JOÃO GOMES

Em nome de toda a equipe do blog, gostaríamos de parabenizar o professor João Gomes Filho, pela passagem do seu aniversário, ocorrido ontem (15).

O Diretor-Geral da RPC/Centenário de Caraúbas, João Gomes Filho, festejou mais um ano de vida, ontem.

Um profissional espetacular e uma pessoa com um caráter sem igual, João criou um grande ciclo de amizades em todo o município de Caraúbas. Seja ministrando aulas, proferindo palestras, atuando como locutor e/ou diretor de rário, e na direção do Galileu Cursinho, o trabalho será sempre bem feito.

Desejamos muito sucesso ao amigo João Gomes, e torcemos pelo seu crescimento pessoal e profissional. Simultaneamente, agradecemos pela oportunidade que tem nos concedido de divulgar o nosso veículo de comunicação, citando sempre as nossas postagens, em seu programa de rádio.

Parabéns e muitas felicidades!


Por MAYKON OLIVEIRA E RICHARLLES ALVES

15 de maio de 2009

FIM DE SEMANA DE MUITO FUTSAL NA CIDADE.

Durante todo o dia de amanhã e no domingo, acontecerão vários torneios de futsal aqui na cidade de Caraúbas. O evento esportivo será realizado na Quadra de Esportes José Ricardo, no bairro Leandro Bezerra.

As partidas serão iniciadas a partir das 08 horas, com o torneio da categoria infantil. Pela parte da tarde teremos os jogos da categoria juvenil. Já no domingo, será a vez do torneio aberto, para atletas com idades superiores à 18 anos.

Os jogos acontecerão na Quadra de Esportes José Ricardo.

As inscrições são bastante acessíveis. Na realidade, são R$ 10,00 para os torneios do sábado e R$ 20,00 para o de domingo. Serão premiados com medalhas, o goleiro menos vazado e o artilheiro de cada competição. As equipes vencedoras ganharão troféus e a campeão do torneio aberto levará 03 caixas de cerveja.



Por MAYKON OLIVEIRA

PPA E ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, SERÃO DISCUTIDOS NA NOITE DE HOJE.

O Plano Plurianual Municipal corresponde a um dos instrumentos de planejamento mais importantes para qualquer gestão, de um governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal. Realizado a cada quatro anos, o Plano contém metas a serem atingidas por determinada gestão de governo - incluindo projetos, incentivos fiscais, normas, atividades, financiamentos entre outros.

Não é nenhum exagero dizer que o PPA tem uma visão a médio prazo do planejamento público, visando a solução de um problema e gerando ações para combatê-lo, atendendo, assim, à demanda da sociedade.

Logo mais a partir das 19 horas será discutido o Plano Plurianual do município de Caraúbas, para os próximos quatro anos. Toda os segmentos da sociedade caraubense estão convidados a se fazerem presentes à Camara Municipal de Vereadores. Além disso, também será apresentanda a proposta orçamentária.



Por MAYKON OLIVEIRA

INSTITUIÇÕES CARAUBENSES REALIZARÃO INTENSA MOBILIZAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DOS NOSSOS JOVENS.

A partir de hoje, várias instituições caraubenses estarão desenvolvendo uma série de atividades ligadas à programação do Dia Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração SexualContra a Criança e o Adolescente. Dentre elas podemos destacar o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Prefeitura Municipal de Caraúbas, as escolas estaduais e municipais, entre outras. Além disso, a Patronesse do Conselho Tutelar, Glorinha Távora, também está apoiando essa importante iniciativa.

Durante toda a semana, a equipe do Conselho Tutelar trabalhou forte para a realização dessa importante mobilização, em prol das nossas crianças e adolescentes.

Através do Projeto 18 de Maio, será desenvolvido em todo o nosso município, ações que combatam e a exploração sexual e a violência, cada vez mais comuns entre a nossa juventude. O principal propósito é despertar a atenção e conscientizar o público sobre a importância de denunciar crimes de violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nossas crianças tem muitos direitos, dentre eles, serem protegidas da violência e da exploração sexual.

A Campanha, é a maior iniciativa já realizada em Caraúbas, no que diz respeito a essa temática. O público alvo são os mais diversos profissionais, como os de saúde, educação, policiais, dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além dos próprios Conselheiros Tutelares e demais segmentos da sociedade civil.

O lançamento já esta acontecendo em vários pontos do nossa cidade e na zoa rural. Hoje é o dia da apresentação e divulgação do Projeto, através de carros de som, rádios, jornais, faixas, e dos blogs Caraúbas HotNews e Sociedade Ativa.

Amanhã, acontecerá uma grande passeata para chamar a atenção da população acerca dessa problemática. A saída está prevista para às 08h30min, do Posto Imperial, e contará com a participação de escolas, associações, grupos de escoteiros, projetos sociais, entre outros.

Todos estão convidados para paricipar dessa importante mobilização.



Por MAYKON OLIVEIRA

ESPETÁCULO: AS CACHOEIRAS DO SÍTIO SABE MUITO


Uma outra área que encanta pela beleza, diz respeito as cachoeiras localizadas no sítio Sabe Muito. Situados no curso do rio Carnaubinha/Sabe Muito, os "paredões" rochosos contribuem para a existência de várias quedas d'água.

Uma das quedas d'água existentes no local.

Com as chuvas e o aumento do nível do manancial, o espetáculo da natureza ficou ainda mais belo. As águas que escoam pelas pedras tornam cada vez mais belas a paisagem do local. Peixes tentam nadar, subindo contra a forte correnteza. De muito longe, o barulho provocado já se torna perceptível.

Águas escoam pelo "paredão" rochoso.


A força das águas provoca um barulho que escutamos de longe.

Apesar da beleza, o fato de ter um acesso muito difícil limita a visitação no local. Tal fato, contribuiu ao longo dos anos para que a área continue praticamente intacta. Não observamos lixo, queimadas e/ou qualquer tipo de devastação. As águas que descem rio abaixo são límpidas, daquelas que você enxerga até o leito.

Inúmeras rochas dificultam o acesso, mas tornam o local muito mais bonito.


Águas límpidas escoam ao longo desse trecho do rio.

"Escondidas" no meio da caatinga, as cachoeiras do Sabe Muito são, de fato, um espetáculo a parte, porém, muitos caraubenses ainda não tiveram o prazer de conhecê-las.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Congresso

Continuam os preparativos para a 2ª edição do Congresso da Juventude Batista Caraubense (JUBAC). Durante toda essa semana, os trabalhos foram intensificados para a realização do evento, que iniciará logo mais e se estenderá até o próximo domingo (17).


Perigo

Aqueles que se deslocam nas proximidades do prédio da antiga Maternidade Elisa Simões, certamente sentem um pouco de temor. O mato existente e a escuridão, podem servir de esconderijo para meliantes. Como se trata de uma área privada, fica um pouco difícil tomar alguma providência. Isso é muito ruim para os moradores do Conjunto Nestor Fernandes, situado muito próximo do local.


Lama+ adrenalina = trilhas

Aproveitando a temporada de chuvas, vários jovens caraubenses saem aos domingos de suas casas para um programa no mínimo diferente. Na realidade, alguns grupos decidem pegar suas motos e buscar um pouco mais de emoção e adrenalina. As trilhas realizadas na zona rural do nosso município, têm se tornado constantes. Os buracos nas estradas, junto com a lama que se acumula, torna o ambiente propício para essa prática.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A região da várzea é uma das mais importantes de nosso município. Essa área sempre apresentou, ao longo dos anos, uma economia assentada na agricultura de subsistência, sobretudo com o plantio do arroz, na pecuária e na pesca, que era realizada na antiga lagoa, situada onde hoje o açude está encravado.

Aspecto da região da várzea caraubense.

Porém, nas últimas décadas outras atividades afloraram como alternativas que proporcionaram a ampliação da base econômica local e, cuja magnitude tornou-se perceptível no município de caraúbas e em todo o Médio Oeste.

O crescimento das atividades extrativas realizadas principalmente nos carnaubais localizados nas proximidades do manancial, assim como a atividade ceramista, antes rudimentar, hoje mais moderna merece destaque. Mas, àquela que fomenta o desenvolvimento sustentável, atualmente, faz uso efetivo das águas do açude.

Belíssimo pôr do Sol, e o reflexo do carnaubal nas águas do açude.

A aqüicultura, mais precisamente, voltada para a prática da piscicultura tem se acentuado bastante, transformando-se numa atividade imprescindível à população local, uma vez que uma parcela considerável obtém renda oriunda da pesca, criação e do comércio de peixes.

A várzea caraubense envolve uma grande quantidade de comunidades rurais de Caraúbas, sobretudo àquelas que se localizam nas proximidades do manancial. Além do Distrito de São Geraldo e as comunidades de Apanha-Peixe I e II, da Mariana, alguns sítios como a Língua de Vaca, Bôagua, Moreno, entre outros.

Comunidade de Apanha-Peixe.


Por MAYKON OLIVEIRA

IFFHS DIVULGOU A LISTA DOS 10 MELHORES TIMES DO MUNDO.

Atual campeão do mundo, o Manchester United da Inglaterra, encabeça a lista.

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), divulgou seu ranking anual dos melhores times de futebol do mundo, no período de 1º de maio 2008 a 30 de abril 2009.

A lista completa pode ser visualizada no endereço:

http://www.iffhs.de/?10f42e00fa2d17f73702fa3016e23c17f7370eff3702bb1c2bbb6f28f53512

Veja os 10 melhores clubes do mundo:

1º. Manchester United (Inglaterra): 302,0 pontos
2º. Barcelona (Espanha): 282,0
3º. Chelsea (Inglaterra): 254,0
4º. Boca Juniors (Argentina): 253,0
5º. Arsenal (Inglaterra): 245,0
6º. Liverpool (Inglaterra): 240,0
7º. Dinamo Kiev (Ucrânia): 227,0
8º. Hamburgo SV (Alemanha): 226,0
9º. São Paulo (Brasil): 223,0
10º. Shakhtar Donetsk (Ucrânia): 218,5

Com certeza, os dados do IFFHS são muito contestados e com uma certa razão. Clubes tradicionais do futebol mundial foram colocados em posições inexpressivas, enquanto que a lista dos 10 primeiros possui 02 equipes ucranianas. Já o Brasil, pentacampeão do mundo e com vários times fortes, colocou apenas o São Paulo F.C. no "Top 10".


Fonte:/www.iffhs.de


Por MAYKON OLIVEIRA

14 de maio de 2009

PRÓXIMA NOVELA DA GLOGO TERÁ CENAS AO VIVO


A interatividade é uma das palavras da vez. Na TV isso não é diferente, principalmente nas grandes emissoras. "Viver a Vida", próximo título das 21h da Globo, será a primeira novela com cenas ao vivo desde o advento das gravações em estúdio.

Para se ter uma idéia, a atriz Camila Morgado interpretará uma jornalista de TV que poderá entrar no ar em tempo real comentando uma notícia do dia sobre a crise econômica mundial, um dos temas da trama de Manoel Carlos.

Muitas das cenas reproduzirão fatos que estejam em vigência. Assim, se já estivesse no ar, a Gripe A seria um dos principais assuntos abordados.



Por MAYKON OLIVEIRA

INSTALAÇÃO DE LUMINÁRIAS BENEFICIARÁ MORADORES DO CONJUNTO ANTÔNIO LINHARES.

A partir da semana passada, os postes do Conjunto Antônio Linhares passaram a ter luminárias.

O projeto de instalação de luminárias nas ruas do Conjunto Antônio Linhares, está mudando a realidade dos moradores da localidade. A convivência durante vários meses com a escuridão foi uma constante, no entanto, da semana passada para cá, a realidade tem sido mudada.

Com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Caraúbas, o investimento superou os R$ 15.00,00 e está beneficiando cerca de 60 famílias. Na realidade, desde o último dia 8, quando foi efetuado o pedido de ligação da rede elétrica, junto à COSERN, os moradores já podem contemplar as luzes nos postes em cada uma das ruas. Mesmo assim, cabe salientar que o período em vigência corresponde aos testes realizados pela empresa.

Dezenas de famílias serão beneficiadas, com a instalação das luminárias nos postes.

Outra área beneficiada com um projeto semelhante, foi a comunidade de Cachoeira. Neste momento, está em fase conclusão a instalação das luminárias no conjunto habitacional da localidade. O trabalho está sendo coordenado pela empresa SENEL.

Assim, a exemplo do que aconteceu com o Conjunto Antônio Linhares a expectativa é de que a expansão do projeto de instalação de luminárias, atinja outra porções do município. A próxima comunidade que será beneficiada é a Língua de Vaca, situada na região da várzea.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Afinal, existe lugar seguro?

Na madrugada da última segunda-feira, um fato inusitado aconteceu na cidade paulista de Ilhabela. Na realidade, "sem ter onde assaltar", os meliantes decidiram adentrar no prédio da prefeitura municipal e renderam dois vigias. Sem perder a viagem, eles roubaram computadores e aparelhos eletrônicos antes de fugirem, em seguida.


Comunicado importante

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, a partir do dia 18 do corrente mês, estará funcionando em tempo integral. O atendimento será no horário das 07h30min às 16h30min. O objetivo é atender de forma mais precisa e organizada, todos os segmentos agregados a Pasta.


Preparação

Algumas escolas caraubenses já estão se preparando para a 5ª edição da Semana de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (SEMMEIA), que acontecerá no começo de junho. Com uma temática bastante abrangente, as COM-VIDAS já estão elaborando projetos e ações para serem desenvolvidas em cada uma das instituições de ensino.



Por MAYKON OLIVEIRA

PROPOSTA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS PODERÁ SER VOTADA.


A Câmara dos Deputados quer colocar em votação, o Projeto de Lei que institui o Pagamento por Serviços Ambientais. A proposta poderá ser votada no começo do mês de junho, durante a Semana do Meio Ambiente.

De acordo com informações, a aprovação do desse projeto é apenas uma questão de tempo, uma vez que já conta com o apoio de uma grande quantidade de parlamentares. Na reunião que ocorreu no último dia 7, houve um consenso entre o Ministro Carlos Minc, os deputados representantes das Comissões de Meio Ambiente, Amazônia, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, na tentativa de agilizar isso.

Seria bom também que nossos representantes passassem a discutir um Projeto de Lei que visa a criação de uma Secretaria de Meio Ambiente em cada um dos municípios brasileiros. A problemática ambiental deve ser observada de perto e, algumas questões devem ser resolvidas por organismos competentes. A existência de um Núcleo de Educação Ambiental e/ou de um Conselho de Meio Ambiente é bastante importante, porém, nem um dos dois tem autonomia o quanto uma secretaria tem.


Por MAYKON OLIVEIRA

"PEDRA DO CHAPÉU" ENCANTA VISITANTES


Distante cerca de 14 km da sede do nosso município, a "pedra do chapéu" é uma formação que impressiona. As dificuldades no que diz respeito ao acesso, são compensadas pela beleza do local e pela forma que observamos nas estruturas rochosas.

Apesar do acesso ser difícil, o local apresenta uma beleza singular, fato que compensa a viagem.

No domingo passado, mais um vez pudemos observá-la de perto. A exuberância da caatinga, verde por causa das chuvas, deixou mais belo ainda os arredores da pedra, que incrivelmente, parece que foi colocada em cima de uma outra, através de ação humana.

A "pedra do chapéu" vista de perto.

Vista a alguns quilômetros de distância, a formação desperta curiosidade nos visitantes, porém, poucos se arriscam pelas veredas e trilhas, que permitem uma visão mais privilegiada. Mas, aqueles que decidem enfrentar, sem dúvidas, não se arrependem, pois a imagem é realmente encantadora.

Localizada no sítio Sabe Muito, a "pedra do chapéu" tem essa nomenclatura pelo fato de ser semelhante a esse acessório, no caso, como se estivesse colocado ou "equilibrado" na cabeça.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROCISÃO MARCA O ENCERRAMENTO DA FESTA DE NOSSA SENHORA DE FATIMA

Imagen de Nossa senhora de Fátima

Na tarde de ontem muitos foram os fieis a acompanharem a procissão que marcou o encerramento da festa de nossa senhora de Fátima padroeira do Bairro Dr. Sebastião Maltez Fernandes.

Nem mesmo a chuva que atrasou um pouco a saída procissão dispersou os fieis, que mostrando devoção a santa, cantavam e rezavam durante todo o trajeto.

A procissão foi acompanhada pela excelente banda de musica daqui da cidade, também acompanharam a procissão, Escoteiros e Demolay’s além de muitos populares.

Momentos
Momento em que a procissão passava na rua João Gomes de Oliveira (Antiga Santa Rita)

Escoteiros e Demolay's Caminharam com os Fieis

Fieis carregando a imagen da santa

Banda de Música Maestro Joaquim Amáncio




Por:RICHARLLES ALVES

UNIVERSITÁRIOS DO TURNO MATUTINO TAMBÉM SÃO CONTEMPLADOS COM AQUISIÇÃO DE ÔNIBUS.

Prefeito Ademar e o secretário de educação Ivanildo Fernades entregando o onibus aos alunos do turno noturno.
FOTO:Francilenogois.blogspot.com

Os universitários que cursam faculdade em Mossoró no horário da manhã estão felizes da vida com mais um ônibus sendo usado no transporte dos universitários e também dos estudantes secundaristas. Agora com os ônibus os estudantes têm duas opções no horário de voltar para Caraúbas. O primeiro saindo às 10h e 40m e o segundo saindo ao meio dia.

Uma idéia que foi aprovada por todos, tendo em vista que os estudantes que não tiverem aula depois desse horário venham chegar mais cedo em casa.

Essa foi uma promessa de campanha do prefeito Ademar que no seu plano de governo havia prometido melhoria no transporte dos universitários que estudassem em Mossoró.



Por:RICHARLLES ALVES

13 de maio de 2009

CRUZAMENTOS DE DADOS DO "MDS" INDENTIFICARÁ SUSPEITOS DE FRAUDES NO BOLSA FAMÍLIA.


O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), orgão que tem como função fiscalizar e controlar a administração pública, iniciou uma série de auditorias nos sistemas informatizados usados na operacionalização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e no pagamento de benefícios do Bolsa Família (PBF).

Por incrível que pareça, a auditoria identificou pessoas falecidas ainda registradas no Cadastro Único, verificou ainda indícios de beneficiários que possuem automóveis, motos, caminhões, tratores e etc.

Esses vestígios de falhas no programa só foi possível graças ao cruzamento do Cadastro Único com base do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi), a base de políticos eleitos em 2004 e 2006 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com parte da base do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) referente a veículos de maior valor.



Mas com todas essas irregularidades relacionadas ao Bolsa Familia, o relatório de auditoria do TCU destacou que as suspeitas encontradas são minímas, em comparação ao número de famílias cadastradas no Programa.

Sendo assim, fica a certeza que os esforços realizado pelas três esferas: Federal, Estadual e Municipal tem obtido resultado no que se diz respeito a fiscalização, desse que é o maior Programa Social que o Brasil possue.



Por KAROL WOJTYLA

JUVENTUDE DA IGREJA BATISTA, REALIZARÁ MAIS UM CONGRESSO.

Mais uma vez, a Primeira Igreja Batista de Caraúbas realizará um grande evento. Trata-se do II Congresso da Juventude Batista Caraubense (JUBAC), que acontecerá entre os dias 15 e 17 desse mês.

Abordando a temática "Meu Alvo é Jesus", o encontro contará com a presença da Pastora Elizabete, da cidade de Fortaleza/CE, e acontecerá nas dependências do Arena Clube. Cada participante, pagará apenas uma taxa de inscrição simbólica.

RETIFICAÇÃO: Previsto inicialmente para acontecer na Casa da Cultura Popular, o congresso ocorrerá nas dependências do Arena Clube.

De acordo com os jovens Hiran e Juninho, que fazem parte da comissão que organiza o congresso. Para eles, o evento deve contar com um grande público, a exemplo de outros que foram realizados em oportunidades anteriores. "A prioridade é atrair um grande público, principalmente, pessoas que necessitam e que buscam ouvir a palavra de Deus. Nossa preocupação não é apenas com os visitantes de outras cidades, mas, com os caraubenses que devem buscar o Senhor. E esse congresso é uma ótima oportunidade", destaca Hiran.

A expectativa é de mais um grande congresso realizado pela comunidade Batista caraubense. Sem dúvidas, toda a sociedade deve prestigiar um momento sublime, de busca, de louvor e súplicas ao nosso Deus.



Por MAYKON OLIVEIRA

UNIVERSIDADES DEFINIRÃO SE ADOTAM OU NÃO, O NOVO ENEM COMO CRITÉRIO PARA INGRESSO.


O ministro Fernando Haddad informou na última sexta-feira (8), que o MEC anuncia até o fim deste mês quais as universidades federais adotarão o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de ingresso. A expectativa é de que muitas confirmem esse novo modelo de seleção para futuros acadêmicos.

Segundo informações, as universidades que utilizarão o exame como fase única de seleção deverão se manifestar até o dia 20 de maio. Essa data foi estabelecida pelo Comitê de Governança. Vencido o prazo, será realizada uma reunião entre os reitores dessas universidades e o Comitê, para o aperfeiçoamento das regras do Sistema de Seleção Unificada.

Hoje, os pró-reitores de graduação e comissões de vestibular das universidades participarão de uma reunião no MEC, quando será apresentada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a matriz de referência da prova do Novo Enem. Na ocasião, os dirigentes das instituições federais de ensino superior (Ifes) também conhecerão o Sistema de Seleção Unificada, que será utilizado para o gerenciamento das informações do processo.

O Comitê de Governança do Novo Enem definiu o prazo de três anos para a consolidação do processo de seleção unificada. Nesse período, as instituições poderão compatibilizar o novo formato de seleção com as políticas afirmativas já adotadas pelas universidades e com outras modalidades de seleção, admitindo que parte das vagas seja destinada a programas de avaliação seriada e também casos em que seja necessária a aplicação de provas específicas.

O Comitê também definiu que, durante o período de implementação do sistema, um grupo de pesquisa constituído pelo Inep monitorará a migração das Ifes para o novo processo seletivo. A proposta é avaliar as mudanças ocasionadas pelo novo método de ingresso dos alunos e, nos casos em que for necessário, propor adequações ao sistema.

Fonte: portal.mec.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO ESCLARECE A NOVA PROPOSTA DE FISCALIZAÇÃO DAS OBRAS E TERRENOS.

Em conversa que tivemos com o secretário Paulo Everton Amorim, que comanda a pasta de Infra-estrutura e Serviços Públicos, fomos informados de que será intensificada a fiscalização em obras particulares, sobretudo na zona urbana.

O secretário Paulo Everton Amorim, falou sobre a importância de fiscalizar as obras particulares e a legalização dos terrenos e construções.

A proposta de criação de um Plano Diretor, é uma das prioridades. Por essa razão, se torna necessário a legalização das escrituras públicas, a emissão de certidões e a liberação de alvarás, para as pessoas que vão construir algo. "Essas medidas são necessárias para que muitos respeitem os terrenos públicos e não se apropriem dessas áreas indevidamente. Fazendo isso, estaremos conhecendo, de fato, o que está acontecendo na nossa cidade", destaca o secretário.

Algumas pessoas interpretaram de forma errada essa nova proposta de trabalho da Secretaria. Muitos saíram falando aos quatro cantos que casas seriam demolidas, ou coisa parecida. De acordo com "Paulinho Amorim", a orientação é de quem possui um terreno doado, sem escritura ou algum documento que ratifique a posse, não construir nada nesse espaço.

Vários terrenos, que pertencem ao poder público municipal, foram apropriados de forma irregular.

Outro ponto que merece ser destacado, é de que essa regularização será efetuada em todas as construções existentes na cidade, tanto particulares quanto públicas. A orientação é de que o proprietário compareça à Secretaria de Infra-Estrutura e Serviços Públicos, com os documentos necessários.

Para fazer o acompanhamento, foram elencados 03 fiscais, que são: Rigno Begno, Josiram e Aparecida. "Construir sem o terreno possuir as escrituras ou sem estar enquadrado nos tramites legais, automaticamente a construção ficará embargada e submetida à decisão judicial", afirma Paulo Everton.


Por MAYKON OLIVEIRA

OBRAS NA CENTRAL DE TRANSMISSÃO DA OPERADORA VIVO, JÁ FORAM INICIADAS.

Depois da instalação das centrais de transmissão de 03 operadoras de telefonia celular (Oi, Tim e Claro), o município de Caraúbas ganhará mais uma. Desta feita, é a Vivo que instalará uma unidade aqui na cidade.

A aquisição do terreno já foi efetuada, e as obras já foram iniciadas. Na última segunda-feira pudemos acompanhar um pouco do trabalho que estava sendo realizado no local. Desde a semana passada, os materiais de construção não param de chegar, e uma limpeza geral também foi realizada.

Homens trabalhando na construção do muro da central de transmissão da operadora Vivo.


Desde a semana passada, os materias de construção estão chegando no local.

O terreno está localizado na rua Cândido Rosendo, em frente ao prédio onde funciona o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

A expectativa dos usuários de telefonia móvel, é que a Vivo apresente serviços muito melhores do que aqueles que já são oferecidos. Em breve, a tecnologia, a modernidade, e a qualidade que a operadora apresenta em sua propaganda, poderão ser "testadas" pela população caraubense.



Por MAYKON OLIVEIRA

GOVERNADORA CUMPRE "SUPER" AGENDA EM MOSSORÓ.

Durante todo o dia de ontem, a governadora Wilma de Faria teve uma agenda muito extensa na cidade de Mossoró. De acordo com os veículos de impensa, a chefe do Executivo Estadual vai "andar" tanto, que um dia só não seria suficiente.

Realmente eles tinham razão. Wilma participou de encontro com empresários, autoridades, visitou obras, assinou convênios e parcerias, e ainda encontrou tempo para fazer inaugurações. Tal ação é muito importante, sobretudo, se observarmos o potencial que a "Capital do Oeste " tem, na geração de emprego e renda.

Porém, o que mais chama atenção em parte da nossa classe política, é justamente essa postura sendo mantida com frequência. São quatro anos de mandato (no mínimo) e, portanto, existe muito tempo para se visitar qualquer lugar. O problema, é que para muitos é melhor sair por aí "nas carreiras", do que realizar várias visitas, frequentemente.



Por MAYKON OLIVEIRA

GALILEU CURSINHO INICIOU AS AULAS PREPARATÓRIAS PARA O CONCURSO DE AGENTE PENITENCIÁRIO

Na última segunda-feira, foram iniciadas as aulas na turma preparatória para o concurso público, que selecionará 400 agentes penitenciários para o estado do Rio Grande do Norte. E, o Galileu Cursinho mais uma vez larga na frente.

As aulas foram iniciadas na noite da última segunda-feira (11).

De acordo com o diretor João Gomes, as aulas já estão sendo ministradas e contam com grandes profissionais. Um deles é o professor Nicodemos Gomes, que é Especialista em Direito Tributário pela SFG/Unisul. Ele trabalhará os conteúdos inerentes aos Conhecimentos Específicos. Além dele, a professora Especialista Kalene Fernandes, ministrará as aulas de Língua Portuguesa.

Especialista em Direito Tributário, o professor Nicodemos Gomes ministra aulas de Conhecimentos Específicos.

Com o salário inicial de R$ 1.470,00 , o concurso atraiu um grande número de pessoas, que lutam por uma vaga no mercado de trabalho. Portanto, se você pretende se preparar, entre em contato com a direção do Galileu Cursinho de Caraúbas.

Ainda existem vagas na turma preparatória, e as aulas acontecem diariamente, das 18h30min às 21h30min, na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel.



Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES