Segundo a educadora, as atividades de discussão das Diretrizes e as Oficinas foram de grande importância para as dezenas de educadoras que prestigiaram o Fórum.
Por MAYKON OLIVEIRA
A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde promoveu nos dias 18 e 19 deste mês, em Brasília/DF, a Oficina para lançamento nacional do Plano Integrado de Eliminação da Hanseníase, Esquistossomose e Filariose como saúde pública, Tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases.
A página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet dispõe do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), em que candidatos, partidos políticos e cidadãos interessados podem consultar o registro das pesquisas eleitorais sobre intenção de voto a candidatos nas Eleições 2012 que se destinam à divulgação pública de seus dados. As eleições municipais deste ano ocorrem no dia 7 de outubro.
De acordo com a página oficial do TSE, o Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais está disponível nos portais dos tribunais eleitorais para as empresas ou entidades que pretendem realizar pesquisa de intenção de voto relativa às Eleições 2012. O manual referente ao sistema também pode ser acessado.
Por MAYKON OLIVEIRA
Vale a pena refletir...
Estamos na eminência de uma campanha eleitoral que tem tudo pra ser novamente tão acirrada que vai faltar espaço para pessoas como eu e outros cidadãos de bem, que querem verdadeiramente lutar “UNIDOS PARA RECONSTRUIR CARAÚBAS” e pela “VITÓRIA DO POVO.” Povo sofrido e que já não aguenta mais depositar esperanças em quem só entra em campanhas políticas para inflar o próprio ego. Refiro-me aos dois lados. Se um lado critica o outro por má administração, este esquece que também tem o rabo preso em certos quesitos tão fundamentais a um político; se fala do outro que se vendeu, esquece ou deixa passar despercebido que também cometeu deslizes outrora; se fala de compra de votos, não cita que também barganhou dissimuladamente esse bem que os caraubenses deveriam preservar: a sua própria consciência.
É meio confuso, isso eu sei, mais posso explicar usando um ditado popular que se encaixa perfeitamente nesse momento de política(gem) em Caraúbas, a máxima: “o sujo falando do mal lavado” pode até resumir este medíocre texto que escrevo.
Existem pessoas de bem que infelizmente se contaminaram com esse vírus chamado politica caraubense, mais devemos parabenizar pessoas íntegras como Dr. Velúzia que percebeu a tempo que para ser político não precisamos nos rebaixar a esse quadro tão sujo; que para fazer o bem ao próximo não precisamos gastar milhões manipulando o povo. É de pessoas como ela que precisávamos para reconstruir Caraúbas, mas isso não é possível agora, porque os nossos nobres coronéis estão mais preocupados em ver quem pode mais.
O carro-chefe das duas campanhas é o POVO, mas me pergunto se realmente esse povo vale tanto a pena? Gastar milhões em uma campanha e tentar recuperar tudo apenas com salário de prefeito? Isso é realmente possível? Como realmente esse dinheiro será reposto? Acho que já sabemos a resposta.
Em outro cenário paralelo à politicagem, temos a figura de Alcivan Viana, um verdadeiro político que sabe o que faz e que deveria desde o começo de sua vida pública, ter a merecida atenção do povo e dos senhores coronéis. Agora, o pouco tempo que lhe resta não é suficiente para mostrar a todos como realmente se faz política.
Não prego aqui o desprezo a essas pessoas que aí estão visitando comunidades rurais como se antes elas nem existissem, não incentivo o desrespeito ou as ameaças a este ou aquele grupo político, ate porquê, querendo ou não, um deles vai ganhar esse pleito. Se formos olhar os defeitos de um (que são muitos), o outro também não fica por menos.
Já que não podemos ter uma política decente, só nos resta agora torcer para que os prejuízos nos próximos anos sejam os menores possíveis.
Renato Araújo
Estudante de Comunicação Social/UERN
Foram prorrogadas até 30 de julho as inscrições para a 5ª edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas. Podem se inscrever professores da rede pública de ensino de todo o país. Há 70 mil vagas para educadores de escolas públicas. A capacitação é realizada pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça em parceria com Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
As aulas a distância ocorrem de agosto de 2012 a abril de 2013 e estão sob a responsabilidade do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB). Não há custos para os participantes. A atividade faz parte do programa do governo federal Crack, é possível vencer. As inscrições devem ser feitas pelo site http://educadores.senad.gov.br/
Serão aceitas inscrições de educadores efetivos ou temporários de escola pública estadual, municipal ou do Distrito Federal do ensino fundamental ou médio de todo o Brasil, em exercício em unidades de ensino. Cada escola deve inscrever, no mínimo, cinco professores para que seja formada uma turma na instituição de ensino.
Fonte: Ministério da Justiça
Por MAYKON OLIVEIRA
Esta semana a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma importante campanha de diagnóstico de Doença de Chagas, visto isto a Dica de Saúde desta Quinta-Feira será sobre esta doença, para que todos possam ter um entendimento maior sobre esta patologia.
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros,
Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até cinquenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. Os medicamentos têm efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
Sinais e sintomas
A doença tem uma fase aguda, de curta duração, que em alguns doentes progride para uma fase crônica. Dentre os sintomas possíveis na fase aguda estão, Febre, Mal-Estar, Inflamação e dor nos gânglios linfáticos, Vermelhidão, Inchaço nos olhos, Aumento do Fígado e do baço e problemas cardíacos.
Porém a fase aguda é frequentemente pouco sintomática, geralmente passando despercebido, motivo pelo qual é tão difícil fazer a prevenção adequada de Chagas.