3 de janeiro de 2009

GAZETA DO OESTE

QUEDA DE BRAÇO

Por pouco não acontecia surpresa na eleição para presidência da Câmara Municipal em Caraúbas. Ganhou Assis Batista (PSB) por um voto. O vereador Ivanildo do Gás (PT) quase embarcava na nau da oposição que tinha quatro votos e com ele chegaria a presidência. Manobras desfeitas em cima da hora.

GILBERTO DE SOUZA / GAZETA DO OESTE

http://www.gazetadooeste.com.br/

JORNAL DE FATO: NOVO PREFEITO ANUNCIA AÇÕES IMEDIATAS EM CARAÚBAS

As primeiras medidas de governo em Caraúbas foram emergenciais e imediatas. O prefeito Ademar Ferreira da Silva (PSB) e o vice-prefeito Alcivan Viana explicaram que encontraram o município sujo, com muitos problemas administrativos e com um agravante: o ex-prefeito Eugênio Alves não permitiu a transição de governo, e causou transtorno ao início dos trabalhos da nova gestão.

O novo prefeito se mostra preocupado com o grau de desorganização da administração em Caraúbas. Pede calma à população quanto às medidas administrativas de governo. Ademar, que não tem sequer um local para trabalhar - o ex-prefeito Eugênio Alves derrubou o Palácio Jonas Gurgel e não reconstruiu, encontrou montanhas de lixo e entulhos em quase todas as ruas, praças e margens da cidade.O ex-prefeito não frenquentava a Prefeitura. Teria sido visto, apenas, no seu penúltimo dia de governo saindo de algumas salas próximas ao local onde havia o Palácio Jonas Gurgel com pastas de documentos.

Para instalar seu governo, o novo prefeito teve que alugar uma casa. O mesmo foi feito com relação a várias secretarias.No que se refere à parte administrativa, os novos secretários não encontraram computadores e a relação de bens móveis e imóveis da Prefeitura. Diante deste quadro, Ademar e Alcivan solicitaram uma Auditória Pública, que vai ser iniciada segunda-feira (5). "Preciso urgentemente tomar ciência da real situação administrativa e financeira da prefeitura que vamos administrar para podermos iniciar o atendimento ao público e iniciarmos oficialmente a nossa missão. Estou assustado e desnorteado com o atual quadro", assim declarou Ademar.

O novo prefeito convocou a equipe de secretários, assessores jurídicos e de imprensa para trabalhar durante o final de semana, no sentindo de resolver os problemas essenciais, para não prejudicar, por exemplo, os serviços de saúde. Quer iniciar imediatamente a limpeza pública e providenciar para alugar prédios, pagar contas de água, luz, telefone, enfim, garantir que a máquina pública volte a funcionar o mais rápido possível.


http://www.defato.com/estado.php

COMPETIÇÃO QUE REVELOU CARAUBENSE, NO ANO PASSADO, TEM INÍCIO HOJE.

Começa hoje a maior competição para revelar jovens talentos no futebol brasileiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na verdade, ela é disputada no período de 03 e 25 de janeiro, contendo seis fases: primeira, segunda, oitavas-de-final, quartas-de-final, semifinal e final. Além disso, reúne 88 times, de todos os estados brasileiros, que são divididos em 22 grupos.

No ano passado, o jovem caraubense Roberto (Betinho), filho de Pepê Medeiros, foi um dos destaques do Fortaleza na Copinha. Ele chamou atenção pelo desempenho que teve durante os jogos de sua equipe, que enfrentou adversários tradicionais, como o Paulista de Jundiaí e o Corinthians/SP.

(Goleiro caraubense, tem atuação decisiva na vitória de 2 x 1 de sua equipe, contra o Paulista de Jundiaí)


Assim, Graças as suas defesas, logo em seguida o atleta foi integrado à equipe principal do clube cearense, fazendo parte do elenco de profissionais.


(Chegada ao time profissional)

Sem dúvidas, competições desse nível, além de contribuir para tirar nossos jovens da ociosidade, podem auxiliar na garantia de um futuro mais digno. Bom seria se outros atletas do nosso município tivessem a oportunidade de participar de uma competição como essa. Mas, é necessário trabalhar muito, para que isso aconteça.


Por MAYKON OLIVEIRA


Fotos: Extraídas de jogolimpo.com e fortalezaec.net


FUTEBOL EM CARAÚBAS/RN REGREDIU NOS ÚLTIMOS ANOS.

O futebol caraubense passa por uma de suas piores crises no que se diz respeito à prática e descobertas de novos talentos. É cada vez mais notória a falta de incentivo por parte do poder público e privado. Tal fato faz com que futuros atletas desapareçam do cenário futebolístico local, regional e, principalmente, nacional.

Muitos são os apelos de desportistas e amantes do futebol por uma “revitalização” completa do futebol amador no município. Lamentável! Essa é a palavra que vem a mente depois de ouvir esportistas, dirigentes de clubes, e perguntar quais os desafios enfrentados na prática desportiva na “terra das caraubeiras”. Parece um coro de várias vozes, mas com uma única resposta: "falta incentivo".


(Campo de futebol próximo a Casa de Cultura Popular)


Quem é o culpado? Quem deveria investir? Enganado quem pensa que essa responsabilidade é totalmente do Estado. O empresário seja ele grande ou pequeno, o educador, o estudante, o professor e etc. Todos são diretamente ou indiretamente responsáveis pelo incentivo ao esporte.

Mesmo diante das dificuldades os caraubenses não se abatem. Mesmo sem os devidos recursos, podemos ver alguns destaques no cenário nacional, como é o caso dos atletas Sandro ex-Cruzeiro, Marcão, e o mais novo destaque caraubense, o goleiro Roberto atualmente defendendo as cores do Fortaleza Esporte Clube.


(Aspectos do "estádio" Washington Câmara)


Por isso, é lamentável, ver um município com tanto potencial, mas que é tão pouco aproveitado. A expectativa é que a atual administração possa dar um melhor incentivo, juntamente com empresas privadas, podendo assim conhecer e investir em projetos locais.


Por KAROL WOJTYLA

QUEM DIRIA... “HERMANOS” APRENDERÃO PORTUGUÊS!

Foto: Extraída de heroi.uol.com

A câmara alta da Argentina aprovou recentemente um projeto que estabelece que o idioma português se torne matéria obrigatória nas escolas de segundo grau em todo o país.

Segundo publicação no portal digital parlamentário.com a partir desta lei, todas as escolas de segundo grau do sistema educacional dos nossos “hermanos” incluirão de maneira obrigatória, uma proposta curricular para o ensino da Língua Portuguesa. Desse modo, a lei supõe um incentivo à aprendizagem do nosso idioma e constitui um passo importante no processo de integração com os países do Mercosul, em especial, com o Brasil, claro.

No caso das escolas das regiões de fronteira com o nosso país, a decisão é ainda mais surpreendente, uma vez que o ensino terá início desde o nível primário. E, ao contrário do que possa parecer, a decisão foi bem aceita por lá.


Por MAYKON OLIVEIRA

JUVENTUDE, POLÍTICA E VIDA PÚBLICA.

Foto: Extraída de eleicoes.uol.com.br

Renan Venceslau, o vereador mais jovem do Brasil.

Como já falamos, em uma de nossas postagens, é cada vez maior o numero de jovens que decidem entrar para a vida pública. O desejo de conquistar uma vaga no legislativo e, até mesmo no executivo, faz com que vários deles travem disputas acirradas com políticos que já tem um histórico.

É do município de Faina, em Goiás, o prefeito mais jovem do Brasil. Eleito com apenas 20 anos de idade, Caio Vellasco de Castro Curado, do PMDB, só atingiu a idade mínima de 21 anos, exigida pela Constituição, no dia 25 de dezembro passado, ou seja, um pouco antes da posse, como prevê a legislação. Em todo o país foram registrados cerca de 122 candidatos com idade inferior a 25 anos, sendo que 31 deles foram eleitos.

Já o vereador mais jovem eleito no nosso país é da cidade de Aspásia, no interior de São Paulo. Eleito aos 17 anos de idade, Renan Venceslau, do PT, só completou 18 anos no último dia 17 de dezembro. Assim, atingiu a idade mínima exigida pela Constituição Federal para assumir a vaga no legislativo, conquistada com os 62 votos que obteve no último pleito.


Por MAYKON OLIVEIRA

2 de janeiro de 2009

ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DEFINEM DATAS PARA MATRÍCULAS.


O município de Caraúbas/RN possui 04 escolas da rede estadual de ensino, que são: Escola Estadual Antônio Carlos; Escola Estadual Sebastião Gurgel; Escola Estadual Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara e; Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira.

No início de cada ano, as equipes administrativas de cada uma dessas instituições definem um calendário de matrículas. Contudo, nesse ano uma ótima medida foi tomada e, com certeza, facilitará bastante para todos aqueles que necessitam dos serviços prestados por cada uma das escolas.

Segundo o professor Adeildo Rodrigues, que atualmente é diretor da escola Antônio Carlos, as matrículas para os alunos novatos serão iniciadas na próxima segunda-feira, dia 05 desse mês. A data é válida para todas as escolas da rede estadual em nossa cidade. Além disso, o gestor ainda ressaltou que os alunos com renovação de matrícula pendente, poderão renovar até o dia 08.

O recesso das atividades das referidas equipes administrativas ocorrerá no período de 09 a 26 de janeiro, enquanto que o início do ano letivo será no mês de fevereiro, com a previsão de começo das aulas para o dia 09.


Por MAYKON OLIVEIRA

SEDE DO EXECUTIVO MUNICIPAL NÃO DISPÕE DE CONDIÇÕES ADEQUADAS.

Ao assumir a prefeitura do município de Caraúbas/RN, a nova gestão terá muitos desafios. O mais curioso de tudo é que eles começam a partir do próprio portão de entrada do logradouro.

Desde muito tempo, havia a necessidade de fazer uma grande reforma na prefeitura, até pelo fato de ser uma construção antiga e ter a necessidade de uma boa manutenção. É bem verdade que em oportunidades anteriores, muitos gestores confundiram reforma com pintura, e apenas “maquiaram” a sede do executivo caraubense.

Na gestão anterior, foi iniciada uma grande reforma no Palácio Jonas Gurgel, sede do poder no nosso município. O maior problema é que essa reestruturação não foi concluída e, uma parte considerável do antigo prédio continua, praticamente, no chão.

Tal situação é muito complicada, chegando ao ponto de dificultar o trabalho dos novos secretários que, desprovidos de um local adequado para trabalhar, se espremem nas pequenas salas que não foram alteradas.

Realmente é um fato muito curioso, mas ao mesmo tempo triste. O prédio da prefeitura é um patrimônio e, muito nos entristece vê-lo naquela situação. Esperamos que a reforma seja concluída, e que a sede do poder volte a ser bela, exuberante, como já foi em outrora.






Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

ENQUANTO SE FALA EM REFORMA ORTOGRÁFICA...

o nosso Português continua sendo muito bem “dizido”!

Muito tem se falado na chamada reforma ortográfica, que é um conjunto de medidas que passou a ser implementado desde ontem, e visa reduzir as disparidades existentes em relação Língua Portuguesa, falada em 08 países.

Sinceramente, não vejo o Brasil como muito preparado para passar por isso a médio prazo. Não acredito que em 2012, todos estejam plenamente adaptados às alterações que são propostas. Na verdade, foram 508 anos falando, praticamente, de um só maneira. Cada porção do país tem suas particularidades, que podem ser modificadas a partir do advento dessa nova proposta para os países do mundo lusófono.

Já que nossa classe política está interessada no assunto (em detrimento dos demais, como: saúde, educação...), poderia dar oportunidade ao funcionário público Carlos Alberto Domingos dos Santos. Natural de Quixeramobim/CE, “Carro Velho”, como é conhecido, é um exímio dominador da normas cultas da nossa língua-mãe e, por essa razão, ficou conhecido não apenas por ser o “Rei dos elogios”, mas pela beleza de colocar suas palavras quando se refere a algo ou alguém.


Veja abaixo.





(Antes de decidirem uma Reforma Ortográfica de fora para dentro, era melhor ensinar, corretamente, o Português ao povo brasileiro.)


Por MAYKON OLIVEIRA

1 de janeiro de 2009

DISCURSO DO PREFEITO DE CARAÚBAS/RN.

Confira (na íntegra) o discurso de Ademar Ferreira (PSB) após ser empossado como o novo prefeito do município de Caraúbas/RN.






Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

PREFEITO ELEITO TOMA POSSE NAS PRIMEIRAS HORAS DA MANHÃ.


Desde as primeiras horas de hoje (01/01/09), era intensa a movimentação nas dependências da Câmara Municipal de Caraúbas e nos seus arredores. Isso aconteceu devido à posse dos novos legisladores do município e, posteriormente, do prefeito e vice, eleitos no último pleito.

Dada a quantidade de presentes, uma estrutura foi montada em frente a Câmara, para que as pessoas pudessem acompanhar. Já passava das 02 horas da manhã, quando a solenidade de posse foi iniciada. O cerimonial convidou as lideranças presentes ao evento e, em seguida, o prefeito, Ademar Ferreira e seu vice, Alcivan Viana, para serem empossados.

Centenas de pessoas acompanharam todo o decorrer da cerimônia, que acabou por volta das 03 horas da manhã. Apesar da longa espera, a multidão se mostrava satisfeita e vibrava com os discursos. Um dos momentos mais emocionantes, sem dúvidas, foi quando uma artista da terra cantou o hino nacional. Com uma bela interpretação, a artista chamou a atenção de todos os presentes.

A solenidade foi encerrada com o discurso do prefeito Ademar, que garantiu abrir as portas da Prefeitura Municipal de Caraúbas para todas as pessoas, independentemente de partido ou posicionamento no último pleito. Além disso, cobrou empenho do secretariado ao longo do mandato e destacou a importância do apoio dos vereadores.

Sobre a sua forma de conduzir os trabalhos à frente do executivo municipal, o novo gestor foi bastante claro: “O nosso governo será do povo, pelo povo e para servir ao povo”, ressalta.


Por MAYKON OLIVEIRA

ELEIÇÃO DE ASSIS FOI BASTANTE DISPUTADA




O presidente Assis Batista venceu a chapa formada pelos vereadores de oposição, que era encabeçada pelo vereador Hamilton Bezerra. A eleição foi bastante acirrada e foi decidida apenas na última cédula.

Os votos da oposição formada por: Paulo Brasil, Hamilton Bezerra, Antonio Alves e Vinícius Amorim, não foram suficientes para eleger o presidente do seu grupo. Durante todo o dia de ontem, o grupo oposicionista se uniu pela eleição do vereador Ivanildo Fernandes, que depois de uma reunião com o grupo situacionista, rejeitou o convite.

Após o término da eleição, alguns vereadores usaram da palavra para parabenizar o vereador-presidente Assis Batista, e falar da necessidade de se instalar um legislativo autônomo e atuante.


SEGUNDO JÁCOME

ASSIS BATISTA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA




Em eleição bastante concorrida, o vereador Assis Batista venceu o embate travado com a oposição e se tornou o novo presidente da câmara dos vereadores. A chapa situacionista venceu pelo placar de 5 a 4.

A chapa de situação era formada por: 1º presidente (Assis Batista), vice-presidente (Ivanildo Fernandes), 1º secretário (Ailton Praxedes) e 2º secretário (Édson Morais).

Um fato curioso e que foi apontado por muitos como decisivo, foi o fato de que, após escolherem a sua chapa, os vereadores, Ivanildo Fernandes, Édson Morais, Edmilson Leite e Assis Batista, apresentaram a sua opção eleitoral para toda a platéia presente, provando que realmente optaram pela escolha de Assis Batista para presidir os destinos da legislatura municipal.


SEGUNDO JÁCOME

CUIDADO COM A LÍNGUA!

Foto: Extraída de reticenciaspoeticas.files

A partir de hoje, 1º de janeiro de 2009, o Brasil passará a ser participante do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Na realidade, os países que fazem parte do mesmo, devem seguir as novas orientações, até o ano de 2012.

Dos países do mundo Lusófono, Brasil, Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe já ratificaram o acordo, mas apenas o Brasil criou um cronograma de implementação das novas regras. Os demais, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau e Timor Leste, ainda não aprovaram as alterações

Umas das razões que motivaram essas novas medidas é a unificação da ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal. O que mais se questiona, na atualidade, é que essa dupla grafia acaba prejudicando o idioma, uma vez que a “língua-mãe” acaba sofrendo alterações significativas.

Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), desde que concretizada, a reforma ortográfica proporcionará mudanças, tanto no português falado em Portugal (nos demais países) como também no que é falado em território tupiniquim. O objetivo, é reduzir em cerca de 98 % as diferenças ortográficas entre essas duas nações.


Por MAYKON OLIVEIRA

PRÓSPERO ANO NOVO!!

A equipe de blogueiros do Caraúbas HotNews deseja a todos os nossos leitores um próspero 2009. Que nesse novo ano, as vitórias sejam muitas e constantes na vida de todos nós e, que o Grandioso Pai, possa continuar nos abençoando.

A vida nos concede grandes surpresas. O tempo sempre nos reserva inúmeros obstáculos. Nossa luta sempre nos encaminha para superarmos desafios. Portanto, encare-os, enfrente-os, mostre que você pode, que nós podemos fazer desse novo ano, UM ANO NOVO, de verdade!!


EQUIPE CARAÚBAS HOTNEWS.

31 de dezembro de 2008

SITUAÇÃO FECHA CHAPA



Acabou agora a pouco uma reunião na casa do futuro vereador Novinho Praxedes, na ocasião foi formada a chapa situacionista, que concorrerá à presidência da câmara. Ocupando atualmente o cargo de vice-prefeito, Assis de Romão chegará até o plenário da câmara como franco favorito para assumir a presidência, pois em tese carregará, contando com o seu voto, com quantidade necessária para vencer a batalha.

A chapa será encabeçada pelo futuro vereador Assis Batista, que terá como vice-presidente o futuro vereador petista Ivanildo Fernandes. Estavam presentes na reunião os vereadores situacionistas: Ivanildo Fernandes, Novinho Praxedes, Neguinho de Grosso, Pelé e Assis Batista. Compareceu também a reunião, os empresários: Júnior Praxedes, Ferreira Júnior, Ademus Ferreira e o futuro vice-prefeito Alcivan Viana.

Um detalhe que futuramente deverá ser revelado: “A presidência da câmara poderá ter sido decidida após uma simples ligação de um vereador oposicionista”.

SEGUNDO JÁCOME

IVANILDO AFIRMA: SEGUIREI AS ORIENTAÇÕES POLÍTICAS DA COLIGAÇÃO VITÓRIA DO POVO.



Caso se confirme à eleição de Ivanildo Fernandes (mesmo o vereador petista afirmando que seguirá a orientação política de Ademar Ferreira), o resultado da eleição poderá trazer desdobramentos nas relações políticas entre o executivo e o legislativo.

Informações extra-oficiais nos chegam de que nesse momento estão reunidos na casa do vereador Ivanildo Fernandes, os empresários Júnior Praxedes e Ferreira Júnior.

A luta pela presidência da câmara reservará muitas emoções na noite de hoje e você acompanhará todas elas aqui no blog.

SEGUNDO JÁCOME

VEREADOR DO PT PODE SER O PRESIDENTE DA CÂMARA


Durante todo o dia de hoje, a informação de que o vereador Ivanildo Fernandes seria o presidente da câmara foi disseminada pelos quatro cantos da cidade. O vereador do PT teria colocado o seu nome na disputa e possivelmente alcançaria os quatro votos dos vereadores eleitos pela coligação “Avança Caraúbas”, o que o levaria a condição de se eleger como presidente da câmara municipal.

Em uma conversa que tivemos na noite de natal, o vereador Ivanildo nos tinha comunicado que poderia sim ser candidato a presidente da câmara, independente de ser eleito com os votos da oposição. No entanto, Ivanildo nos informou que suas posições políticas a frente da presidência seriam de acordo com a orientação da coligação a qual se elegeu.

SEGUNDO JÁCOME

POSSE ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA.

O BLOG CARAÚBASHOTNEWS ESTARÁ FAZENDO A COBERTURA COMPLETA DA POSSE DO PREFEITO ELEITO ADEMAR FERREIRA, ASSIM COMO TRAZENDO TODAS AS INFORMAÇÕES A RESPEITO DA ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES.
NÃO PERCA.

RIO GRANDE "DOS ROYALTIES"

O Rio Grande do Norte é um dos maiores produtores de petróleo e gás natural do Brasil. Durante todo o ano, as áreas produtoras desses hidrocarbonetos, em território nacional, recebem uma espécie de compensação financeira, denominada Royalties.

A atividade de exploração e produção desses recursos na Bacia Potiguar, rendeu só em 2008, a quantia de R$ 379,27 milhões. Realmente, um valor expressivo e que poderia ser plenamente aplicado em obras que beneficiam a população. Na realidade, do total citado acima, cerca de R$ 213,64 milhões foram destinados ao Governo Estadual e R$ 165, 62 aos municípios produtores.

Na semana passada, foram repassadas as compensações referentes ao mês de dezembro, perfazendo um total de R$ 29,78 milhões. Logo abaixo, mostraremos os principais municípios produtores, bem como os respectivos valores repassados no decorrer desse ano.



MUNICÍPIO

VALOR REPASSADO EM R$

Mossoró

R$ 26.382.449,45

Macau

R$ 23.654.953,88

Guamaré

R$ 23.397.768,23

Areia Branca

R$ 11.255.294,54

Apodi

R$ 4.755.153,88

Alto do Rodrigues

R$ 4.434.026,45

Serra do Mel

R$ 4.381.781,04

Porto do Mangue

R$ 4.077.490,72

Assu

R$ 4.004.788,30

10º

Pendências

R$ 3.919.533,12

11º

Governador Dix-sept Rosado

R$ 3.547.252,97

12º

Caraúbas

R$ 3.541.208,90

13º

Upanema

R$ 2.820.884,08

14º

Felipe Guerra

R$ 2.520.892,30

15º

Carnaubais

R$ 1.583.916,17

16º

Afonso Bezerra

R$ 63.469,53

Fonte: www.anp.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS INICIARÁ 2009 COM QUASE 2 MILHÕES EM CAIXA.

Foto: Alexandro Gurgel

Hoje dia 31/12, além do ano que finda, temos também, o fim do mandato do prefeito Eugênio Alves (PR). Por essa razão, o atual gestor do município falou um pouco sobre o seu desempenho ao longo de quatro anos, nas páginas do jornal Gazeta do Oeste.

Ontem, Eugênio concedeu uma entrevista às duas rádios da cidade, Liderança FM e a Rádio Centenário AM. Na oportunidade, fez uma breve avaliação acerca do trabalho que foi desenvolvido durante o seu mandato.

Ainda, segundo o prefeito, estão asseguradas para a liberação em 2009, emendas junto ao Governo Federal que ultrapassam a cifra de 1,4 milhões de reais. Além disso, estão assegurados mais R$ 760 mil para construção de um estádio de futebol, R$ 97,500 para aquisição de um trator, R$ 140.600,00 para construção de uma praça pública, R$ 102 mil para recuperação de estradas e construção de passagens molhadas, R$ 581 mil para pavimentação de 19 mil metros de calçamento, R$ 101 mil para reforma do Posto de Saúde do bairro Sebastião Maltêz e mais R$ 104 mil para construção do Posto de Saúde no Alto de São Severino.

Esperamos que o próximo gestor e sua equipe trabalhem para que essas obras venham, efetivamente, sair do papel. Também, esperamos que a prestação de contas seja feita com freqüência, para que a nossa sociedade saiba, tenha noção do montante de recursos que entra em nosso município, bem como a sua devida aplicação.


Por MAYKON OLIVEIRA


Fonte dos Dados: www.gazetadoeste.com.br

ANO NOVO, VIDA NOVA... PEDIDOS ANTIGOS.

Mais um ano está para terminar. Um ano de sorrisos para uns e lágrimas para outros (assim como os demais). Cada vez que um se encerra, pensamos nos saltos que damos, nas vitórias que obtemos. Mesmo assim, não deixamos de lembrar das quedas, das derrotas, que são comuns a qualquer ser humano.

Não se trata de um desejo impossível de ser cumprido, apesar das enormes dificuldades. No final de cada ano, muitos traçam metas e planos, para que o “próximo” se torne verdadeiramente próspero.

Logo abaixo, listamos alguns pedidos, comuns à maioria da população e, mesmo diante dos entraves encontrados a cada dia, semana e na sucessão dos meses, não custa nada esperar que, pelo menos parte deles se torne realidade. Confira.


1) Melhor uso dos recursos públicos em políticas de inclusão e ascensão social; 2) Mais solidariedade e menos hipocrisia; 3) Menos consumo e mais repartição; 4) Mais empregos e menos agressão ao meio ambiente; 5) Menos empreguismo e mais planejamento; 6) Mais cultura e educação e menos doenças; 7) Menos dependência dos poderes constituídos; 8) Mais capacidade de discernimento; 9) Mais força e determinação nas lutas, mesmo diante da repetição das causas; 10) Menos imposições, mais debates e democracia; 11) Governos que façam “prova dos nove” (para conferir se estão corretos) e não apenas a “conta de somar”; 12) Mais vergonha na cara
.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONTA TRISTE

Foto: Extraída de flickr.com

Hoje, último dia do ano, muitas famílias caraubenses não tem o que comemorar. Na verdade, me refiro as várias famílias que perderam entes queridos devido a problemática da violência, que se fez presente em nosso município.

Contando "por cima" chegamos a um número macabro de homicídios, que já passaram de 20 só em território caraubense. Os números não são oficiais, mas pelo fato de vivermos num local com uma população relativamente pequena, o "correio da má notícia" trabalha a todo vapor e, vez por outra, temos a informação que mais um foi executado, na zona urbana ou rural.

É realmente um fato triste. Não estou aqui querendo fazer como alguns grande veículos de comunicação do nosso estado, que colocam Caraúbas como um verdadeiro "Oriente Médio", dada a violência que apregoam à nossa terra (até repudio os que veneram esse rótulo). Antes de mais nada, gostaria de chamar atenção de toda a nossa sociedade, pois aqui não está tão ruim como falam, mas também não é esse "recanto" de paz como alguns "protegidos" colocam.

Precisamos de paz, justiça e amor!


Por MAYKON OLIVEIRA

"PERSPECTIVAS 2009"

Falando de 2008, constatamos que ele ficará marcado por uma série de acontecimentos positivos e negativos, seja em âmbito local, nacional e internacional. Foi o ano em que os EUA elegeram o primeiro presidente negro de sua história. Foi também, o ano em que a violência fez subir o IBOPE dos programas sensacionalistas, sobretudo com o caso Isabela Nardoni e o da Jovem Eloá.Ainda nesse ano, tivemos uma das eleições mais acirradas da história do nosso município.

Bom, vamos ao foco de nossa postagem, afinal, isso não é a restrospectiva 2008 (que a globo gosta de exibir). Na realidade, quais são as perspectivas para 2009? Bom, de uma forma bem humorada e, ao mesmo tempo realista, mostraremos um pouco daquilo que se espera para o ano que está quase chegando.


ABAIXO, TEMOS AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS PARA 2009...



...NA ECONOMIA



... EM BRASÍLIA



... NA POLÍTICA



... NA MÍDIA


... EM CARAÚBAS/RN.



Por MAYKON OLIVEIRA


(Fotos: Extraídas de tribuna.inf.br; blogdajolopes.zip; refletoresdafama.com)

30 de dezembro de 2008

NOTA DO BLOG: Prefeito eleito Ademar levará mensagem de fim de ano amanhã aos caraubenses.

Prefeito Ademar gravou hoje a tarde uma mensagem de final de ano para população Caraubense, amanhã durante todo o dia estará circulando na cidade um carro de som com os votos de feliz ano novo do administrador.

Ademar ainda convida toda população para marcar presença na cerimônia de posse que será realizada amanhã na câmara de vereadores apartir das 22h30min, mostrando que quer fazer uma administração popular.


Por Richarlles Alves


PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES