30 de maio de 2009

RÁPIDAS...

Festa de Formatura

Em poucas horas, acontecerá a festa de formatura de mais uma turma do ProFormação do Campus Avançado João Ismar de Moura, da cidade de Patu. Um grupo de educadoras caraubenses está de saída para a solenidade, que acontecerá no Módulo Esportivo, logo mais.


Atrações no "Clube do Vaqueiro"

A banda Garota Safada é a grande atração de hoje, no Saia Rodada Park Show. Além dela, o Forró do Mesmo Jeito também estará agitando a galera. Pela primeira vez em Caraúbas, a banda é considerada uma das revelações do momento, e tem agradado um bom público em vários estados do Nordeste. Apesar da festa só ser a noite, é grande a movimentação no Centro, sobretudo, nos arredores da Praça Reinaldo Pimenta.


Final da enquete

Faltam poucas horas para o final da enquete. Depois de alguns dias, chegaremos ao resultado final, acerca da questão que colocamos aos nossos leitores. Ela, diz respeito a qual curso deve substituir Geografia, no Núcleo da UERN em Caraúbas. Não deixem de participar!



Por MAYKON OLIVEIRA

MAIS IMAGENS DA VAQUEJADA DO SAIA RODADA PARK SHOW.

As disputas pela premiação de R$ 100 mil, não param. Desde ontem, vaqueiros se esforçam para garantir a qualificação para as etapas seguintes, na grande vaquejada do Saia Rodada Park Show.

Durante boa parte da manhã e da tarde de hoje, estivemos acompanhando o grande evento. Veja algumas imagens.

Pista do Saia Rodada Park Show.


Um bom público nos camarotes, acompanhando a "queda do boi".


Apesar do forte calor, muitos acompanharam as disputas.


Vaqueiros derrubando o boi.


"Dedé de Possidônio" e o amigo Victor Hugo Oliveira, da Web Rádio V7, que também estava fazendo a cobertura da grande vaquejada.


Por MAYKON OLIVEIRA

HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS, REALIZOU GRANDE ENCONTRO, NA MANHÃ DE HOJE.

Acabou agora a pouco, o I Encontro de Saúde: Qualidade de Vida e Humanização, e o Lançamento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, realizado pelas equipes do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira. Na ocasião, dezenas de pessoas estiveram presentes, inclusive, de outros municípios. É a primeira vez que Caraúbas sediou um evento desta magnitude.

O evento foi realizado na Escola Municipal Josué de Oliveira, durante toda a manhã de hoje, e contou com um público formado por profissionais da área da saúde, gestores, e outros segmentos da sociedade, que demonstraram interesse em saber um pouco mais sobre a temática abordada no encontro.

Painéis foram confeccionados, com o intuito de mostrar um pouco sobre o trabalho desenvolvido na unidade de saúde.

A Mesa Diretiva foi composta por várias autoridades, como: Giovani Nobre (Secretário Municipal de Saúde); Cássia Cândida (Representante da Governadora do Estado); Jucirene Oliveira (Representante do SINDSAÚDE); Assis Batista (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores); Dr. Antônio Carlos de Lima (Diretor do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira); Drª. Norma Míriam (Representante dos PSF's); Drª. Velúzia Gurgel (Representante da Classe dos Médicos); Leonardo Menezes (Especialista em Qualidade de Vida no Trabalho); Maria de Fátima Dantas (Representante da Secretaria Estadual de Administração); Arivone Ribeiro (Representante da Escola de Governo); e Roberta Fernandes (Gerente da II URSAP).

Autoridades locais e regionais, fizeram parte da Mesa.

Quando a palavra foi facultada à Mesa, todos os que se pronunciaram, destacaram a grandeza do evento. Um deles, foi o Secretário Giovani Nobre, que falou sobre a importância da qualidade de vida e humanização, sobretudo para a realização de um belo trabalho. Também, agradeceu ao convite, e colocou a Secretaria Municipal de Saúde à Disposição dos equipes do Hospital Regional, para ajudar da melhor maneira possível.

Logo após, tivemos a apresentação do Coral Canto e Saúde, da cidade de Mossoró. O mesmo é formado por profissionais do Hospital Regional Tarcísio Maia e, também, por pessoas da própria comunidade. O objetivo, é humanizar é humanizar o trabalho, amenizando as tensões, a partir do uso da música.

O público presente, acompanhou com atenção a apresentação do Coral Canto e Saúde.

Após a abertura oficial, foi realizada uma palestra, com o intuito de fomentar a integração entre os participantes, mediante a discussão de questões pertinentes à Qualidade de Vida e suas dimensões. Além disso, a Assistente Social, Maria Sônia Pereira, fez a apresentação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - Viver Saúde. Posteriormente, ocorreram várias oficinas, até o término, por volta do meio-dia.



Por MAYKON OLIVEIRA

VÁRIAS OFICINAS, NO ENCONTRO DE SAÚDE DO HRC.

Profissionais de saúde, na oficina de Estética Facial.

No âmbito do I Encontro de Saúde realizado pelas equipes do Hospital Regional de Caraúbas, que abordou Qualidade de Vida e Humanização, e fez o Lançamento do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, também aconteceram várias oficinas.

A partir das 10 horas, os participantes se dirigiram às salas, para participarem das oficinas. Cada uma delas, foi ministrada por profissionais bastante competentes.

As oficinas realizadas foram as seguintes:

Humanização
Espiritualidade no Trabalho
Saúde Bucal
Estética Facial
Identidade Local
Cabelos Saudáveis
Direitos do Trabalhador
Prevenção da Saúde
Ginástica Laboral/Massagem
Prevenção do Álcool

Em nome de toda a equipe do blog, parabenizo a todos os idealizadores e colaboradores desse grande evento.


Por MAYKON OLIVEIRA

SESAP E MINISTÉRIO PÚBLICO REALIZAM FÓRUM SOBRE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM MOSSORO

Assistente Social Roberta Fernandes de II URSAP-Mossoró-RN

OESTE - A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) da Secretaria de Estado da Saúde Pública e o Ministério Público do RN realizarão o Fórum Regional para Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária a ser realizado no dia 01 de junho das 13h30m às 18 horas, no auditório da II URSAP em Mossoró destinados para gestores municipais, coordenadores e técnicos das Vigilâncias Estadual, Regional e Municipal, assessores jurídicos, conselheiros municipais de saúde.

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária da II URSAP, Ana Isaura Almeida são objetivos do Fórum disseminar a importância da Vigilância Sanitária, esclarecer o papel do Ministério Público. É fundamental efetivar a implantação e a descentralização das ações de Vigilância Sanitária aos municípios sensibilizar os gestores municipais, orientando a implantação eficaz da vigilância sanitária em cada localidade.

“A descentralização é uma estratégia fundamental para a efetivação da saúde como direito social (direito de todos) e dever do Estado. Para tanto, o Município é considerado como a instância apropriada para a execução das ações, por ser o nível de governo mais próximo do cidadão e dos seus problemas. Portanto, a municipalização da saúde significa o reconhecimento da responsabilidade política por parte do Município para com a saúde de seus cidadãos.”, ressalta o técnico da Vigilância Sanitária da II URSAP, Djanilson Batista.

Descentralizar a Vigilância Sanitária é garantir que as ações sejam realizadas em todos os municípios, dando efetividade ao princípio constitucional e cumprimento ao estabelecido na Lei Federal Nº. 8.080/90 e demais legislação infraconstitucional do SUS, que trata da matéria, preconizando a descentralização das ações de vigilância sanitária, com definição de competências e atribuições, nos três níveis de governo, destaca o técnico da VISA, Domício do Vale.

“O Município é o principal responsável pela saúde pública de sua população. A partir da assinatura do Termo de Compromisso de Gestão, o Gestor Municipal passa a assumir imediata ou gradativamente a plenitude da gestão das ações e dos serviços de saúde oferecidos em seu território. Compete ao município implementar e executar ações de Vigilância Sanitária, com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado e legislar complementarmente o que não lhe for constitucionalmente vedado”, disse, Domício do Vale.

Palestrantes: Wanda Mieko, assessora técnica da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA) da SESAP e Geovanira Galvão de Lima, assessora jurídica da SUVISA.

Abdias Duque de Abrantes e Chico Costa
Assessor de Comunicação Social
II URSAP DRT PB 604
3315-3461/9972.7695




Por:RICHARLLES ALVES

BOA MOVIMENTAÇÃO, NO PRIMEIRO DIA DA GRANDE VAQUEJADA DE CARAÚBAS.

Durante o dia todo, milhares de pessoas foram até o parque de vaquejada, acompanhar as disputas.

O primeiro dia da grande vaquejada do Saia Rodada Park Show foi um sucesso. As pessoas que compareceram ao local, puderam acompanhar a realização de um grande evento, e disputas emocionantes.

Durante o dia todo, milhares de pessoas passaram pelas dependências do parque. Muitas delas, acompanharam as várias disputas entre os vaqueiros, nas mais diversas categorias. Acirradas, elas levantaram o público presente, que observou com atenção o desempenho de cada dupla que entrou na pista.

Outros populares preferiram observar a movimentação em outras partes da estrutura, como a praça de alimentação, as barracas e bares. A noite, a festa no "clube do vaqueiro" foi gratuita, e teve a banda Forró de Luxo como atração principal.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Oposição? Nem tanto...

Curiosamente, alguns deputados federais do PSDB, foram favoráveis ao terceiro mandato do presidente Lula. O partido, junto com o DEM, fazem parte do bloco oposicionista no Congresso. No entanto, a partir da intervenção da executiva "tucana", os parlamentares cederam. Um deles, foi o potiguar Rogério Marinho, que até pouco tempo "defendia as cores" do PSB. Mas, a ameaça de expulsão da legenda, fez com que ele e os outros, mudassem (radicalmente) de idéia.


Conscientização

Na próxima semana, será trabalhada nas escolas caraubenses, a temática "Cultura e Civilização - Drogas, Não". A mesma é pertinente a V Semana de Meio Ambiente, que já se consolidou como um dos principais projetos desenvolvidos no município, sendo inclusive, uma referência para a nossa região. Dentro das atividades, teremos palestras, confecção de cartazes, painéis, produção de textos, entre outras. A culminância, será na sexta-feira (05), com a realização de mais um festival ecológico.


Enchente

As chuvas que caíram nessa semana, causaram transtornos em algumas áreas do nosso município. Uma delas, corresponde aos "baixios", existentes na comunidade de Sabe Muito. Os níveis do rio Carnaubinha/Sabe Muito e do riacho do milho, subiram significativamente, inundando algumas partes, deixando as plantações submersas. Ontem, a situação já havia sido normalizada. As águas baixaram, e os moradores puderam verificar as perdas.



Por MAYKON OLIVEIRA

MINISTÉRIO DA SAÚDE, EMITIU NOTA À IMPRENSA.

O Ministério da Saúde, emitiu uma nota à imprensa, falando sobre a problemática das ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1). Confira.

1. O Ministério da Saúde informa que, após o fechamento do boletim anterior (divulgado às 18h), recebeu a confirmação de outro caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) no Estado de São Paulo.

2. O paciente é contato próximo de um caso procedente dos EUA, já confirmado anteriormente. Está internado e passa bem.

3. Com este, o total de casos confirmados no país chega a 16. Os casos foram registrados nos estados de São Paulo (07), Rio de Janeiro (05), Santa Catarina (02), Minas Gerais (01) e Rio Grande do Sul (01). Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

4. Até o momento, são quatro os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do México ou EUA. Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

5.. Os países com evidência de autoctonia, até o momento, são: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Espanha, EUA, Itália, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido e Romênia.

6.. Segundo a OMS, apenas México, EUA e Canadá são considerados países com transmissão sustentada. A letalidade no mundo é de 0,68%.

7. Nesta sexta-feira, 54 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de saúde (OMS).


Fonte:http://portal.saude.gov.br


Por MAYKON OLIVEIRA

"CORÉIA DOS MÍSSEIS"

No dia 09 de setembro de 1948, o mundo assistiu a independência de mais um país: a Coréia do Norte.

Chamada, a princípio, de República Popular, poucos acreditavam que aquela pequena nação, com o tamanho aproximado do estado do Ceará, pudesse colocar medo em alguém.



Agora, disparando seus mísseis "a torto e a direita", nós caraubenses acompanhamos no noticiário, os mandos e desmandos de um regime ditatorial, que ameaça a paz mundial.


Por MAYKON OLIVEIRA

29 de maio de 2009

NATAL SERÁ UMA DAS SEDES DA COPA DE 2014, AFIRMA JORNALISTA.

Segundo o site do colunista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”, a Fifa já escolheu as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal. O anúncio oficial será feito no domingo, durante reunião do Comitê Executivo em Nassau, Bahamas.

Assim, as cinco cidades que apresentaram candidatura e ficarão fora do Mundial são: Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco. De acordo com Ancelmo, a última vaga ficou entre Natal e Florianópolis, mas a capital do Rio Grande do Norte ganhou por questões "políticas e logísticas".

Domingo, a partir das 15h30min, conheceremos as 12 "cidades-sede" do maior evento do futebol mundial. A solenidade acontecerá na capital potiguar, e será transmitida ao vivo por vários canais de TV. Vamos aguardar a confirmação (ou não).

Fonte: globoesporte.com


Por MAYKON OLIVEIRA

UMA DAS MAIORES VAQUEJADAS DO NORDESTE, TEVE INÍCIO NA MANHÃ DE HOJE.

Na manhã de hoje, foi iniciada uma das maiores vaquejadas da região Nordeste, aqui na cidade de Caraúbas. O evento, que já vem sendo comentado desde o final do ano passado, conta com a presença de centenas de vaqueiros, de vários estados brasileiro. Além disso, também acontecerão grandes shows de forró.

As animais receberam um tratamento especial, antes das disputas.

Logo cedo, no Saia Rodada Park Show, começaram as disputas pela premiação de R$ 100 mil, para os vaqueiros profissionais e amadores. Desde o início, pode-se perceber que o nível dos competidores é elevadíssimo, fato que dá mais emoção aqueles que gostam de uma boa "queda de boi".

Desde cedo, as disputas foram iniciadas.


Vaqueiros se esforçam para derrubar o boi.

Para receber a "vaqueirama", uma grande estrutura foi montada. Uma pista com padrões profissionais, camarotes, arquibancadas, espaço para refeições, bares, clube para as festas, entre outros, que só tem a contribuir para acomodar as milhares de pessoas que passarão pelo local, durante os três dias.

A bela pista do Saia Rodada Park Show, uma das melhores do Nordeste.


Durante todo o dia, equipes de vaquejada, de vários estados brasileiros, chegaram para as disputas.

Logo mais, acontecerá um show com a banda Forró de Luxo. Por se tratar da abertura do evento, hoje a entrada é franca.

Dessa forma, é muito bom ver Caraúbas sediando mais um evento de destaque. Há alguns anos, a cidade era conhecida por realizar grandes vaquejadas. Agora, com as reformas e a melhoria na estrutura do parque, graças ao advento do Grupo Saia Rodada, a expectativa é de que esse posto seja retomado.


Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS: VEREADOR QUER AGÊNCIA DA CAIXA COMO SUPORTE DA ECONOMIA


FOTOS:João Paulo

Presidênte da Câmara - Assis Batista

O presidente da Câmara Assis Batista (PSB) apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando instalação do órgão financeira para agilizar os programas sociais e posição pólo do município.


Plenário da Câmara aprovou por unanimidade a vinda de uma agência da CAIXA para o município, no calor da confirmação da vinda da UFERSA.

CARAÚBAS- A sessão ordinária da quinta feira, dia 28, da Câmara Municipal foi bastante movimentada e com a participação do povo que lotou as galerias. Primeiro foi aplaudido o requerimento do vereador-presidente da Casa Legislativa, Assis Batista (Assis de Romão) , que solicitou da Gerência Geral da CAIXA em Mossoró, ao mesmo tempo que vai solicitar apoio do prefeito, no sentido de junto a Superintendência do órgão público financeiro no Rio Grande do Norte se sensibilizar e viabilizar a instalação de uma agência financeira para Município.

“A CAIXA tem feito estudos para a instalação de agências na zona oeste de nosso estado e como não há nenhuma unidade da instituição financeira em nossa região e levando em consideração que o nosso município é pólo e que se limita com outros 11 municípios é que trazemos este requerimento”, justificou em seu requerimento o parlamentar Assis de Romão.

Ainda como suporte da justificativa, o vereador-presidente fez alusão que é a CAIXA a recolhedora e pagadora das obrigações sociais como a RAIS, do FGTS, PIS/PASEP e de outras obrigações de empresas e pessoa física, nada mais justa para o município de Caraúbas, a vinda de uma agência da CAIXA.

EFEITO UFERSA

Ainda sob o calor da notícia de que o município tinha sido contemplado com um Campus Avançado da Universidade Federal da Região do Semi-Árido(UFERSA), alguns apartes de vereadores aconteceram e reforçaram que a solicitação de Assis Batista irá movimentar a economia local e regional, ao mesmo tempo em agilizará mais rapidamente o andamento dos programas sociais realizados pelo município, vindos do Governo Federal, como Cadastro/Único, Bolsa-Família e Habitação, Minha Casa, Minha Vida.

Quanto ao núcleo da UFERSA, este sempre trabalha a maior parte do seu orçamento de manutenção e de outras operações financeiras através da CAIXA, argumentaram outros parlamentares.


Caraúbas, 29 de Maio de 2009
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 3337-2201/8716-8826


Por: RICHARLLES ALVES

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao amigo Joel Canela, diretor da Rádio FM Liberdade, pelo espaço que tem nos concedido, durante a programação da emissora. Na verdade, diariamente, matérias publicadas no nosso blog, são lidas pelos apresentadores dos programas.

Localizada na comunidade de Santana, situada entre Caraúbas e Felipe Guerra, a emissora tem uma grande audiência em várias comunidades, e em outros municípios da região.

Obrigados a todos os que fazem a equipe nota 10 da FM Liberdade, 104,9.


Por MAYKON OLIVEIRA

RECURSOS SERÃO LIBERADOS DE UMA SÓ VEZ

Escola Leonia Gurgel será o local das aulas iniciais.


O reitor Josivan Barbosa classificou como “uma grande vitória” a aprovação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no município de Caraúbas. O primeiro passo para instalar o campus, segundo o reitor, é a abertura de concurso público para contratar 30 professores e 35 técnicos, processo este que deve iniciar logo nos próximos dias.


O segundo passo também será nos próximos dias. Trata-se da construção da estrutura física, que vai ser instalada numa área de 10 hectares ao lado da RN-223, saída para o município de Apodi. A doação do terreno será oficializada na próxima segunda-feira, pelo empresário Ademus Ferreira, no gabinete do reitor Josivan Barbosa, em Mossoró.


Quanto ao processo de contratação dos professores, o reitor Josivan Barbosa acredita que até o final do ano, será concluído. O ministro Fernando Haddad, da Educação, já autorizou o início do processo e a liberação dos R$ 14 milhões, de uma só vez (e não em duas parcelas como foi divulgado ontem) para a execução das obras nos próximos 24 meses.


Segundo o secretário de Educação de Caraúbas, Ivanildo Fernandes, o reitor Josivan Barbosa, ao mesmo tempo que vai trabalhar a realização do concurso, já vai está autorizado para realizar também a licitação de construção da estrutura física do Campus. Como a obra vai demorar 24 meses para ser concluída, o início das aulas, no próximo ano, será na Escola Municipal Leonel Gurgel, em parceria com o município.


Segundo o prefeito Ademar Ferreira, que arquitetou e liderou o movimento nos últimos meses, junto a mais de 30 prefeitos da região, deputados federais e senadores, o município de Caraúbas vai disponibilizar para a Ufersa o que for necessário para o funcionamento dos cursos superiores no município. “Significa um grande avanço na pesquisa científica”, destaca Ademar Ferreira.


O Campus de Caraúbas, segundo Josivan Barbosa, terá a mesma estrutura do Campus que está sendo erguido em Angicos. Vai beneficiar diretamente os jovens estudantes e professores de mais de 60 municípios do Oeste e Alto Sertão da Paraíba. Serão cursos em bacharelado em ciências e tecnologias, como Matemática, Química, Física e Ciências da Computação.


Os primeiros 90 alunos serão selecionados já através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).Para o reitor Josivan Barbosa, a audiência com o ministro Fernando Haddad, da Educação, foi a melhor já realizada em todos os tempos para o Oeste Potiguar. Além dos senadores Garibaldi Alves Filho e Rosalba Ciarlini, também participou os deputados Rogério Marinho, Sandra Rosado, Fátima Bezerra, Fábia Faria e Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, o ministro se mostrou solícito e disposto a expandir a Ufersa no Rio Grande do Norte, atendendo a uma política de expansão orientada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


30 prefeitos da região apóiam projeto do CampusAntes do anúncio oficial do Campus da Ufersa, em Caraúbas, pelo ministro Fernando Haddad, o prefeito Ademar Ferreira (PSB) conseguiu o apoio de mais de 30 prefeitos da região Oeste, deputados federais e senadores e o empenho do reitor Josivan Barbosa.


Os primeiros contatos para viabilizar o projeto foram realizados com o reitor Josivan Barbosa, que já ficou empolgado, por ele ser natural da zona rural do município e por está determinado em interiorizar os cursos da Ufersa conforme orientação do presidente Lula.


Em seguida, o prefeito Ademar Ferreira e sua equipe passaram a pedir apoio dos prefeitos da região. Cerca de trinta assinaram a solicitação e o projeto. A conversa com os deputados e senadores começou no final de semana passada, em Natal.Com as assinaturas e o apoio da bancada federal do Rio Grande do Norte, a comitiva de Caraúbas seguiu para Brasília, ao lado do reitor Josivan Barbosa. A reunião com o ministro foi no final da tarde de quarta-feira, momento que foi anunciado o benefício.

http://www.defato.com/

SEGUNDO JÁCOME

RÁPIDAS...

Formatura

Amanhã (30), acontecerá a solenidade de formatura de mais uma turma do curso de Pedagogia do ProFormarção, do Campus Avançado João Ismar Moura, localizado na cidade de Patu. Na ocasião, um bom grupo de professoras caraubenses estará se desclocando até a cidade vizinha, para participarem da festa, que contará com a presença de várias autoridades.


Vaquejada

Tem início hoje uma das maiores vaquejadas de todo Nordeste. O evento, que dará R$ 100 mil em prêmios, marcará a reabertura do parque de nossa cidade, agora chamado de Saia Rodada Park Show. Serão três dias de muita "queda de boi" e forró damelhor qualidade.


Não deixe de votar na enquete

Mais uma vez, pedimos aos nossos leitores que participem da enquete, que colocou em votação o curso que deverá substituir Geografia, no Núcleo da UERN que desde 2002, funciona em nossa cidade. Os dados da pesquisa serão repassados a equipe gestora do município, que a partir de uma série de análises, elaborará um projeto, solicitando a instalação do mesmo. Porém, outros cursos, em virtude sua viabilidade, poderão ser considerados também.


Por MAYKON OLIVEIRA

BRASIL É O 13º MAIOR "PRODUTOR DE CONHECIMENTO" DO MUNDO.


Todos os anos, a revista National Science Indicators (NSI), elabora um ranking que contabiliza e avalia, a quantidade de artigos científicos produzidos em cada país.

Na reportagem, divulgada recentemente, o Brasil aparece em 13º lugar, com 30.145 artigos produzidos durante todo o ano de 2008. Já os Estados Unidos da América, que investem de forma maciça em pesquisas, encabeçam a lista.

Veja os melhores colocados no ranking:

1º. Estados Unidos: 340.638 artigos publicados
2º. China: 112.804
3º. Alemanha: 87.424
4º. Japão: 79.541
5º. Inglaterra: 78.444
6º. França: 64.493
7º. Canadá: 53.299
8º. Itália: 50.367
9º. Espanha: 41.988
10º. Índia: 38.700

Incrível como o Canadá, que tem uma população seis vezes menor que a nossa, consegue ter anualmente essa quantidade de publicações científicas. Porém, esteja aí mesmo a razão maior de estarmos na 13ª posição, ou seja, muito se pensa na quantidade e não na qualidade. Qunatos artigos não são produzidos diariamente no Brasil? Muitos, com certeza. Agora, quantos podem ser publicados? Poucos, sem sombra de dúvidas.

Enquanto pensarem a educação como algo pequeno. Enquanto limitarem os investimentos em pesquisa, ciências e tecnologia, ficará difícil para o Brasil entrar na lista dos 10 maiores "produtores de conhecimento" do mundo. Aliás, pela forma como são tratados os nossos intelectuais, eu acho que eles já estão é fazendo muito.

Fonte: Site da Revista National Science Indicators


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

A RN-233, é uma das principais rodovias que "cortam" o nosso município. Ela garante o acesso a várias comunidades rurais, e para cidades como Campo Grande e Apodi.

Principal via utilizada pelos moradores da região da várzea, a "RN" contribui muito para que os gêneros produzidos na região, sejam trazidos à cidade, para serem comercializados, inclusive com outros municípios.

Rodovia RN-233, área próxima ao "alto do Olho D'água doMilho", sentido Caraúbas à Apodi.

O trecho, que compreende ao acesso Caraúbas à Apodi, recebeu pavimentação asfáltica no começo da década de 90. As obras foram realizadas pela firma Queiroz Galvão, que se instalou nas proximidades do antigo Parque São Sebastião, nos arredores do sítio Nova Iorque.

Atualmente, milhares de motoristas e motociclistas circulam pela rodovia, que é concebida, também, como uma das mais importantes da região.


Por MAYKON OLIVEIRA

28 de maio de 2009

BLOG DO SERIDÓ: CAMPUS DA UFERSA SERÁ IMPLANTADO EM CARAÚBAS.

Senadora lutou pela implantação do Campus.


O ministro da Educação, Fernando Haddad, aprovou a implantação do campus da Universidade Federal do Semi-Árido-UFERSA em Caraúbas. O projeto foi apresentado pelo reitor Josivan Barbosa, numa audiência com a bancada federal do Rio Grande do Norte, prefeito Ademar Ferreira e secretários municipais, além do empresário Ademus Ferreira.

O reitor argumentou que a Universidade é a menor de todas dentro do projeto de expansão do governo e que são necessários apenas R$ 14 milhões para a instituição que atenderá 28 municípios do médio-oeste potiguar. Além de garantir empenho para a liberação de recursos, Haddad, adiantou que o Ministério disponibilizará 30 professores, metade do número calculado pelo reitor. “Para começar, esse número atenderá as nossas necessidades”, disse satisfeito o reitor da UFERSA, adiantando que irá propor à Universidade Federal do rio Grande do norte, cursos de bacharelado nos municípios de Apodi e Pau dos Ferros que também estavam se habilitando ao campus e que por terem sido contemplados com centros tecnológicos passarão a ter cursos superiores, dentro desse modelo proposto pela UFERSA.

Elogiando a união da bancada federal em torno do campus de Caraúbas, a senadora Rosalba Ciarlini, disse que esse comportamento ocorrer em todos os projetos de interesse do Estado. “Sempre defendi que não haja divergência e que o desenvolvimento do RN esteja acima de qualquer interesse partidário”, ressaltou a senadora.

Aproveitando o assunto da implantação do campus de Caraúbas, Rosalba disse esperar que a deputada Fátima Bezerra dê parecer favorável á criação da Universidade do Seridó, projeto de autoria da senadora já aprovado pelo Senado da República. “Como potiguar e relatora desse projeto espero que a deputada aprove a criação da Universidade do Seridó”, frisou Rosalba.

http://www.sneri.blog.br/?p=5209

SEGUNDO JÁCOME

BLOG THAISA GALVÃO: MINISTRO DA EDUCAÇÃO PROMETE DINHEIRO PARA INSTALAR CAMPUS DA UFERSA EM CARAÚBAS



O ministro da Educação, Fernando Haddad garantiu, nesta quarta-feira, que vai liberar recursos para a instalação de um campus da Universidade Federal do Semi-Árido no município de Caraúbas


Ouviram a promessa do ministro, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, o reitor da UFERSA Josivan Barbosa, os senador Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini, e os deputados Henrique Alves, Fátima Bezerra, Rogério Marinho, Felipe Maia e Sandra Rosado.


A expectativa do reitor Josivan Barbosa é que o campus comece a funcionar no primeiro semestre de 2010.

POR QUE CRESCEMOS ODIANDO OS POLÍTICOS?

Acompanhe essa saga emocionante...








Fonte: http://www.nanihumor.blogspot.com/



Por MAYKON OLIVEIRA

JORNAL GAZETA DO OESTE: CARAÚBAS TERÁ UM CAMPUS DA UFERSA.




É prego batido e ponta virada. Finalmente, o Ministério da Educação aprovou a criação do campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) para Caraúbas, e já autorizou a contratação de professores e funcionários. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de comunicação do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves (RN), que ontem participou de uma reunião da bancada potiguar com o ministro da Educação, Fernando Haddad, exatamente para reivindicar a segunda expansão territorial da Universidade do Semiárido.


Henrique endossou junto ao ministro a reivindicação antiga dos municípios do Oeste e Médio Oeste, o acesso ao ensino superior federal. O prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, presente à reunião, ressaltou o esforço do deputado Henrique Eduardo Alves e do senador Garibaldi Alves: "Esta medida muda a história de Caraúbas e de mais 30 municípios" comemorou. Para o líder Henrique Eduardo Alves, "é mais uma vitória do Rio Grande do Norte"; "agradeço ao ministro por ouvir e acatar as reivindicações prioritárias do meu estado", completou.


Por sua vez, o reitor da Universidade do Semiárido, Josivan Barbosa, explicou que o Ministério da Educação aprovou integralmente o projeto e vai aportar todo o recurso - estão previstos R$ 14 milhões para obras, além da contratação de 30 professores e 35 servidores administrativos. A estimativa é ofertar ensino superior a cerca de 1200 jovens das cidades do Médio Oeste potiguar. Inicialmente serão ofertados cinco cursos de graduação - um bacharelado (Ciência e Tecnologia) e quatro licenciaturas (Química, Física, Matemática e Geografia).


Assim que o MEC liberar a contratação dos professores, a universidade lançará os editais dos concursos e a expectativa é a de começar a funcionar em 2010, inicialmente em instalações provisórias. Muito bom mesmo.


SEGUNDO JÁCOME

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES