Neste momento Democrático que
acontecem as Campanhas Políticas, vendo a empolgação dos alunos (4° e 5° anos)
em sala de aula, cantando músicas, mostrando, colecionando e ao mesmo tempo
rasgando fotos dos candidatos, achei oportuno desenvolver um projeto sobre
Política e Cidadania. Através desse Projeto já trabalhamos várias atividades
interdisciplinares como exemplo: conceitos básicos sobre cidadania, direitos e
deveres do aluno, democracia, política, voto, como funciona o poder público,
papeis do homem público, funções do prefeito, funções dos vereadores, o que é
abusos de poder, suborno, compra de voto, corrupção, Voto Consciente e outros.
Referente à Política em nossa
cidade os alunos foram motivados e orientados a desenvolver em grupos trabalhos
a partir de fotos e pesquisas na internet sobre o nome do candidato,
naturalidade, grau de instrução, ocupação, coligação, siglas, seu plano de
governo e registrar as propostas mais importantes para nossas Comunidades de
Várzea.
O resultado? Momentos de leitura,
contextualização, descobertas, reflexões e conscientização. Os alunos estão
empolgados, vejo a mudança de atitude deles em não rasgar as fotos, mas
compartilham e trocam fotos para formar seus jogos pedagógicos, e responder as
atividades em sala de aula; Os alunos descobriram a criatividade de alguns
candidatos ao apresentar suas propostas – textos até em forma de cordel - viram e ficaram decepcionados com os
panfletos de alguns candidatos que não colocam a sigla do seu partido de forma
visível, momento oportuno para a professor dialogar que na maioria das vezes o
objetivo do candidato não é defender a
cor, o seu partido, o interesse do povo, mas os seus próprios interesses.
Pretendemos realizar uma Aula Passeio a Câmara Municipal para, se possível, observar
alguns projetos em prol de nossas comunidades.
A avaliação desse Projeto:
durante o processo estamos observando a aprendizagem dos alunos em relação aos
conceitos trabalhados, se os mesmos estão respeitando , exercendo o seu papel
de cidadã (ao) e motiva-los a fazer uma Eleição para escolha dos representantes
da turma de forma democrática.
A Semente está sendo plantada.
Espero está contribuído para formação de cidadãos conscientes. Que esse
trabalho não tenha um Fim sem fluir a aprendizagem, mas que essas crianças -
Minhas Barrinhas de Ouro - possam ser agentes multiplicadores em suas casas,
enfim, dar continuidade principalmente, daqui a uns seis, oito anos, tempo que
elas irão exercer na prática a escolha dos seus/nossos representantes. Fica a
sugestão para os meus colegas educadores. Acredito em Deus e no poder da
Educação! Sou Professora e Faço a Diferença!
Professora Ozenilda Morais Farias (Escola Municipal Gregório Batista de Morais)
Por MAYKON OLIVEIRA