18 de abril de 2009

GOVERNO ADEMAR COMPLETA 100 DIAS

Ademar cumprimenta futuros investidores de Caraúbas.


A formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e a disponibilização da área de 44 hectares para o Distrito Industrial, motiva o Secretário Canindé de Freitas crer na política de geração de emprego

Caraúbas- O município apesar da enorme crise que enfrentam as prefeituras de menor receita resolveu iniciar a efetivação do que pode ser considerado um dos maiores programas de Desenvolvimento Econômico do interior do Rio Grande do Norte, gerando atração de empresas, com emprego e renda para os caraubenses, uma das metas principais da atual administração.
O Secretário de Administração do Município, Dr. Canindé de Freitas, convidou o prefeito Ademar Ferreira (PSB) e o seu vice-prefeito Alcivan Viana(PMDB), alguns secretários municipais e a imprensa para mostrar e explicar o nascedouro do Programa de Desenvolvimento Econômico de Caraúbas (PRODEC).

Projeto de Lei, criando o Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal (Condem), disponibilização de uma área de 44 hectares com área verde, adutora e toda uma infra-estrutura, são ações iniciais já articuladas e em andamento pelo Secretário Canindé de Freitas e empresários parceiros interessados no PRODEC.

SEBRAE, Banco do Brasil, governos estadual e federal, SENEL entre outros agentes empreendedores já estão interessados no PRODEC. O projeto em seu bojo, inicialmente, segundo Canindé de Freitas, oferecerá pela prefeitura 7 benefícios fiscais e outras vantagens para as empresas que quiserem se instalar em Caraúbas no Distrito Industrial, onde nesta área já está edificada e pronta para funcionar o Centro de Beneficiamento de Pescado de Caraúbas e região do Médio Oeste.

As empresas de PVC, de Patos na Paraíba, uma de Tijolo Ecológico, uma empresa do suco Cajuína, e uma fábrica de Sabão natural são as primeiras empresas interessadas em se instalar em Caraúbas, segundo relata Canindé de Freitas.

Uma parceira forte da Prefeitura de Caraúbas no PRODEC é a Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação da Cultura e do Desporto, através do Secretário Ivanildo Gomes Fernandes, que quer entrar colaborando acontecendo no setor de capacitação, inclusive com Bolsas de Estudos.

Neste sentido, a Microlins empresa especializada no ramo da cidade de Mossoró, deverá ser uma das responsáveis para a qualificação de mão de obra. Nos próximos dias o Secretário de Administração, Canindé de Freitas estará mantendo audiência com o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, oportunidade em que os passos iniciais para a viabilização do PRODEC terão continuidade.

Para os adeptos do PRODEC, está será a fórmula correta e palpável para a geração de emprego e renda em Caraúbas, já que na concepção de Canindé de Freitas, não existe mais funcionários público e sim servidor. “Ademar só poderá ser o prefeito do emprego, caso todos nós nos interessemos e compreendamos o que será para o município e região este grande projeto de Desenvolvimento Econômico” opinou Canindé de Freitas.

O prefeito Ademar Ferreira e seu vice-prefeito Alcivan Viana, juntamente com alguns secretários municipais, inclusive Canindé de Freitas, visitaram o local onde máquinas e trabalhadores já aplainam o terreno próximo a Unidade de Beneficiamento de Pescado e onde deverá ser o futuro Distrito Industrial.

“Posso ser considerado um visionário, mas o homem começa a morrer quando deixa de sonhar,” filosofou o Secretário de Administração Canindé de Freitas.

AÇÕES CONCRETAS EM AÇÃO E RESULTADOS

O município já conta, graças à ação do prefeito Ademar Ferreira, com o apoio do seu irmão empresário Ademos Ferreira, sócio-proprietário da AFICEL, beneficiadora e exportadora da Castanha de Caju, uma das bases econômicas de Caraúbas, com várias unidades de beneficiamento da castanha na cidade e na zona rural, com a geração de ocupação e renda para cerca de 1500 postos de trabalho, ativando o meio circulante da cidade em aproximadamente R$ 600 mil mês.

Este processo já em ação no município é viabilizado através da Cooperativa de Beneficiamento da Castanha de Caju de Caraúbas (COOPERBECA), que está em processo de transformação para ter um maior raio de ação na geração de ocupação e renda, desta feita com a prestação de alguns serviços essenciais ao setor produtivo e terciário de Caraúbas. O município é produtor de aproximadamente de3,5 toneladas de castanha de caju, por ano.

PISCICULTURA –

Está pronta para funcionar no mês de agosto uma moderna Unidade de Beneficiamento do Pescado, viabilizada numa parceria da Prefeitura Municipal, Colônia Z-49 de Pescadores e o Governo Federal, cujo investimento representará cerca de quase R$ 2 milhões, quando toda equipada e produzindo.

Sua capacidade de geração de ocupação e renda será de mais 1.300 às famílias em Caraúbas e dos municípios vizinhos que irão participar do arrojado projeto. Neste sentido foi realizada com Sucesso, dias 16 e 17, 1ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE AQÜICULTURA E PESCA DO SERTÃO DE APODI E DO ALTO OESTE, com o tema: Consolidação de uma Política de Estado para o Desenvolvimento Sustentável de Aqüicultura e Pesca, envolvendo o município e mais 17 municípios do médioe alto oeste. Só o município de Caraúbas tem uma produção/ano de 10 toneladas.

APICULTURA-

O município tem também um grande potencial em apicultura, quando produz cerca de 50 toneladas de mel por ano. Ele tem consumo interno e boa parte é exportada para Natal e outros mercados utilizado na produção de alimentos e até produtos de beleza, além de fazer parte da merenda escolar servidas nas escolas municipais de Caraúbas. Em proporções menores tem ainda o leite e a agricultura familiar que também estão gerando ocupação, renda e divisas para o município caraubense.

“Há uma grande diferença em perspectivas de desenvolvimento e crescimento desordenado de um município. Nós estamos com perspectiva de desenvolvimento, com geração de emprego, ocupação e renda, da mesma forma, temos uma excelente perspectiva de crescimento ordenado da cidade”, comenta entusiasmado o prefeito Ademar Ferreira da Silva, ao lado do seu vice-prefeito Alcivan Viana.

A aceleração da construção civil, fruto das obras que serão iniciadas em julho deste ano, resultado da captação de recursos junto aos governos estadual e federal para edificações de obras, de infra-estrutura, suporte agrícola, melhoria da saúde,saneamento básico, educação e demais setores , resultando assim numa melhor qualidade de vida


Caraúbas, 17 de Abril de 2009.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Contatos: 9969.1255/8716.8826/9999.1624

BARRAGEM ARMANDO RIBEIRO COMEÇA A SANGRAR

Barragem de Assu começa a sangrar

Com as últimas chuvas que caíram no Estado, um dos maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu sua capacidade máxima neste sábado (18). De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN (Semarh), nesta sexta-feira faltavam apenas 18cm para o reservatório sangrar. Em 2008, com as fortes chuvas que caíram em todo Estado, a Armando Ribeiro sangrou no dia 27 de março. Localizada no município de Assu, a ARG é a maior barragem potiguare atualmente abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues - seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição d'água - através dos rios.

O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos. Sangria Com a sangria da Armando Ribeiro Gonçalves, já são quinze reservatórios que atingiram a capacidade máxima no estado. Os outros 14 reservatórios são: Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos e Passagem das Traíras, em São José do Seridó.


A barragem deve receber um grande número de visitantes neste domingo (19/04). Certamente vários caraubenses deverão comparecer até o local para presenciar esse verdadeiro espetáculo da natureza.


SEGUNDO JÁCOME

CHUVA EM CARAÚBAS

Desde as 18hs que a cidade de Caraúbas vem sendo banhada por uma boa garoa. Uma chuva tranquilha sem trovoadas, e que pelo podemos perceber deve durar a noite toda.
SEGUNDO JÁCOME

JOÃO MAIA SAI EM DEFESA DE VIVALDO E REAFIRMA PROJETO POLÍTICO PARA 2010.

Deputado federal João Maia (PR-RN) - Foto: www.joaomaia.com.br

O deputado federal, João Maia (PR-RN), disse que o único pedido que fez à governadora Wilma de Faria na última reforma administrativa, foi a manutenção de Vivaldo Costa na Assembléia Legislativa. Nas últimas eleições estaduais, ele ficou na suplência, mas assumiu a cadeira quando Gustavo Carvalho assumiu uma Pasta no secretariado.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de João Maia, ele se mostrou preocupado na manutenção de Vivaldo no atual cenário político potiguar. "O resto, o partido estaria disposto a abrir mão de qualquer coisa. Dissemos à governadora que defendemos Vivaldo não só por gratidão, mas porque o Rio Grande do Norte precisa de Vivaldo Costa na Assembléia Legislativa", disse o deputado.

Além disso, Maia classificou a discussão em torno da sucessão governamental em 2010 muito pobre, com as argumentações de candidatos de A ou B, e reafirmou que vai apresentar um projeto de governo, sem se colocar como candidato de determinada liderança ou grupo político.

Seu projeto político, segundo ele, é ser candidato a governador do estado. João Maia destacou o acordo político que existe com o presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria."Eu tenho uma combinação com Robinson de que nós vamos tomar uma decisão conjunta sobre 2010. Essa é a nossa combinação", citou.

Sem dúvidas, o nome do deputado João Maia é muito forte para o pleito do próximo ano, e pode ser o fiel da balança. No entanto, ainda está muito cedo para sabermos quem são os candidatos, porém, os postulantes são muitos e todos são fortes.


Fonte: Assessoria de João Maia



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Frente da Escola Municipal Josué de Oliveira.

A Escola Municipal Josué de Oliveira, está localizada à Rua Alfredo Alves de Azevedo, S/N, Bairro Dr. Sebastião Maltês Fernandes, Caraúbas, Rio Grande do Norte. Foi criada através do Decreto Lei 21/64, de 18 de abril de 1964. Na gestão do Prefeito Municipal José Nicodemos Fernandes (Nicó). O nome dado a essa instituição foi uma homenagem ao Sr. Josué de Oliveira (poeta, escritor, compositor, professor) pelos relevantes serviços prestados ao nosso município.

Desde essa época, a instituição tem prestado inúmeros serviços à sociedade caraubense. Inúmeros profissionais, pessoas de destaque em âmbito local e/ou regional, entre outros, tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento nas salas de aula da Josué. Ao longo de todas essas décadas, muitos se destacaram e ainda se destacam, fato que torna gratificante o trabalho de todos os que fizeram (e fazem) parte dessa escola maravilhosa.

Vista parcial da escola, que sofreu mudanças em sua estrutura física ao longo dos últimos anos.

Hoje, após 45 anos educando gerações e construíndo a cidadania, a escola funciona com o Maternal, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental completo nos turnos matutino e vespertino, com um total de 705 alunos; distribuídos em 04 turmas de Educação Infantil, 12 turmas do 1º ao 5º ano e 10 turmas do 6º ao 9º ano.


Fonte: Arquivo da escola.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DA AQUICULTURA E DA PESCA, FOI ENCERRADA ONTEM.

Autoridades que fizeram parte da Mesa.

A 1ª Conferência Territorial da Aquicultura e Pesca do Sertão de Apodi e do Alto Oeste, que foi realizada nos últimos dois dias, na cidade de Caraúbas, apresentou resultados satisfatórios. A luta pela melhoria nas condições de trabalho, além de políticas que fomentem a sustentabilidade nas comunidades e contribuam para o crescimento da economia, nos 17 municípios que participaram do evento.

Tendo quase à disposição uma moderna Unidade de Beneficiamento do Pescado, que deverá ser inaugurada em agosto, a obra vai gerar vários empregos em Caraúbas e região, fato que tem gerado boas perspectivas, inclusive entre alguns que já trabalham na atividade pesqueira rudimentar.

Várias pessoas, oriundas de outros municípios da região, também marcaram presença.

A obra está sendo viabilizada devido a numa parceria da Prefeitura Municipal, Colônia Z-49 de Pescadores e o Governo Federal, cujo investimento representará cerca de quase R$ 2 milhões, isso quando a unidade estiver toda equipada e produzindo.

Neste sentido, a conferência só ganhou em importância, sobretudo para aqueles que buscam pelo desenvolvimento, pela geração de emprego e que têm perspectivas futuristas, no que diz respeito às práticas da aquicultura e da pesca em boa parte de nossa região.


Fotos: Vivênio Jácome




Por MAYKON OLIVEIRA

CARAÚBAS PODERÁ TER UM DISTRITO INDUSTRIAL.

Área onde poderá ser construído o distrito industrial de Caraúbas.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos milhares de municípios brasileiros é a falta de postos de trabalho, de geração de renda, e de perspectivas. Muitos deles, são meros reféns do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, uma das saídas que devém ser buscadas, diz respeito as parcerias público-privadas.

Em Caraúbas, o Secretário de Administração Dr. Canindé de Freitas, decidiu iniciar um projeto bastante audacioso. Na verdade, se trata de um dos maiores programas de desenvolvimento já observados no interior do estado. Recentemente, ele reuniu a imprensa, alguns secretários e os gestores do município, para apresentar a proposta, que pode simbolizar uma mudança de rumos em nossa economia.

O Programa de Desenvolvimento Econômico de Caraúbas (PRODEC), visa a estruturação de um Distrito Industrial, situado a cerca de 2 km da cidade, ao lado da RN-117. O espaço é realmente bastante favorável, uma vez que dispõe de malha viária, água, proximidade de energia, área verde e cerca de 44 hectares.

Secretário de Planejamento, Alfredo José; Prefeito Ademar Ferreira, Vice-Prefeito Alcivan Viana, Secretário de Administração, Dr. Canindé de Freitas e o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Edson Morais.

Para viabilizar esse programa, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal (CONDEM). Assim, a busca por parceiros tem sido intensa, como destacou Dr. Canindé. Os governos estadual e federal, o Banco do Brasil, o SEBRAE e a SENEL, já demonstraram interesse em articular ações afim de contribuirem da melhor forma possível.

A perspectiva é de que, futuramente, tenhamos um distrito industrial em nosso município. Na área já delimitada, encontra-se em fase de conclusão a Unidade de Beneficiamento de Pescado. Além disso, alguns empresários têm mantido contato, com o propósito de instalarem suas empresas por aqui. Segundo o secretário, as primeiras a se interessarem foram: uma de produção de cajuína; a de PVC, proveniente da cidade de Patos/PB; uma fábrica de sabão natural e outra de tijolos ecológicos.

A busca por parcerias tem sido frequente. De acordo com Canindé, essa é uma das chaves para buscar o desenvolvimento. "Muitos pensam que só a poder público pode gerar emprego, mas isso é errado. A iniciativa privada é responsável por grande parte dos postos de trabalho e, por isso, é importante buscar parcerias", afirmou Canindé, quando tivemos a oportunidade de visitar a área.



Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ DE OLIVEIRA.

DIA 18/04/2009 (sábado):

► 06h: Alvorada com a Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio;

► 07h: Hasteamento dos pavilhões;

► 08h: Café da Manhã

► 09h: Momento coletivo no auditório: homenagens, apresentações dos estudantes, palavra facultada ao público, convidados e funcionários;

► 20h: Discoteca na sede da escola para todos os estudantes de todas as escolas convidadas;



Por MAYKON OLIVEIRA

"GIGANTE" ESTADUNIDENSE À BEIRA DA FALÊNCIA


O Departamento do Tesouro pediu à General Motors que execute os preparativos necessários para recorrer à lei de falências até 1º de Junho.

O “New York Times” noticiou que as informações foram transmitidas por responsáveis da Administração Obama, que estiveram reunidos, na semana passada, com diretores da General Motors (GM), em Detroit e Washington.

O objetivo é preparar a General Motors para um pedido de falência “rápido e cirúrgico”, caso seja impossível converter a dívida da empresa e obter novas ajudas financeiras do Estado. Na realidade, a fábrica de automóveis, que já recebeu uma "generosa" ajuda estatal , insiste na reestruturação para evitar danos de imagem e para que o volume de vendas não seja prejudicado de uma forma permanente e irreversível.



Por MAYKON OLIVEIRA

17 de abril de 2009

MAIOR ESCOLA DO MUNICÍPIO COMEMORA 45 ANOS EM GRANDE ESTILO.

A mobilização alusiva ao 45º aniversário da Escola Municipal Josué de Oliveira, contou com uma grande participação.

Na manhã de hoje (17), a maior escola do município de Caraúbas realizou uma grande mobilização. centenas de pessoas percorreram algumas das principais vias de nossa cidade, em uma das atividades inerentes aos festejos alusivos aos 45 anos Escola Municipal Josué de Oliveira.

Desde às 07 horas, já era grande a movimentação nas proximidades da escola. Pais, alunos, funcionários, demais integrantes da comunidade escolar e outros segmentos da sociedade caraubense, estiveram presentes. Após alguns minutos de espera, o cortejo saiu às rua acompanhado por carros "batedores", como um veículo da Polícia Militar e uma ambulância.

Vários funcionários acompanharam todo o trajeto e faziam parte da "comissão de frente". Logo em seguida, vários alunos e alguns professores pularam e cantaram durante todo o trajeto. Depois deles, estava o pelotão de alunos que vinham de bicicleta.

O Professor Paulo Walter e algumas alunas da turma de concluintes, acompanharam todo o trajeto.


Pelotão de alunos de bicicleta.

Além de todas essas pessoas, vários mototaxistas acompanharam todo o percurso. Por fim, tivemos os veículos, que vinham lotados de estudantes, pais e demais acompanhantes. Para isso, a Secretaria do Desenvolvimento da Educação, Cultura e Desporto, cedeu dois ônibus da frota, para o translado dessas pessoas. Além disso, outros carros que participaram da movimentação estavam "cheios".

Vários mototaxistas também participaram.


Ônibus que transportou crianças ao longo do percurso.


Estudantes lotaram os veículos e acenavam para a população que acompanhava.

No final, foi servido um lanche na escola a todos os participantes. Também, os alunos tiveram a oportunidade de participar de momentos de recreação, que foram coordenados por profissionais convidados. Além do mais, as equipes de esportes realizaram amistosos com a Escola Estadual Antônio Carlos, em um verdadeiro momento de lazer e integração.

Dessa forma, temos que parabenizar a todos aqueles que abrilhantaram essa mobilização. Mais uma vez, percebemos que o trabalho em conjunto é um dos fatores responsáveis pelo sucesso. E, ao longo desses 45 anos de existência, esse tem sido uma marca registrada da maior instituição de ensino de Caraúbas.


Fotos: Wilton Firmino


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSUÉ DE OLIVEIRA.

DIA 17/04/2009 (sexta-feira):

► 07h: Caminhada pelas principais ruas da cidade (bicicletas, motos, carros, etc.) envolvendo toda comunidade escolar e demais instituições que queiram nos honrar com suas participações;

► 09h: De volta à escola: HORA DO LANCHE!;

► 09h30min: Programação esportiva nas quadras de esporte e, na escola, recreação para todos os demais estudantes;

► 19h: Show Ecumênico na sede da escola;



Por MAYKON OLIVEIRA

CONFERÊNCIA TERRITORIAL DA AQUICULTURA E PESCA - PROGRAMAÇÃO DO DIA 17/04.

2º DIA: 17 de Abril de 2009

Inscrições: 8 às 8:50 h.

Abertura: 9 h.
1. Formação da Mesa de Abertura
Prefeito Municipal de Caraúbas
Chefe de Escritório da SEAP/PR no RN
Subsecretário de Aquicultura e Pesca da SAPE
Secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Caraúbas
Representante do SEBRAE
Gerente do DRS Sertão do Apodi
Reitor do IF/RN
Presidente da Colônia de Pescadores de Caraúbas

2.
Palestras:

Mapeamento da Aquicultura no Sertão do Apodi e do Alto Oeste – Ivanilson de Souza Maia – Chefe de Escritório da SEAP/PR no RN;

Compreensão da Pesca Artesanal a partir de diversos olhares – Antônio Alberto Cortez – Subsecretário de Aquicultura e Pesca da SAPE.

3. “Lançamento da Incubadora de Cooperativismo da Cooperativa de Piscicultores do Território da Aquicultura e Pesca do Sertão do Apodi”- IF/RN.

Almoço: 12:30 h.

4. Divisão em Grupos de trabalho.

Lanche: 15:30 h.

5. Eleição dos delegados para a Conferência Estadual.

6. Encerramento.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONFERÊNCIA TERRITORIAL A AQUICULTURA E PESCA EM CARAÚBAS

Autoridades de todo o estado comparecem ao evento.

Evento antecede o estadual e o nacional que serão desenvolvidos em Natal e em Brasília, respectivamente, ainda neste ano de 2009

Consolidar o desenvolvimento sustentável da aqüicultura e da pesca no sertão do Apodi e no Alto Oeste. Essa foi a temática do trabalho realizado ontem na Casa de Cultura Popular “Manuel do Violão”, em Caraúbas, durante a 1ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca do sertão do Apodi e no Alto Oeste. O evento antecede outros dois, um estadual e outro nacional, envolvendo a mesma discussão, que serão desenvolvidos nas capitais do estado (Natal) e do país (Brasília), respectivamente, ainda neste ano de 2009.

Devido à grande importância do tema destacado na conferência, a mesma contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito municipal Ademar Ferreira, o chefe do escritório estadual da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), Ivanilson de Souza, o subsecretário da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Antonio Alberto Cortez, representante do Sebrae, Renato Augusto Gouveia, do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos, pescadores, aquicultores, agricultores e demais membros das instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Após a abertura dos trabalhos ainda no período da manhã, os presentes debateram acerca da Política Territorial da Aqüicultura e Pesca desenvolvida em todas as esferas da administração. “A iniciativa da atual administração, com a parceria dos governos Federal e Estadual, através da Seap, busca gerar ocupação e renda utilizando uma das suas principais bases econômicas da região, que é a piscicultura, motivou todo este importante momento”, destacou o prefeito Ademar Ferreira.

O subsecretário de aqüicultura e pesca da Sape, Antonio Alberto Cortez destacou os investimentos que estão sendo direcionados pelo governo estadual para essas importantes áreas. Para ele, “a governadora Wilma de Faria está sempre pronta a ajudar nas reivindicações dos aquicultores e pescadores de todo o estado”.

Já o chefe do escritório estadual da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Ivanilson de Souza, enfatizou a importância da 1ª Conferência Territorial, bem como a história de lutas e atuais conquistas dos que vivem da aquicultura e da pesca no estado, principalmente depois dos elevados investimentos e do apoio que o Governo Federal tem dispensado nos últimos anos. Por sua vez, o secretário municipal de políticas de campo e meio ambiente, Edson Morais, ressaltou que “a realização da conferência é um reflexo das conquistas dos pescadores da região. Essa é uma luta de 4, 5 anos e agora nós estamos vendo os frutos de tanto trabalho”.

Evento segue
hoje em Caraúbas

Os debates da importante 1ª Conferência Territorial de Aquicultura e Pesca do sertão do Apodi e no Alto Oeste não se resumiram apenas ao dia de ontem em Caraúbas. Hoje, durante todo o dia e a tarde, s trabalhos terão continuidade na Casa de Cultura Popular “Manuel do Violão”.

Dentre outros temas a serem discutidos entre autoridades, pescadores, aquicultores, agricultores e demais membros das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, destacam-se a construção do Comitê de Acompanhamento Territorial do Sertão do Apodi e do Alto Oeste, e o lançamento da Incubadora de Cooperativismo da cooperativa de piscicultores do Território da Aqüicultura e Pesca do Sertão do Apodi.

Um dos objetivos do debate é estimular as mais variadas formas de políticas para o setor, num processo participativo que envolve pescadores, trabalhadores empresários, institutos de pesquisas e governos nas esferas municipal, estadual e federal, incorporando as particularidades regionais e a sustentabilidade social, econômica e ambiental.


Caraúbas, 16 de Abril de 2009
Assessoria de Comunicação e Marketing
DEPARTAMENTO DE CERIMONIAL
Contatos: 9969.1255/8716.8826/9999.1624/3337.2263

SEGUNDO JÁCOME

CONFERÊNCIA DISCUTIU A IMPORTÂNCIA DO TURISMO PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO.

O Nordeste apresenta-se com uma região promissora no turismo.

Do final de março para o começo de abril, aconteceu uma conferência internacional sobre turismo, em Bali, na Indonésia. Com o Tema "Turismo: o motor para a criação de emprego", o encontro tinha como objetivo debater sobre os possíveis impactos do mesmo na economia e a qualidade dos empregos gerados pela "indústria turística".

Durante o debate vários representantes dos mais de 400 países presentes, chamaram a atenção para a importância de um trabalho produtivo nesse setor e para a necessidade de desenvolvimento de um sistema nacional de estatísticas do turismo, como fundamento básico para a aplicação das contas satélites do turismo.

A Conta Satélite do Turismo consiste num sistema de informação integrada, que tem como objetivo ajudar a compreender a dimensão dessa atividade, além do desenvolvimento da performance da sua estratégia e avaliar/medir o impacto na economia. Assim, se permite melhorar a os resultados a médio ou a longo prazo.

O encontro foi promovido pela Organização Mundial do Turismo, com o apoio da Divisão de Estatísticas do Departamento dos Assuntos Socio-económicos das Nações Unidas. Estiveram presentes funcionários da administração pública, organismos nacionais de estatísticas, ministérios do trabalho e representantes de organizações de turismo governamentais e não -governamentais, além de empresários e instituições acadêmicas.

É importante que nossas autoridades, sejam elas locais ou regionais, atentem para as potencialidades turísticas do nosso município. Temos uma riqueza natural belíssima e um patrimônio histórico riquíssimo. No entanto, ao longo desses 141 anos de história, o potencial de ambos foi sendo muito pouco explorado.

Casas que fazem parte de um patrimônio histórico pouco explorado (Centro da cidade).


Por MAYKON OLIVEIRA

INSPS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO SEU 20º ANIVERSÁRIO.

Vanda Solano, uma das diretoras da escola, ao lado dos alunos na acolhida, que aconteceu no 1º dia de aula.

Chegar aos 20 anos de serviço prestados à sociedade caraubense, não é uma tarefa fácil. Por isso, o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que desenvolveu várias atividades nos últimos dias, para festejar essa importante data, encerrará os festejos nos próximos dias.

Mesmo o aniversário sendo no dia 10/03, foi definido nos encontros pedagógicos que a comemoração aconteceria na semana seguinte. Em conversa com a diretora da escola, Lenilma Solano, ela nos repassou a programação para os próximos dois dias:

17/04 (sexta-feira) - Show da retrospectiva dos 20 anos educando uma nova geração, que começará às 17 horas, na AABB. Na oportunidade, os alunos farão uma série de apresentações, que resgatará um pouco da história da instituição.

18/04 (sábado) - Será realizado um Ato Ecumênico, com o início previsto para às 19 horas, na Capela de Nossa Senhora de Fátima.

Por fazer parte dessa família há quase 07 anos, certamente farei o possível para estar presente em pelo menos parte desses eventos. Sem dúvidas, este é um momento importante para todos aqueles que foram e são participantes dessa história de sucesso.



Por MAYKON OLIVEIRA

16 de abril de 2009

CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO ESTADUAL OFERTARÁ 400 VAGAS

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nºwww.pauloafonsonoticias.com.br


SEJUC abre inscrições para concurso publico visando à contratação permanente de 400 novos agentes penitenciários para atender a demanda em todo o estado do Rio Grande do Norte. Salário será de R$ 1, 470. Os novos agentes trabalharam nos presídios das seguintes cidades: Natal, Nísia Floresta. Parnamirim, Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros e Caraúbas.

As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço WWW.consulplan.net no período de 16 de Abril até 14 de Maio. A taxa de inscrição será de R$ 60 (sessenta reais). O candidato ainda pode tentar isenção da taxa de inscrição, só que na modalidade de inscrição presencial preenchendo o devido formulário de pedido da isenção.

Maiores informações sobre isenção da taxa de inscrição ver edital disponível na página da consulplan na internet.

Acesse o edital do concurso: http://www.consulplan.net/upload/concursosarq/consulplan_Edital%20Agente%20Penitenci%C3%A1rio%20-%20VERS%C3%83O%20FINA4027.pdf


Por: RICHARLLES ALVES

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES