27 de junho de 2009

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Você vai ver nas próximas postagens, as informações sobre a visita de uma equipe de universitários do curso de Turismo, ao município de Caraúbas.

Também, traremos mais informações acerca da Audiência Pública que aconteceu hoje, pela manhã, na Câmara Municipal de Vereadores. Entre outros fatos de interesse da sociedade caraubense, e de outros municípios da região.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Estágio

Os acadêmicos do curso de Geografia, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), estão no período de Estágio Supervisionado. Por essa razão, várias deles já iniciaram as aulas, tanto na Escola Estadual Sebastião Gurgel, quanto na Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel. Para os que aspiram o exercício da docência, esta é uma das etapas mais importantes da graduação.


Trabalho válido

Recentemente, nós fizemos uma enquete com o intuito de saber qual era o curso de graduação, que deveria substituir Geografia, no Núcleo da UERN, em Caraúbas. Após uma votação expressiva, Enfermagem, Direito e Administração se destacaram bastante. Sondagem semelhante fez o blog Sociedade Ativa, do amigo Ricardo Adriano. Na oportunidade, Ciências Contábeis liderou as preferências. Sem dúvidas, enquetes como essas possuem uma grande valia, pois trata-se de uma maneira de saber, a opinião dos nossos leitores.


ABC enfrenta o Atlético-GO

Logo mais as 21 horas, o ABC enfrentará uma "pedreira", em partida válida pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Alvinegro natalense duelará contra o Atlético Goianiense, que figura entre os 04 mais bem colocados da competição. Na zona de rebaixamento, com apenas 06 pontos ganhos, o time do caraubense Sandro, quer conseguir a vitória a todo custo.


Por MAYKON OLIVEIRA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU IMPLANTAÇÃO DA LEI DE INCENTIVO AOS MICROEMPREENDEDORES

Na manhã de hoje, aconteceu a Audiência Pública para a apresentação e discussão da Iniciativa Parlamentar, sobre a implantação, no âmbito municipal da Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte. Logo na chegada, os participantes se depararam com uma novidade. Na verdade, um trio tocava o melhor do forró pé-de-serra.

Participantes da Audiência Pública foram recebidos ao som do forró pé-de-serra.

Logo de início, aconteceu a composição da Mesa, na qual foram convidadas várias autoridades municipais, vereadores, secretários municipais e representantes de organismos que fomentam o desenvolvimento, como o Banco do Nordeste, SEBRAE, entre outros. Posteriormente, o vereador-presidente do Legislativo caraubense e autor do Requerimento, Assis Batista (PSB), saudou a todos os presentes e passou a palavra para o prefeito Ademar Ferreira, que cumprimentou a platéia e ressaltou a necessidade de se implantar essa lei.

A Mesa era composta por autoridades municipais e representantes dos organismos fomentadores do desenvolvimento.

Em seguida, Assis fez um apanhado geral, fez uma síntese acerca do que ia ser discutido na Audiência, que reuniu gestores das escolas, líderes comunitários, representantes das igrejas, secretários municipais, a imprensa, empresários do terceiro setor, e demais segmentos da sociedade caraubense. Na ocasião, ele ressaltou que essa discussão já existe há mais de três anos, e que o encontro era importante para toda a região. O parlamentar também se disse feliz, pela boa participação popular.

O vereador Assis Batista, fez uma síntese do que seria discutido na Audiência Pública.


Representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, participaram da Audiência.

O Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE, Helmani de Souza Rocha, fez uma bela explanação acerca da Lei de incentivo às empresas. "O SEBRAE se sentiu motivado. A gente só poderia dizer 'vivas' a essa iniciativa de debater a implantação dessa lei, antes mesmo dela ser sancionada. Caraúbas está de parabéns", afirma.

Helmani de Souza Rocha, Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE, discorreu acerca da Lei.

Representantes de outros organismos fomentadores do desenvolvimento, corroboraram com as colocações de Helmani. Um deles, foi o Coordenador de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Klênio Alves Ribeiro. Segundo ele, o poder público deve dar o respaldo necessário para que a lei seja aplicada de verdade. "Mesmo em um momento de crise, de competitividade, as empresas terão como sobreviver. As empresas se tornam parceiras do município, na busca pelo desenvolvimento", destaca.

Klênio Alves Ribeiro, Coordenador de Desenvolvimento Industrial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN, ressaltou que a Lei contribui para a parceria entre as empresas e o município.

Outros que se mostraram empolgados com a iniciativa, foram o Gerente do Banco do Nordeste do Brasil, da cidade de Apodi, Nelson de Oliveira Gonçalves, e João Vidal Fernandes Sobrinho, Gerente Regional do SEBRAE. "O Banco do Nordeste trabalha com o desenvolvimento. Podemos perceber aqui uma visão voltada para isso, com a discussão dessa lei", ressaltou Nelson. Corroborando com essas concepção, o senhor João se colocou a disposição para ajudar no progresso do nosso município e da região. 'Nós já estamos presentes aqui, e agora, queremos ampliar nosso trabalho ainda mais. Colocamos nosso escritório à disposição dos empreendedores caraubenses. Espero que esse projeto seja, de fato, concretizado, afirmou o Gerente Regional.

Helmani de Souza Rocha (Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE), João Vidal Fernandes Sobrinho (Gerente Regional do SEBRAE) e Nelson de Oliveira Gonçalves (Gerente do Banco do Nordeste do Brasil, da cidade de Apodi).

No final, alguns caraubenses fizeram uso da palavra, como os secretários municipais Edson Morais (Pelé) e Canindé de Freitas, o vice-prefeito Alcivan Viana e o contador Haroldo Gurgel. Na oportunidade, este último parabenizou a realização de um evento dessa grandeza, falando um pouco acerca da realidade local. "Na verdade, os maiores empreendedores que temos em Caraúbas, já foram microempreendedores. Este incentivo é muito importante, para o crescimento de todos", disse Haroldo.

O contador Haroldo Gurgel destacou a grandeza do encontro.

Para encerrar este importante encontro, agradeceu a presença de todos e disse que ia "bater na porta" dos organismos fomentadores do desenvolvimento. Em seguida, aconteceu uma apresentação que retratou a cultura local, através de um belo repente interpretado pelos poetas Raimundo Amâncio e Damião da Silva.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

SECRETÁRIOS ACREDITAM QUE LEI É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO.

"Sejam bem vindos à essa nova era", afirmou o Secretário de Planejamento, Canindé de Freitas.

Durante as discussões inerentes a Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, dois secretários municipais fizeram uso dos microfones da sala de Sessões Lauro Fernandes Pamplona, para ratificar o apoio a implementação da mesma, e ressaltar que acreditam no desenvolvimento do município.

O primeiro deles foi o Secretário de Políticas de Campo e Meio Ambiente, Edson Morais (Pelé). Na oportunidade, ele parabenizou o vereador Assis pelo Requerimentp, e ressaltou que foi grande um dos grandes incentivadores para a elaboração do mesmo. Também, enfatizou que já existiam contatos iniciais com o SEBRAE, mas que as ações eram limitadas, em virtude do município não ter aprovado a lei que incentiva as empresas de menor porte. "Espero que essa lei não pare com o término dessa audiência. Caraúbas se prepara para o futuro, e não podemos deixar de aprová-la", finaliza.

Já o Secretário de Planejamento, Canindé de Freitas, saudou a todos os presentes e destacou a importância da Audiência Pública, sobretudo dentro do Plano de Desenvolvimento para o município, na qual se discute a viabilização de um distrito industrial. "Caraúbas está no caminho certo. O debate é favorável. Que os efeitos práticos sejam compreendidos pela manicure, pelo borracheiro, que serão beneficiados de maneira direta. Sejam bem vindos à essa nova era", concluiu o secretário.

Para que essa Iniciativa Parlamentar dê resultados, é importante que todos estejam empenhados, inclusive, os demais secretários municipais. Além disso, os nossos representantes no Legislativo também são fundamentais para isso, por essa razão, parabenizamos os vereadores que estiveram presentes nesse importante encontro, como Josean Amorim (PMDB), Paulo Brasil (PR), Vinícius Amorim (PRB), além do próprio Assis Batista (PSB), autor do Requerimento.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

ÁFRICA DO SUL, DE JOEL SANTANA, ENFRENTA A "EX-INVENCÍVEL" ESPANHA.

O treinador Joel Santana, que tem desempenhado um bom papel (Foto:lancenet)

Amanhã, a partir das 10 horas, a desmotivada seleção espanhola enfrenta a "valente" África do Sul, em jogo que vale o 3º lugar, na Copa das Confederações.

Se vencer a Espanha, o selecionado do brasileiro Joel Santana ratificará a boa campanha na competição. Já a "fúria", perdendo ou ganhando, não acrescentará em nada. A eliminação, a perda da invencibilidade e a volta da fama de "amarelar" em decisões, não são facilmente superadas.

Avante Joel! Avante África do Sul!



Por MAYKON OLIVEIRA

TEMPO REAL: AUDIÊNCIA PÚBLICA ESTÁ ACONTECENDO

Neste momento (11h20min), está acontecendo a Audiência Pública para implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Caraúbas.

Várias autoridades locais, estaduais e demais representantes da sociedade caraubense, estão participando das discussões.

O blog está acompanhando e, em breve, trará todas as informações deste importante encontro.



Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

"FARRA JUNINA"

Os atos podem ser secretos, mas as ações são conhecidas...bastante conhecidas!


(Charge:/lapidariodecultura.files.wordpress.com)


Bota a lenha na fogueira e "ramo simbora"! (azar do povão!)



Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DO INPE VISITOU CARAÚBAS, NA MANHÃ DE ONTEM

O Técnico Tércio Penha, e o Engenheiro Miguel Cuellar, do INPE, estiveram em Caraúbas.

Na manhã de ontem (26), uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), visitou a cidade de Caraúbas. O principal objetivo da visita, é viabilizar a elaboração do mapa do município, dando ênfase à zona urbana, através da implementação de um programa.

Nós tivemos a oportunidade de conversar com um dos engenheiros do INPE, Miguel Cuellar. Nascido em Santiago, no Chile, há um bom tempo ele já desenvolve esse trabalho de elaboração de mapas no nosso país. "Nossa proposta de trabalho é sustentada na elaboração de 04 mapas. Já conversamos com o Secretário de Educação do município, e ele sinalizou positivamente para isso. Portanto, desenvolveremos com os alunos do 9º Ano da Escola Josué de Oliveira, esse trabalho conjunto", afirma Cuellar.

O Programa "Construindo o nosso Mapa Municipal visto do Espaço" constitui um dos principais objetivos do INPE, baseado no fomento aos estudos das representações cartográficas, familiarizando a sociedade com os mapas locais, que na grande maioria das vezes não são mostrados nos atlas e/ou livros didáticos.

Essa proposta foi ratificada por Tércio Penha, que é um dos técnicos do instituto. "Os alunos do 9º Ano coletarão dados referentes aos nomes das ruas, de cada bairro. Eles serão fundamentais para a elaboração de um mapa rico em informações. Já desenvolvemos este programa em Olho D'Água do Borges, e agora, queremos realizar esse mesmo trabalho em Rafael Godeiro, Almino Afonso, Patu, e claro, Caraúbas", disse Tércio.

Mapa de Olho d'Água do Borges/RN (Foto: www.inpe.br)

Portanto, em virtude da dificuldade que é encontrar quaisquer tipos de representações cartográficas do território caraubense, temos a certeza que esse trabalho será muito válido. Desde que bem executado, futuramente teremais mais fontes de pesquisa, uma vez que a elaboração dos mapas Rodoviário e Hidroviário, do Uso e Ocupação do Solo, e duas Cartas Imagem, estão inseridos no Programa.



Por MAYKON OLIVEIRA

RETA FINAL DA ENQUETE

Participe da enquete! (Foto:/www.ledio.globolog.com.br)

Dentro de alguns instantes, a enquete do blog será encerrada.

Após uma disputa que parecia fácil, nesta reta final, os resultados ficaram indefinidos. Isso é válido tanto para as primeiras posições quanto para as demais.

Não deixe de participar! Vote em qual é a principal festa junina do município de Caraúbas.


Sua opinião é importante para todos nós!



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

São João na escola da Borracha

Hoje, a Escola Municipal Antônio Nicolau de Melo, localizada na comunidade de Borracha, realizará a sua grande festa de São João. A diretora Joelma Silva e a sua equipe, prometem realizar um grande evento. Durante a semana, várias atividades ligadas as festas juninas foram desenvolvidas. Agora, será o encerramento das festividades, com a realização de um passeio de carroças, casamento matuto, quadrilhas, e uma festa dançante que acontecerá a noite.


Audiência Pública

Hoje, a partir das 09 horas, estará sendo realizada uma Audiência Pública para discutir a implantação, no âmbito municipal, da Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte. O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores.


Para uns...

Na primeira votação da sessão da última quinta-feira (25), na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, foi aprovado por unanimidade o reajuste salarial dos defensores públicos do estado. Se comparado a outras carreiras jurídicas, o salário dos defensores, cerca de R$ 3 mil, é considerado muito baixo. O reajuste aprovado foi de 150%. Nossa, muito diferente do que acontece com os servidores da área da educação, quem sofrem bastante, mas que não tem o devido reconhecimento.



Por MAYKON OLIVEIRA

NOITE DE FESTAS JUNINAS, NA CIDADE DE CARAÚBAS.

Na noite de hoje, Caraúbas terá 02 grandes eventos. Anunciados previamente, os Arraiás da Ismael Siqueira Cortez e o da "Cumade Maria", movimentarão a cidade.

O Arraiá da "Cumade Maria" já está se tornando uma tradição, no calendário junino caraubense. Há alguns anos, o evento tem conquistado um público cada vez maior. Tal fato, garantiu o sucesso da festa, em oportunidades anteriores. Para este ano, o amigo Harrison articulou a vinda da banda Forrozão Panka de Bakana, que pela primeira vez se apresenta aqui na "terrinha". A partir das 22 horas, começará o show, num espaço montado na frente no mercadinho de Tico Nogueira, no Leandro Bezerra.

O Forrozão Panka de Bakana, é a atração de hoje, no Arraiá da "Cumade Maria". (Foto:Divulgação)

Outra festa que acontecerá, é o 1º Arraiá da rua Ismael Siqueira Cortez. O evento é promovido pelo Grupo de Jovens Em Busca da Liberdade, e conta com o apoio do amigo Rigno Begno. Na verdade, está sendo preparada uma grande festa, com comidas típicas, muito forró, quadrilhas e animação. De acordo com Thiago Praxedes, que é o líder do grupo, a expectativa é de que a população compareça em peso, uma vez que o arraipa acontecerá na Quadra Municipal, e com a entrada totalemente gratuita.

Um bom público é esperado na Quadra Municipal.

Assim, é muito importante ver o bairro Leandro Bezerra, o mais populoso da cidade, ser palco de dois grandes eventos. Sem dúvidas, são duas boas opções para quem gosta de curtir esse período de festas juninas ou sair na "night" caraubense.



Por MAYKON OLIVEIRA

CASOS DA NOVA GRIPE, JÁ ULTRAPASSAM MAIS DE 500, AQUI NO BRASIL.

Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. (Foto:www.portaljatoba.com.br)

Ontem o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou o número de casos confirmados. Dias atrás, o perigo não colocava medo em ninguém, ao contrário do que acontece hoje. Para se ter uma idéia, só nessa sexta, foram confirmados mais 70 casos da nova gripe, no Brasil.

De acordo com Temporão, já são 522 casos confirmados, aqui no país. Por isso, as medidas cabíveis já estão sendo tomadas, sempre com a finalidade de coibir o avanço da doença nos estados e municípios.

Desse modo, a situação não é tão boa o quanto afirmavam em um passado não tão distante. Ainda bem que essa problemática não atingiu o nosso município. No entanto, é bom prevenir bastante.



Por MAYKON OLIVEIRA

26 de junho de 2009

RÁPIDAS...

"Quadrilhas do povão"

Tem continuidade na noite de hoje, as "quadrilhas do povão". Realizadas na Quadra Municipal, elas estão ocorrendo quase todas as noites, contando com uma significativa participação popular. O amigo Rigno Begno é um dos organizadores, e tem desempenhado um excelente trabalho, na condução das atividades.


Concurso

Um grupo de caraubenses está articulando o deslocamento para a cidade de Parnamirim/RN, em virtude da aplicação das provas, inerentes ao Concurso Público Municipal, cuja aplicação acontecerá no próximo domingo. Só para o cargo de professor, foram ofertadas 700 vagas, das mais diversas áreas. Desejamos uma boa sorte a todos os conterrâneos que estão concorrendo.




Ponto facultativo

Ontem (25), a governadora Wilma de Faria (PSB) decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas do Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira (29), Dia de São Pedro. O decreto número 21.211, tem validade para todos os órgãos da Administração Direta, Indireta, autarquias e fundações. Quanto ao município de Caraúbas, a medida também deve ser seguida, porém, alguns estabelecimentos de ensino optaram por não paralisarem as suas atividades.


Arraiá da "Cumade Maria"

Hoje a noite também estarão acontecendo os ensaios de quadrilha para o Arraiá da "Cumade Maria". Eles serão realizados no bairro Leandro Bezerra, nas proximidades do Mercadinho de Tico Nogueira. Amanhã é o grande dia da festa, que terá a animação da banda Panka de Bakana.


Por MAYKON OLIVEIRA

NÚCLEO DA UERN EM CARAÚBAS, GANHOU UM NOVO CURSO.

Informações dão conta de que o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), terá um novo curso. Após inúmeras promessas, finalmente, os estudantes caraubenses e de outros municípios da região, terão mais um curso de graduação.

O NAESC funciona nas dependências da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Em rápida conversa que tivemos com o Secretário do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, professor Ivanildo Fernandes, ele nos repassou que estava de saída para Mossoró, juntamente com uma comitiva formada por membros da gestão municipal, com o propósito de participar de uma reunião muito importante. Segundo ele, hoje era um dia chave para a aquisição do novo curso, e pelo visto foi mesmo.

De acordo com o Magnífico Reitor, Milton Marques, Administração será o novo curso do NAESC. A afirmação aconteceu numa entrevista concedida à Rádio Centenário de Caraúbas. Desde 2002, a unidade conta apenas com os cursos de Pedagogia e Geografia, sendo que este último, não disponibiliza mais vagas há algum tempo.

Dias atrás, tivemos a oportunidade de conversar com o professor Chagas Silva, Chefe de Gabinete do Reitor, que nos repassou que o curso de Administração, era o mais viável para Caraúbas, nesse momento. Segundo ele, as condições estruturais e as questões ligadas ao translado dos professores, tem um peso enorme na decisão.

A unidade de ensino apresenta uma boa infra-estrutura, e receberá o novo curso já no próximo PSV.

O Coordenador do Núcleo, professor Manoel Jovanildo Fernandes, corroborou com as colocações de Chagas. "Temos a certeza de que o curso de Administração será muito bem vindo. O Núcleo tem totais condições de recebê-lo e, por essa razão, não estamos medindo esforços. Essa é uma luta conjunta e, certamente, seremos contemplados com mais esse curso", afirmou.

Sendo assim, não é nenhum exagero dizer que essa é mais uma grande vitória, não apenas para Caraúbas, mas para os demais municípios da nossa região.



Por MAYKON OLIVEIRA

CAMPANHA VACINA 13 MIL ANIMAIS CONTRA AFTOSA EM CARAÚBAS.

13 mil bovinos foram vacinados

A Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente (SPOCAMPO), em parceria com os criadores da cidade, vacinou no primeiro semestre do ano 13 mil bovinos contra a aftosa. Do total de doses aplicadas, seis mil foram doadas somente pela própria secretaria.

A cidade de Caraúbas possui um rebanho bovino de quase 18 mil animais, que, infelizmente, não era vacinado regularmente. “Essa iniciativa foi um diferencial adotado pela secretaria, buscando cuidar do rebanho municipal. Lamentavelmente, Caraúbas não tinha um cronograma de vacinação, mas quando assumimos fizemos questão de implantá-lo, pois sabemos da importância de cuidar do rebanho, e indiretamente, da saúde da população”, afirmou o secretário Edson Morais.

Pelé: "precisamos conscientizar os criadores".

Outro trabalho realizado pela administração “Nossa Força é Nosso Povo” foi o de conscientizar o criador sobre a importância de vacinar o rebanho, visto que muitos recebiam a vacina e não aplicava nos animais, o que não garantia a imunidade do rebanho e trazia complicações para o próprio criador.

Além desses fatores negativos, o criador também corria o risco de, não vacinando o gado, e em caso de uma possível fiscalização e constatação do fato por parte do Ministério da Agricultura, pagar uma multa de R$ 50,00 por cabeça, e, em casos de surto da doença, ter que sacrificar o animal.

No próximo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente realizará a segunda fase da vacinação, pretendendo agora alcançar todo o rebanho do município. “Fornecemos 6 mil doses, mas sabemos que não é o bastante, por isso vamos aumentar esse número para atender a real necessidade do município”, finalizou o secretário Edson Morais.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA
E-mail: caraubasrn@yahoo.com.br
Telefones: 9972-7695 / 9999-1624/ 8814-8997­­­­­­­


SEGUNDO JÁCOME

COORDENADOR DA UAB DE CARAÚBAS PARTICIPA DE ENCONTRO EM SÃO LUIS – MA.

Marcos Roberto em São Luis.


O professor Marcos Roberto, está participando de um “Encontro Regional dos Coordenadores da UAB”, que está sendo realizado na cidade de São Luis – MA.

Na ocasião serão discutidos, assuntos relacionados ao andamento das ações no âmbito do sistema UAB, serão feitas também troca de experiências entre os coordenadores dos pólos e cursos na região.

O encontro está sendo marcado por apresentações culturais.

Direto de São Luís, “Marquinhos” nos enviou uma ótima notícia, trata-se da real possibilidade de um aumento no número de inscrições para que as pessoas possam participar da Universidade Aberta do Brasil.

SEGUNDO JÁCOME

GUGU ASSINA CONTRATO MILIONÁRIO, E DEIXA O SBT.

Após muitos anos no SBT, Gugu vai "mudar de casa". (Foto: Antonio Chahestian/Record/Divulgação)

O apresentador Gugu Liberato, 50 anos, vai realmente "trocar de casa". Segundo um comunicado oficial da Record, enviado nesta quinta-feira (25), o apresentador assinou contrato de oito anos com a emissora para comandar dois programas: um dominical, que será retransmitido pela Record Internacional, e outro de entrevistas, um sonho de Gugu.

Ainda de acordo com a Record, "a emissora oferece a Gugu a possibilidade de interação com os nossos departamentos de jornalismo, esportes e dramaturgia."

Para ter o apresentador ainda este ano, a emissora do bispo Edir Macedo também deveria pagar multa de rescisão de contrato com a emissora de Silvio Santos, que venceria em março de 2010. Segundo a coluna Zapping, do jornal Agora São Paulo, o valor proporcional da multa é de R$ 15 milhões. Já o salário oferecido a Gugu é de mais de R$ 3 milhões.

Enquanto Gugu Liberato passou para a equipe da Record, a emissora perdeu dois apresentadores recentemente para o SBT: Roberto Justus e Eliana.


Texto publicado no Portal Terra


Por MAYKON OLIVEIRA

CONSELHO TUTELAR REITERA ALERTA PARA A VENDA DE BEBIDAS AOS MENORES DE IDADE.

(Foto:www.mp.pe.gov.br)

Há alguns dias, o Conselho Tutelar de Caraúbas enviou ofício para as instituições de ensino, esclarecendo sobre a importância de se combater a venda e/ou o consumo de bebidas alcoólicas à crianças e adolescentes, nos eventos juninos realizados pelas escolas.

Dessa forma, o Conselho lembra que é importante cumprir o que destaca o ofício, uma vez que ele é amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069), de acordo com os artigos 81 e 243. O primeiro trata da venda de bebidas alcoólicas e explosivos a menores de idade. O segundo, destaca a pena para quem cometer tal ação.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Arraiá da "Igrejinha"

No próximo domingo (28), acontecerá mais um Arraiá da "Igrejinha". Dessa vez, a festa acontecerá no Clube Verd's Mares, no Centro da cidade. O evento já está sendo divulgado em todos os bairros, e a expectativa é de que um grande público compareça.


Ótimo projeto

Boa parte dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Josué de Oliveira, estão participando de um belíssimo projeto, que objetiva a valorização da cultura local. Denominado de "Cordel na Escola", o projeto de autoria da professora Joenilma Menezes, busca desenvolver no alunado, o gosto pela Literatura de Cordel, a partir da leitura de publicações e a elaboração das próprias poesias. Recentemente, o poeta caraubense João Joassi, participou da abertura oficial do projeto.



Atos secretos

Ontem, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), concedeu entrevista a InterTV Cabugi, mais precisamente, ao Programa Bom Dia RN. Na oportunidade, ele falou sobre o fato de terem citado seu nome, como possível conhecedor dos atos secretos, que ocorreram no Senado Federal. "Gari" destacou que alguns pontos discutidos, não devem, necessariamente, ser divulgados. Segundo ele, existe informações confidenciais, mas, se tratando de atos ilícitos, é preciso que haja uma investigação.


Debate

Os alunos do 8º e do 9º Ano, do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, participarão de um debate na noite de hoje. Pela primeira turma, será discutida a temática pertinente ao processo de colonização imposto pelas potências colonialistas européias às colônias africanas. Posteriormente, dividida em dois grupos, a turma do 9º abordará os antagonismos existentes entre as Coréias (do Norte e do Sul). As discussões acontecerão numa das salas da Escola Municipal Josué de Oliveira, a partir das 18 horas.



Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Imagem do Padroeiro São Sebastião, durante a Cavalgada que abriu os festejos.

A Festa de São Sebastião, Padroeiro do município de Caraúbas, é uma das mais tradicionais do interior do estado do Rio Grande do Norte. No período compreendido entre os dias 10 e 20 de janeiro, milhares de pessoas visitam a cidade, para participar desse grande evento religioso e cultural.

Caraubenses participando da Procissão dos Motoristas.

Na edição deste ano, tivemos uma série de atividades, tanto na parte religiosa, quanto na parte cultural. Também, tivemos umas grande cavalgada, que marcou a abertura oficial dos festejos. Além de atrações na Praça de Eventos, mais uma vez aconteceu arealização de torneios esportivos, bingo, leilões, entre outras, como parte da programação social.


Vídeo da Procissão de São Sebastião (Click e assista)

A Comissão da Festa do Padroeiro foi comandada pelo Padre Gerônimo Dantas. Ele trabalhou com uma boa equipe, para organizar tudo o quanto fosse necessário, tendo em vista a importância e a grandeza do evento.



Por MAYKON OLIVEIRA

ONTEM FOI A VEZ DO JARDIM DE INFÂNCIA REALIZAR O SEU ARRAIÁ.

Integrantes da carroça vencedora, mostrando a força da parceria entre a família e a escola.

Em mais um dia do "Arraiá Popular", aconteceu outra grande festa de um estabelecimento de ensino, na cidade de Caraúbas. Dessa vez, o Jardim de Infância Hugolino de Oliveira trouxe alegria à nossa população.

No final da tarde, foi realizado um belo passeio de carroças, que saiu da frente da escola. Visitando a concentração das mesmas, estava o Secretário Municipal do Desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Desporto, professor Ivanildo Fernandes.

Nem mesmo o tempo chuvoso atrapalhou o passeio. Animação tomou conta das mães, das crianças e dos funcionários, que acompanharam com alegria durante todo o percurso. "Puxando" o pessoal, estava a competente locutora Camila Fernandes, que não parava um só instante. Mandando "alôs" para aqueles que ficam observando nas calçadas, ou para quem estava acompanhando, ela não deixa ninguém ficar parado, contagiando a todos com tamanha empolgação.

A festa prosseguiu até às 20 horas, sendo encerrada após a realização das quadrilhas, e a divulgação das carroças vencedoras.

Sem dúvidas, uma belíssima festa!



Por MAYKON OLIVEIRA

SUCESSO, DINHEIRO E POLÊMICAS... MARCAS DA CARREIRA DE MICHAEL JACKSON.

A morte

Ontem (25), a carreira de um dos maiores artistas que o mundo já viu. Michael Jackson faleceu no Centro Hospitalar da Universidade da Califórnia, para onde tinha sido transportado com urgência, após ter tido problemas cardíacos na sua casa, em Holmby Hills, Los Angeles.

Michael Jackson morreu deixando um legado de sucesso e polêmicas. (Foto:www.televisioninternet.com)

O "Rei da Pop" tinha 50 anos e preparava-se para uma monumental turnê de despedida. denominada de ("This Is It"), ela seria composta por 50 concertos em Londres, na O2 Arena, a no período compreendido entre 13 de julho de 2009 e 06 de março de 2010.

Sucesso e polêmica

Termina assim, de forma trágica, a história de um cantor que se tornou uma das mais importantes figuras da cultura pop do século XX.

Nascido em Gary, Indiana, a 29 de agosto de 1958, iniciou uma carreira profissional, aos 11 anos, com quatro dos seus nove irmãos no grupo The Jackson 5. Na oportunidade, foi o primeiro grupo de adolescentes a conquistar de forma igualitária, os públicos branco e negro.

Já a sua carreira solo, também se deu de forma meteórica. Ele se tornou uma estrela mundial com o álbum "Off the Wall", em 79. Ajudado por Quincy Jones, Paul McCartney e Stevie Wonder, por exemplo, Jackson conseguiu ter cinco músicas no "Top 10" americano. Além disso, o álbum vendeu cerca de 20 milhões de exemplares.

Em 1982, "Thriller", um dos maiores sucessos de todos os tempos, funcionou como uma espécie de "alavanca" à música pop. Para se ter uma idéia, foram cerca de 109 milhões de cópias em todo o mundo. Nesse período, Jackson consolidou não só a sua música, mas uma série de coreografias que fizeram escola, a mais famosa de todas, o passo "moonwalk".Posteriormente, canções como"We Are the World", a canção que escreveu em 1985 com Lionel Richie, e os álbuns seguintes, "Bad", de 87, e "Dangerous", de 91, ratificaram o seu sucesso.

Uma mudança considerável em seu visual. (Foto:fotos-famosos-gratis.blogspot.com)

A partir dos anos 90, os "holofotes" foram direcionados à vida do ídolo. O destaque com as canções deu lugar a inúmeras polêmicas, que incluíram acusações de abuso sexual de menores, confissões de que ele próprio sofrera abusos do pai em criança, a descoloração da sua pele, as inúmeras operações plásticas, o chipanzé Bubbles, os seus dois casamentos (um dos quais com Lisa Marie Presley) e três adoções, a máscara de veludo, o declínio das suas finanças (apesar dos 750 milhões de albuns vendidos e de contratos milionários).

Na história da música pop, Michael Jackson foi a maior estrela de todos os tempos. O seu último álbum de estúdio, "Invincible", saiu em 2001, mas dele pouco há para contar. Enfim, na história de sua vida e carreira, ele foi um "Peter Pan" trágico, que morreu longe de "Neverland".


Fonte: Wikipédia/reidopop.com


Por MAYKON OLIVEIRA

PR REALIZA CONCURSO PARA ESCOLHER MASCOTE


O Partido da República continua divulgando o concurso "Dois patinhos na Lagoa", para a escolha do mascote da sigla. Em sua propaganda veiculada na TV e na página na internet, algumas informações importantes foram repassadas, dentre elas, o prêmio de R$ 10 mil, para o vencedor.

Com o patrocínio doInstituto Álvaro Valle, o concurso segue, praticamente, iniciativa que revelou novos talentos e escolheu a logomarca do PR, em substituição ao antigo Partido Liberal (PL).

Qualquer cidadão brasileiro pode participar, desde que os trabalhos apresentados, sejam em três dimensões. Além disso, eles deverão ser vinculados à similaridade existente entre o numeral 22 e a imagem de dois patinhos perfilados. Os melhores e mais criativos, serão pré-selecionados pelos organizadores do concurso para a seleção final. Para isso, será designada uma banca examinadora, formada por integrantes do próprio partido.

O vencedor do concurso, receberá R$ 10 mil, quantia que será paga pela comissão organizadora. Com certeza um ótimo prêmio, e uma forma de escolha bastante criativa.


Dica

Se você quer adquirir o edital e ficar mais informado a respeito, é necessário enviar seu nome completo, endereço, telefone, CNPJ (caso de empresa), ou CPF (caso de pessoa física) para o e-mail: concursomascotedopr@partidodarepublica.org.br.



Por MAYKON OLIVEIRA

25 de junho de 2009

20:30 - CONFIRMADA A MORTE DE MICHAEL JACKSON.



Uma notícia nada agradável acaba de se confirmar. Morre aos 50 anos o cantor Michael Jackson.

A morte repercute em todas as partes do mundo, pois se trata de um dos maiores ícones da música pop em todos os tempos.

SEGUNDO JÁCOME

19:40 - JORNAIS ANUNCIAM MORTE DE MICHAEL JACKSON

Notícia não foi confirmada oficialmente.
Jornais e agências internacionais informam que o cantor Michael Jackson acabou de morrer em um hospital de Los Angeles. O astro foi vítima de uma parada cardíaca.

Voltaremos com a confirmação ou não deste fato.

SEGUNDO JÁCOME

BRASIL PASSA SUFOCO, MAS VENCE A "ZEBRA" SUL-AFRICANA.

O lateral Daniel Alves, marcou o gol da vitória, aos 43 do 2º tempo.

O que muitos pensaram ser improvável, aconteceu. Calma, a seleção brasileira não foi derrotada pela África do Sul, mas os "bafana-bafana" jogaram de igual para igual contra o time canarinho.

O treinador brasileiro, Joel Santana, fez toda a diferença. Ele armou um esquema consistente, que atacava com muitos e defendia com todos. Em algumas ocasiões, o sul-africanos até assustaram, mas, no final, prevaleceu a técnica da seleção pentacampeã do mundo.

Após 88 minutos de disputa, Daniel Alves marcou o gol da vitória e da classificação para a final. No domingo, o Brasil enfrenta a seleção dos Estados Unidos, no próximo domingo. Sim, aquela mesma que quebrou "o salto dos espanhóis", ontem.



Dever cumprido


Os sul-africanos não tem do que reclamar. O país está realizando uma bela festa, a torcida dá um show a parte e a seleção, fez o que muitos achavam improvável. Não falo apenas da classificação para as semifinais, e sim, de um jogo contra a seleção brasileira. Sem medo, com uma raça e uma disciplina tática impressionante, os jogadores fizeram uma partida digna de um grande time de futebol.

O técnico Joel Santana, antes contestado, e cobrado por não conseguir montar um time competitivo, agora é idolatrado no país.

Sem dúvidas, os "bafana-bafana" cumpriram o seu dever, aliás, fizeram bem mais que isso.


Por MAYKON OLIVEIRA

VÍDEO: CÉSAR POLVILHO, DO PÂNICO NA TV, APRONTANDO NO SHOW DA BANDA CALYPSO

Na edição deste ano do Mossoró Cidade Junina, parte da equipe do Pânico na TV, marcou presença. Um dos que estiveram, foi o "repórter ação", César Polvilho.

O vídeo abaixo, mostra o humorista subindo ao palco, junto com a banda Calypso.

Click, espere carregar e veja.


(Créditos:SIM TV/Youtube)

Ao contrário de Cristhian Pior e o presidente Lula Molusco, Polvilho conquistou a galera com um show de coreografias, muito humor e poucas ofensas.


Por MAYKON OLIVEIRA

RESULTADO DA ENQUETE

Há algumas semanas, o blog realizou uma sondagem acerca de como os nossos leitores achavam importante Caraúbas ser reconhecida. Para isso, selecionamos quatro opções, para serem escolhidas por aqueles que decidissem participar.

Nos últimos anos, a cidade se tornou uma "potência" no que diz respeito a realização de eventos de grande porte. No entanto, sabemos que além dos eventos, a realização de grandes projetos e obras, é algo bastante necessário.

Assim, tomando por base esses pilares, a enquete teve os seguintes resultados:

Observando os resultados, percebemos que metade dos leitores preferem que Caraúbas seja conhecida pelos grandes eventos e pelas grandes obras. Acostumados a realização de festas com atrações nacionais, os votantes consideraram esse fator como relevante. Porém, também destacaram a importância da infra-estrutura, para melhorar a qualidade de vida da nossa população.

Muitas vezes, nossa cidade é rotulada de maneira negativa, inclusive em grandes veículos da mídia potiguar. É verdade que temos problemas, a exemplo do que ocorre em outras, porém, muitas vezes, por se tratar da nossa "terra", um boato ganhas status de fato, e um fato acaba ganhando um destaque considerável, como se o mundo fosse acabar a partir daqui.

Temos mais virtudes que problemas. Temos capacidade e possibilidade de crescermos ainda mais, pena que muitos não reconheceram e não reconhecem isso.


Por MAYKON OLIVEIRA

LIMPEZA DO TERRENO DA UFERSA É INICIADA

Terreno da UFERSA em Caraúbas.


Depois de cumprida a fase da conquista, a população da cidade de Caraúbas e dos demais municípios do Semiárido Potiguar está começando a vivenciar na prática a realização do sonho: foram iniciados na última semana os trabalhos de desmatamento e topografia dos 32 hectares (trezentos e vinte mil metros quadrados), do terreno que compreende toda a área onde será construída a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).


A área onde será construído o Campus da Ufersa em Caraúbas é no lado direito da RN-223, saída para o município de Apodi. O local foi doado pelo empresário Ademus Ferreira, irmão do prefeito Ademar Ferreira (PSB), que já concluiu a transferência da área para o patrimônio da Ufersa, o que vai dar celeridade às obras, quando o processo licitatório para contratar a empresa for concluído.

Realizada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas e o Governo do Estado, por intermédio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), a obra de desmatamento já está em fase bastante adiantada e deve ser concluída nos próximos dias. O mesmo acontece com o serviço de topografia, desenvolvido de forma direta pela administração. Depois, será feito o trabalho de terraplanagem.Finalizado esse atual processo da obra, será organizado o processo que dá início à licitação de construção do Campus. Para o prefeito Ademar Ferreira (PSB), tudo será feito dentro de uma considerável celeridade, apesar do projeto indicar que a obra pode ser construída em até 24 meses. Enquanto a estrutura não é concluída, as aulas serão ministradas na Escola Municipal Leônia Gurgel Fernandes de Azevedo. O local já foi aprovado pelo reitor Josivan Barbosa.

"A nossa pressa ocorre justamente porque nós já queremos ver tudo isso erguido e os alunos da cidade e da região serem beneficiados logo no início do próximo ano. Quando esse Campus tiver pronto, toda a região vai sentir os efeitos positivos, do comércio à geração de emprego e especialmente na oferta de mão-de-obra qualificada e nas pesquisas de cunho científico", declarou o prefeito Ademar Ferreira.


Na primeira quinzena deste mês, ainda no propósito de acelerar os trâmites burocráticos, o empresário Ademus Ferreira, que é irmão do prefeito Ademar Ferreira, entregou ao reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, a escritura que oficializou a doação dos 32 hectares de terra à Universidade. Josivan Barbosa está agilizando, junto ao Ministério da Educação, a contratação de professores e os servidores para o Campus de Caraúbas. Acredita-se que a estrutura receba aproximadamente 65 profissionais, entre professores e técnicos administrativos.


Obra está orçada em R$ 14 milhões.


Anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, no último dia 27 de maio, em uma reunião com a bancada federal do Rio Grande do Norte com uma comissão liderada por Ademar Ferreira, de Caraúbas, a obra de construção do Campus da Ufersa de Caraúbas está orçada em R$ 14 milhões. Está com os recursos assegurados e liberados pelo Governo Federal.

De acordo com o projeto, o Campus vai beneficiar mais de mil estudantes de mais de 30 municípios do Oeste Potiguar e Alto Sertão da Paraíba. O projeto do campus foi apresentado e discutido com os prefeitos das cidades da região - Campo Grande, Janduís, Patu, Messias Targino, Olho D'Água dos Borges, Umarizal, Martins, Rafael Godeiro, Almino Afonso, entre outras cidades.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

SEGUNDO JÁCOME

PESQUISA APONTA ROSALBA COMO LÍDER DISPARADA, NA DISPUTA PELO EXECUTIVO ESTADUAL.

A senadora Rosalba Ciarlini é uma forte postulante ao governo do estado. (Foto:www.senado.gov.br)

Com a aproximação do pleito do próximo ano, vários nomes já apareceram como possíveis postulantes ao cargo máximo do Executivo potiguar. Consequentemente, já começaram a ser divulgadas, as primeiras pesquisas de opinião.

Recentemente, o Instituto de Pesquisa Social (IPESPE), dirigido por Antônio Lavareda, divulgou números de uma pesquisa, que colocam a senadora Rosalba Ciarlini como líder disparada.

Veja os resultados da sondagem, que foi encomendada pelo partido DEM, na qual foram entrevistadas 1.700 pessoas.

Rosalba Ciarlini (DEM) - 49%

Robinson Faria (PMN) - 15 %

João Maia (PR) - 12%

Iberê Ferreira (PSB) - 3%


Nomes de peso, como dos senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino (DEM), e do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), não foram colocados na pesquisa. A exemplo do que aconteceu com os candidatos dos partidos "nanicos".



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Inscrições no Pólo da UAB, em Caraúbas.

O prazo de entrega dos documentos, para aqueles que efetuaram a inscrição para os cursos de Pós-Graduação ofertados pelo Pólo da UAB em Caraúbas, acabou na última terça-feira (23). O que chamou mais a atenção, foi a presença maciça de pessoas de outros municípios, que se inscreveram para os cursos à distância. Até o Coordenador do Pólo "Sertão das Caraubeiras", professor Marcos Roberto (Marquinhos), se surpreendeu com esse fato.


Brasil joga, logo mais.

A partir das 15h30min, a seleção brasileira de futebol estará em campo, para tentar uma vaga na finalíssima da Copa das Confederações. O time do técnico Dunga, enfrentará a seleção anfitriã, a África do Sul. Se vencer, o que é provável, enfrentará o selecionado estadunidense, que ontem eliminou a forte seleção da Espanha, ao vencer por 2 x 0. A partida será transmitida pela TV aberta, na Rede Globo e na Band.


Arraiá da Ismael Siqueira Cortez

Acontecerá nas dependências da Quadra Municipal, no próximo sábado (27), o 1º Arraiá da Ismael Siqueira Cortez. O evento terá várias atrações, como quadrilhas, comidas típicas e muita animação. A coordenação está por conta do Grupo de Jovens Em Busca da Liberdade, do bairro Leandro Bezerra, que promete uma grande festa e, ao mesmo tempo, usa este espaço para convocar a toda a sociedade caraubense para participar.


Eu já sabia!

Eu já sabia que o Grêmio perderia sua invensibilidade na Copa Santander Libertadores, logo que enfrentasse um time de verdade. Ora, jogando contra Aurora, Boyacá Chicó, Caracas, e outras "potências" do futebol sul-americano, todo mundo se sente superior. Ontem a noite, quando enfrentou o Cruzeiro, o time gaúcho sucumbiu. Perdeu o jogo por 3 x 1, e se distanciou um pouco de uma vaga para a grande final, do torneio continental.



Por MAYKON OLIVEIRA

MONTAGEM DA TORRE DA VIVO ESTÁ PRÓXIMA DE SER CONCLUÍDA

A torre de transmissão do sinal de telefonia móvel, da operadora Vivo, está quase concluída.

Após vários dias de muito trabalho, montagem da torre de transmissão da operadora Vivo, está quase concluída. A expectativa é de que em breve tenhamos um novo sinal de telefonia móvel à disposição.

São cerca de 60 metros de altura. Uma estrutura grandiosa em que os funcionários que prestam serviço, tiveram que continuar trabalhando até durante o período noturno, para agilizar algumas atividades.

Homens trabalhando, no alto da torre.

De longe, já se pode perceber a grandeza da torre. Assim, esperamos que a qualidade seja uma das marcas registradas dessa operadora, que está se instalando no município.



Por MAYKON OLIVEIRA

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ A IMPLANTAÇÃO DA LEI QUE BENEFICIA EMPRESAS

No mês de maio, o vereador-presidente da Câmara Municipal, Assis Batista (PSB), foi o autor de um requerimento nº 025/2009, que solicitava a realização de uma Audiência Pública para discutir a implantação, no âmbito local, da Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte.

O vereador e presidente da Câmara, Assis Batista, é o autor do requerimento.

Após ter sido aprovado por unanimidade, a Audiência acontecerá no próximo sábado (27), a partir das 9 horas, na sede do Legislativo caraubense e deve contar com a presença de organismos importantes, como o SEBRAE-RN, a Câmara de Dirigentes Lojistas, Banco do Nordeste, ONG's, empresários, e demais segmentos da sociedade.

Em nome de toda a equipe do blog, agradeço pelo convite em participar de uma discussão tão importante para o desenvolvimento de Caraúbas.



Justificativa do projeto

De acordo com a cópia do requerimento que nos foi enviado, a justificativa apresentada baseia-se no fomento ao desenvolvimento do nosso município, através de um conjunto de medidas e ações, que auxiliem as micro e pequenas empresas já existentes, como também, incentivem a instalação de novas unidades.

Veja na íntegra a justificativa.

A Lei supracitada deverá ser implantada em todos os municípios brasileiros, o que já aconteceu em 11% (onze por cento) dos mesmos. Se implantado, efetivará a legalidade de muitas empresas que estão na irregularidade. Também, segundo atesta o SEBRAE, tomada esta medida os estados e municípios poderão aumentar em até 84% (oitenta e quatro por cento) a sua arrecadação.

Francisco de Assis Batista
Vereador


Por MAYKON OLIVEIRA

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O I CONCURSO DE FOTOGRAFIAS DO IDEMA.

Pico do Cabugi (Foto:www.canindesoares.com)

Tem prosseguimento as inscrições para o I Concurso de Fotografia das Unidades de Conservação e Monumentos Geológicos do RN.

O principal objetivo do concurso, é premiar as melhores fotografias sobre os aspectos bióticos e abióticos, de cada um dos pontos observados e fotografados. Além disso, a premiação será distribuída de acordo com a classificação de cada trabalho. Serão R$ 3.000,00 para a foto vencedor, R$ 2.000,00 para a segunda colocada e R$ 1.000,00 para o terceiro lugar.

As inscrições se estenderão até o dia 31 de julho. Fotógrafos Profissionais e amadores, podem se inscrever.

Para maiores detalhes, acesse:http://www.idema.rn.gov.br



Por MAYKON OLIVEIRA

24 de junho de 2009

COMUNICADO IMPORTANTE

O concurso para a escolha da "Rainha do Milho", que iria acontecer hoje, a partir das 19 horas, foi adiado.

De acordo com informações, o evento foi adiado para o próximo dia 30, quando acontecerá o encerramento dos festejos do "Arraiá Popular".

A exemplo do que aconteceu com o passeio de carroças, e outras festas juninas de escolas, este evento teve a data remarcada.



Por MAYKON OLIVEIRA

SARNEY, O " SENADOR MALUQUINHO"... SERÁ?

Concebido como sucesso de público, bilheteria e "danação", o personagem "menino maluquinho", do cartunista e desenhista Ziraldo, tem inspirado alguns (muitos) políticos nacionalmente conhecidos e, quem sabe, internacionalmente julgados.

Todos os dias, na TV, acontece sempre a mesma coisa. Num sei o que do senado, num sei quem do senado, e no final, ninguém acaba entendendo o que de fato acontece com ele... o senado, claro.

Veja, qualquer semelhança pode não ser apenas uma coincidência.

O menino maluquinho
(Fonte:wikipédia)


Quem será?
(Fonte: nanihumor.blogspot.com)


De tanta coisa que surgiu (e surge) na "casa do povo", o presidente José Sarney pretende tomar medidas duríssimas, para coibir possíveis ações fraudulentas e recuperar a credibilidade.

O complicado, é conseguir, lógico!



Por MAYKON OLIVEIRA

UMA ZEBRA DO TAMANHO DA "AMÉRICA"!


(Foto:www.randomgames.zip.net)

Em jogo que acabou agora a pouco (17h20min) na Copa das Confederações, a "zebra" deu o ar da graça. Mais uma vez, a seleção dos Estados Unidos surpreendeu e, desta feita, se classificou para a final da competição.

Com um gol de Altidore e outro de Dempsey, os estadunidenses venceram a Espanha pelo placar de 2 x 0. Detalhe, a Espanha é considerada uma das principais seleções do mundo e estava invicta há 35 jogos. Já o "time do Obama", quase não se classificava para esta fase, porém, mostrou que não foi apenas passear na África.

Agora, os Estados Unidos enfrentam o vencedor do jogo Brasil x África do Sul, que acontecerá amanhã.

Que essa derrota espanhola sirva como um alerta para a seleção brasileira. Muitas vezes, o "salto alto" acaba se tornando o maior adversário.


Por MAYKON OLIVEIRA

RN SERÁ O DESTINO DE UM DOS RALLYS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO.

Uma das maiores competições de Rally do mundo, foi iniciada ontem com a tomada de tempos para definir as largadas. (Foto :noticiasautomotivas.com.br)

Ontem (23), aconteceu a largada para mais uma edição do Rally dos Sertões. Considerado um dos mais importantes do mundo, o evento esportivo ganha força a cada ano e, nesta edição, o destino será o estado do Rio Grande do Norte.

A prova, que será realizada entre os dias 23 de junho e 3 de julho, partiu de Goiânia (GO) e seguirá um percurso rumo a Natal (RN), passando pelos estados de Goiás, Tocantins, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraiba, até finalmente chegar ao Rio Grande do Norte. Na verdade, serão 5056 Km de muitas dificuldades, subdivididos em 10 etapas, entre Goiânia e Natal.

As cidades de Caicó e Natal receberão os competidores. A primeira, será um ponto de apoio importante, sobretudo quando eles estiverem chegando ao estado. Já a capital, será o local em que a prova será encerrada oficialmente. A divulgação dos vencedores, a premiação e as homenagens, serão feitas na maior cidade potiguar.



Por MAYKON OLIVEIRA

CARAUBENSES SEGUEM A TRADIÇÃO DAS FOGUEIRAS, NA NOITE DE SÃO JOÃO

Fogueira acesa, no Conjunto Guido Gurgel.

A comemoração do São João é uma das festas mais tradicionais do Nordeste. Em Caraúbas, não é diferente. Apesar de, nos últimos anos, o número de fogueiras ter diminuído de forma acentuada, mas, muitos caraubenses ainda seguem essa tradição.

Acender uma fogueira na noite do dia 23 de junho, data que antecede o dia de São João, já se tornou uma espécie de "ritual" para muitos. No entanto, essa tradição não é recente. Segundo uma lenda católica, idéia remonta as histórias bíblicas, nas quais uma delas conta que tal costume surgiu a partir de um acordo feito por duas primas, no caso, Maria (mãe de Jesus) e Isabel (mãe de João Batista). Na verdade, para avisar o nascimento do filho, Isabel acendeu uma fogueira que fez fumaça, para sinalizar à Maria, para que ela pudesse ajudar no trabalho de parto da prima.

Um dos símbolos das fogueiras de São João, aqui na cidade, é a rua João Gomes de Oliveira. Porém, cabe salientar que a quantidade caiu bastante. Me recordo em tempos de outrora, quando contemplava as labaredas a todo o vapor e inúmeras pessoas assando milho e crianças soltando "bombinhas".

Mesmo em menor proporção, este ano centenas caraubenses continuaram mantendo a tradição de acender uma fogueira, reunir a família, os amigos e celebrar o São João.



Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

PSE na zona rural

Hoje, o Programa Saúde na Escola estará visitando a unidade do Centro Municipal de Ensino Rural (CEMER), localizada no Assentamento Nova Morada. Uma equipe de profissionais da área da saúde será deslocada para a comunidade e realizará uma série de atendimentos médicos, medição e pesagem dos alunos.


Projeto

Os alunos do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, estão participando de um importante Projeto de Integração e Socialização. O mesmo tem o acompanhamento da Psicóloga Rútila Fernandes, que trabalha temáticas inerentes à contribuição da formação cidadã, fomentando a socialização, preparando-os para que eles possam ser atuantes no âmbito da sociedade.


Primeira Semifinal

Logo mais a partir das 15 horas, a seleção da Espanha enfrenta os Estados Unidos, pela primeira partida da semifinais da Copa das Confederações. O vencedor estará qualificado para a finalíssima. Muitos afirmam que a "fúria", apelido dado a seleção espanhola, é o grande favorito para vencer o jogo. No entanto, fama, camisa e "fúria" não ganham jogos, pois a partida é vencida dentro do campo, com o esforço de todos os atletas.



Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA SEBASTIÃO GURGEL REALIZOU O MAIOR PASSEIO DE CARROÇAS DE CARAÚBAS

Ontem, a Escola Estadual Sebastião Gurgel realizou o maior passeio de carroças da cidade de Caraúbas, nesta edição do "Arraiá Popular". Com muita animação e um grande empenho dos funcionários, a festa atraiu a atenção da população, que acompanhou das esquinas e das calçadas.

Parte da equipe de profissionais da escola.


Muito antes da saída do passeio, o movimento nas proximidades da escola já era intenso.

Ao todo, cerca de 36 carroças participaram do passeio. Algumas, possuiam nomes curiosos, outras, ironizavam situações vivenciadas no cotidiano. Outras, genuinamente sertanejas, traziam elementos que caracterizavam a cultura local, como comidas típicas, roupas usadas pelos nordestinos e , é claro, muita alegria e irreverência.

Muita criatividade e animação.


O passeio chamou a atenção de muita gente.


Carroça mostrando um cenário típico do sertão nordestino.

Outras instituições de ensino foram representadas, como a Lourenço Gurgel por exemplo, que também foi abrilhantar a grande festa.

Desde o princípio, o passeio já contagiava. A comissão de frente, formada por vários funcionários, agitava bastante com passos, danças e quadrilhas improvisadas. Além disso, os próprios alunos fizeram uma festa belíssima e, apesar do cansaço, não perderam a empolgação um só instante.

Animados e devidamente caracterizados, os alunos fizeram uma grande festa.

Depois da chegada à Quadra dos Escoteiros, aconteceu a divulgação da carroça vencedora e, também várias quadrilhas. Uma das que se apresentaram, foi a da comunidade de Mirandas.

O diretor Alexsandro Gurgel, anunciou as carroças campeãs.

A partir das 23 horas, ainda aconteceu uma festa dançante e que contou com uma boa participação popular. E haja fôlego!

Em nome de toda a equipe do blog, parabenizo aos gestores Alexsandro e Sueli, e a toda equipe, pela realização desse grandioso evento.



Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES