19 de março de 2011

ESCOLA LEÔNIA GURGEL REALIZA PROJETO DE VALORIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN

Alunos apresentaram os seus trabalhos.

Neste sábado, os que fazem a Escola Municipal Leônia Gurgel realizaram a culminância de um projeto que visa a valorização do município de Caraúbas/RN.

Coordenados pelos professores, crianças e adolescentes apresentaram os trabalhos confeccionados durante toda a semana. Aconteceu exposição de fotos, vídeos, painéis, e todos gostaram da presença ilustre do sanfoneiro Caçula Benevides.

Exposição fotográfica.

Crianças observam a apresentação do músico Caçula Benevides.


Por MAYKON OLIVEIRA

CURSINHO PROITEC CONTINUA COM MATRÍCULAS ABERTAS


Continuam na próxima semana as matrículas para a turma do Cursinho ProITEC, coordenado pelo professor Canindé Costa. Os interessados devem procurar os responsáveis durante à tarde na Escola Estadual Antônio Carlos.

Somente no ano passado, a equipe comemorou a aprovação de 12 alunos para vários cursos do IFRN. Para 2011, as expectativas são ainda melhores.

A aula inaugural acontecerá nas dependências do Centro de Inclusão Social (CIS), no próximo dia 25. Já as atividades com os professores Dorgival Santos e Yúri Coutre, começam no dia 26 deste mês. De início, as aulas acontecerão na Escola Municipal Josué de Oliveira.


Por MAYKON OLIVEIRA

PESQUISA DATAFOLHA APONTA BOA POPULARIDADE DE DILMA ROUSSEFF

(Imagem: tudoglobal.com)

O Datafolha divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a avaliação do atual governo. A sondagem indicou que há uma aprovação por parte de 47% dos brasileiros quanto à presidenta Dilma Rousseff.

A petista tem avaliação semelhante à de seu antecessor, Lula, que bateu todos os recordes de aceitação durante os seus dois mandatos.


Por MAYKON OLIVEIRA

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS...

O amigo leitor acompanhará nas próximas postagens:

#A cobertura completa do Carnaval de Valores, da Escola Lourenço Gurgel;

#Também ficará sabendo como foi a culminância do projeto "Nosso Bairro", da Escola Maria Sílvia".

# Traremos detalhes exclusivos da atual situação vivenciada no casarão da fazenda Sabe Muito.

Estas e outras notícias serão destaque em nosso blog.


Por MAYKON OLIVEIRA

SÁBADO DE ALELUIA É NA ACDA, EM APODI/RN

(Imagem:Divulgação)


Por MAYKON OLIVEIRA

SAÚDE BUCAL DE CARAÚBAS/RN É CONSIDERADA A MELHOR DO ESTADO

Unidade Móvel Odontológica presta atendimento na cidade e na zona rural.

Em contato com o blog, a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carlos, informou que nosso município foi escolhido pelo Conselho Regional de Odontologia como um dos que melhor desenvolvem ações de saúde bucal do estado.

A chefe da Pasta enviou um relatório contendo todas ações desenvolvidas pela secretaria de saúde no município para concorrer ao prêmio Brasil Sorridente, que será realizado no Rio de Janeiro no dia 16 de abril.

O conselho avaliou vários relatórios de todo estado, mas escolheu Caraúbas/RN para representar o Rio Grande do Norte dentre os municípios com população de até 50 mil habitantes. Foram avaliados pontos como a aquisição de uma unidade móvel odontológica, implantação de Laboratório de Próteses, dentre vários outros.


Por LEYSSON CARLOS

AGRICULTORES CARAUBENSES REALIZAM "EXPERIÊNCIAS" NO DIA DE SÃO JOSÉ

Uma boa temporada chuvosa é esperada para este ano.

No dia de São José, comemorado tradicionalmente em 19 de março, sempre são realizadas "experiências". A data é considerada fundamental para muita gente, pois acredita-se que quando chove é sinal de que o inverno será próspero.

Mesmo sem comprovação científica, essa "previsão" é de súma importância, sobretudo para o homem do campo. Muitos agricultores caraubenses estão com boas perspectivas.


Por MAYKON OLIVEIRA

FENÔMENO LUNAR ACONTECE NESTE SÁBADO

(Imagem:laleonardo.blogspot.com)

Devido a ocorrência de um fenômeno chamado de perigeu lunar, a Lua estará mais próxima da Terra neste sábado.

Denominado de "Super Lua", o efeito natural acontecerá por volta das 15h10min (horário de Brasília) será o momento da Lua Cheia e às 16h12min, a ela ficará em seu perigeu, a 356.575 quilômetros da Terra.

Os estudiosos afirmam que o fenômeno ocorre quando a Lua Cheia está em um lado, o Sol está diametralmente oposto e a Terra no meio.


Por MAYKON OLIVEIRA

FM LIBERDADE SEGUE RETRANSMITINDO AS SESSÕES DO LEGISLATIVO CARAUBENSE

FM Liberdade faz parceria com a Liderança FM transmitir as Sessões da Câmara.

Graças aos esforços do Presidente da Câmara Municipal de Caraúbas/RN, vereador Vinícius Amorim (PRB), uma parceria foi firmada entre as rádios Liderança FM e FM Liberdade, para a transmissão das Sessões do Legislativo caraubense.

A emissora do Distrito de Santana retransmite às quintas-feiras os debates na Câmara de Vereadores de Caraúbas/RN. De acordo com informações, os bons índices de audiência provam que a população das comunidades da região da várzea estão acompanhando o trabalho dos parlamentares.


Por MAYKON OLIVEIRA

MAIS UM ACIDENTE ACONTECEU NO CRUZAMENTO DAS RUAS GETÚLIO VARGAS E FRANCISCO MARTINS DE MIRANDA

Cruzamento entre as ruas Getúlio Vargas e a Francisco Martins de Miranda.

Na manhã deste sábado (19), aconteceu mais um acidente no cruzamento entre as ruas Getúlio Vargas e a Francisco Martins de Miranda, que ficam localizadas no centro de Caraúbas/RN.

Acidente envolveu um veículo chevete e uma moto titan.

Segundo informações, a motorista do carro tipo chevete, vinha na rua Getúlio Vargas e não parou ao passar no cruzamento existente com a rua Francisco Martins de Miranda, chegando assim a colidir com o motoqciclista que vinha conduzindo uma moto titan.

O motociclista foi levado para o hospital e passa bem. Esse já é o terceiro acidente que acontece em nossa cidade desde o último dia 11 desse mês, e é o segundo que registramos no local esse ano. O outro aconteceu no dia 12 de fevereiro.

Motociclista foi levado ao hospital.


Por LEYSSON CARLOS

UFERSA DIVULGA LISTA DE PRÉ-SELECIONADOS PARA PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS DE CARAÚBAS/RN


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) divulgou a lista dos acadêmicos pré-selecionados para um Projeto de Extensão do Programa Conexões de Saberes.

As entrevistas acontecerão na próxima segunda-feira (21), a partir das 08h00min, na sede administrativa da UFERSA/Caraúbas.

Veja a lista:

1. Michael Douglas Batista de Araújo
2. Yasmin Fernandes Maia
3. Carliolando Ferreira Dantas
4. Sonagno de Paiva Oliveira
5. Monikely Pereira da Silva
6. Jerlândio de Lima Moreira
7. Anne Karoline Targino Muniz
8. Darcione Daniel da Silva
9. Alany Augusta de Brito Dantas
10. Meise Lopes Araujo
11. Francisca Idalina de Mesquita Neta
12. Deusdedith Antonio de Oliveira Junior
13. Francisco Joatan Morais Soares
14. Karol Wojtyla Fernandes Januario
15. Antonio Ailton Augusto da Silva
16. Alan Cardes dos Santos
17. Laudêmio Alves de Morais Júnior
18. Lília Mara de Menezes
19. Luana Mirtes de Freitas Gomes
20. Francisco Ronyellison da Silva Silveira
21. Zilton Pedro Menezes Marinho
22. Giovanniny George Duarte de Lima
23. Rodrigo Rodrigues Nogueira
24. Josivanir Gomes Camara


Por MAYKON OLIVEIRA E KAROL WOJTYLA

EXCLUSIVO: JOVENS CARAUBENSES FESTEJAM SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Os jovens Sairo Santos e Narjara Walessa foram selecionados para o Mestrado. (Imagens: Arquivo Pessoal)

Mais dois caraubenses estão festejando a seleção para o Mestrado em suas respectivas áreas de atuação. Trata-se dos jovens Sairo Santos e Narjara Walessa, que conseguiram essa importante vitória.

Em contato com o blog, a professora Vanda Solano, gestora do Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, não escondeu a satisfação. "Estamos felizes pela aprovação desses ex-alunos do Instituto para um Mestrado. Sem dúvidas, é um passo importante para a carreira de ambos. Grandes conquistas começam com grandes escolhas", afirmou.

Sairo foi selecionado para o Mestrado na área de Ciências da Computação e Narjara para a área de Fitotecnologia.


Por MAYKON OLIVEIRA

SEICHO-NO-IE REALIZA SEMINÁRIO DA FAMÍLIA, NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN


Logo mais a partir das 15h00min, será realizado mais um Seminário da Seicho-No-Ie na cidade de Caraúbas/RN. O evento, que tem a temática "Manifeste o Amor que existe em Você", acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores.

Já estão confirmadas as presenças dos Preletores Tuguio Teramae (SP) e Alexandre do Amaral Ribeiro (RJ).


Por MAYKON OLIVEIRA


UAB/UFERSA: MATRÍCULAS DA TERCEIRA CHAMADA PARA O CURSO DE MATEMÁTICA SERÃO ENCERRADAS NESTE SÁBADO


Será encerrado neste sábado, o período de matrículas para o Curso de Licenciatura em Matemática à Distância (UAB/UFERSA).

Os candidatos convocados em terceira chamada devem comparecer à sede do Pólo "Sertão das Caraubeiras", que funciona na Escola Municipal Josué de Oliveira.

Quem não efetuar a matrícula, automaticamente perderá a vaga.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Empolgação

Em contato com o blog na tarde da última quinta-feira (17), a Secretária Municipal de Saúde, Juliana Carlos, mostrou empolgação em relação a participação dos caraubenses no Concurso "Todos Contra a Dengue". Ela e a equipe da Pasta esperam muitas inscrições e a execução de bons projetos.


Convite

Chega convite da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social para participarmos do II Encontro do Programa Bolsa Família, do município de Caraúbas/RN. O evento será realizado no dia 25 deste mês, no Arena Clube.


Economizando

Durante a campanha, o então postulante Tiririca (PR-SP) afirmou que não sabe o que faz um deputado federal. Não sei se já aprendeu, mas, com pouco tempo de mandato, ele já deu um bom exemplo aos seus colegas de parlamento. Até agora, ele está sendo um dos mais econômicos, gastando apenas R$ 42,03 no mês de março. O dinheiro foi gasto com serviços postais.


Por MAYKON OLIVEIRA

AUTORIDADES BRASILEIRAS TEMEM PELA PROLIFERAÇÃO DE OUTRA DOENÇA TRANSMITIDA PELO AEDES AEGYPTI

(Imagem:conasems.org.br)

Já não bastasse a preocupação com a dengue agora as autoridades brasileiras estão preocupadas como uma nova doença. A chikungunya, que também é transmitida pelo Aedes aegypti.

Os sintomas dessa doença de nome estranho são semelhantes ao da dengue e por isso há um temor de que ela possa ser disseminada pelo Brasil.

Já foram registrados três casos na Ásia e na África e, no caso do nosso país, já se tem suspeita de um.


Por MAYKON OLIVEIRA

18 de março de 2011

ESTRADA DE ACESSO A ASSENTAMENTOS CARAUBENSES, ESTÁ RECEBENDO MELHORIAS

Homens e máquinas trabalham na estrada de acesso aos Assentamentos de Santa Agostinha e Ursulina

Quando os açudes transbordam e/ou os córregos enchem, fica praticamente impossível trafegar numa das principais vias de acesso aos Assentamentos de Santa Agostinha e Ursulina. Agora, parece que o problema finalmente terá uma resolução.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos atendeu as reivindicações da população e decidiu agir para sanar a problemática, que causava transtornos sobretudo durante o inverno.

A estrada está recebendo uma série de melhorias. As partes mais baixas estão ganhando uma camada de aterro e serão colocadas tubulações para facilitar o escoamento da água. Assim, veículos e populares poderão circular normalmente pela via, que durante os períodos de cheia do rio Carnaubinha/Sabe Muito, interliga a cidade às comunidades rurais da região da várzea.

Partes mais baixas estão ganhando camada de aterro.

Tubulações serão colocadas para facilitar o escoamento da água.


Por MAYKON OLIVEIRA

GRUPO DE TEATRO CARAUBENSE SE APRESENTARÁ NA CIDADE DE APODI/RN


O Grupo de Teatro e Coreografia BLESSED, que pertence a Primeira Igreja Batista de Caraúbas/RN, estará se apresentando na noite deste sábado (19) na cidade de Apodi/RN.

Na Igreja Batista Betel, será encenado o espetáculo "A cruz não foi o Fim. Jesus Cristo Vai Voltar". Dias atrás, foram realizadas duas apresentações em nossa cidade e ambas contaram com a presença de um grande público.

Pouco a pouco, esse grupo de caraubenses vem tendo o reconhecimento graças a um bom trabalho desenvolvido.


Por MAYKON OLIVEIRA

ESCOLA MARIA SÍLVIA REALIZA NESTE SÁBADO A CULMINÂNCIA DO PROJETO "NOSSO BAIRRO"


A Escola Estadual Professora Maria Sílvia de Vasconcelos Câmara realizará durante todo o dia de amanhã (19), a culminância do Projeto "Nosso Bairro".

O trabalho vem sendo desenvolvido pelos alunos e tem o objetivo de resgatar os valores do bairro Leandro Bezerra, nos mais diversos segmentos.

Na realidade, serão apresentados relatos, painéis, imagens e outras informações que destaquem a importância do bairro para a cidade de Caraúbas/RN.


Por MAYKON OLIVEIRA

CONHEÇA A "TERRA DAS CARAUBEIRAS"

Vale a pena rever as belas obras do jovem Miquéias Mizá.

Parte da nossa história é mostrada através de pinturas em telas. (Foto:Cedida)

Já faz um bom tempo que o jovem caraubense Miquéias Mizá demonstra seu carinho e preocupação com o patrimônio cultural do nosso município. Ele trabalha com pinturas em tela, de prédios e locais de Caraúbas/RN, que fazem parte do nosso patrimônio histórico.

O trabalho dele, que é um estudioso da história caraubense, além de uma habilidade que impressiona, mostra o desejo de uma pessoa que defende a preservação daquilo que é nosso.

Pintura da casa onde se hospedou o então presidente Getúlio Vargas, quando veio à Caraúbas. (Foto:cedida)

A atitude deste jovem é digna de nossa reverência. Ao contrário de muitos (a grande maioria), ele se preocupa e se dedica em preservar a nossa história. Enquanto tem gente que pode e não faz nada, aí está um exemplo de alguém que busca forças para fazer aquilo que gosta: defender o nosso patrimônio.


Caraubense mostra habilidade em suas pinturas em tela. Aqui uma homenagem à Ordem DeMolay.


Por MAYKON OLIVEIRA

OBAMA VISITA O BRASIL...

(Charge:networksedblogs.com)


Por MAYKON OLIVEIRA

CARNAVAL DA ESCOLA LOURENÇO GURGEL MOVIMENTARÁ A CIDADE NESTE SÁBADO (19)

Banda Amaré é a atração do Carnaval de Valores.

Amanhã (19), a Escola Estadual Professor Lourenço Gurgel de Oliveira realizará a culminância do Projeto Carnaval de valores. O evento acontecerá na Quadra dos Escoteiros, no Centro de Caraúbas/RN

Em contato com a professor Canindé Costa, vice gestor da escola, tivemos a confirmação da apresentação da Banda Amaré em cima do trio do bloco Cheiro de Eva, durante o "arrastão" que acontecerá pelas ruas da cidade.

A mobilização tem início a partir das 16h30min, com a concentração em frente a sede da escola. Toda a comunidade estudantil e a sociedade caraubense é convidada a participar dessa grande festa.


Por MAYKON OLIVEIRA

BOLETIM LEGISLATIVO - CÂMARA MUNICIPAL DE CARAÚBAS/RN (DIA 17/03)



Na tarde de ontem (17) foi realizada nas dependências da Câmara de Vereadores de Caraúbas/RN a quarta Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo. Na ocasião foram apresentados onze matérias pelos parlamentares caraubenses, o que lhes rendeu mais de três horas de debates.

Primeiramente foi apresentado o projeto de Lei 001/2011, que veio de executivo municipal pedindo aos vereadores a doação legal do terreno da delegacia municipal de Caraúbas para o governo do Estado. A medida é necessária para a realização dos investimento previstos pelo governo.

O edil Ivanildo Fernandes (PT), apresentou três matérias, sendo um requerimento, um projeto de Lei e uma moção de congratulação. o projeto de Lei 001/2011 denomina de Raimundo Pedro Benevides um Posto de Saúde Municipal. O requerimento 011/2011 solicita ao executivo que seja feito um serviço de limpeza e pintura na Casa de Cultura e a moção de congratulação 001/2011 parabeniza Suzana Fernandes de Brito Subcoordenadora do Ensino Fundamental.

Paulo Brasil (PR), solicitou através do requerimento 007/2011 que fosse realizado pelo poder executivo alguns serviços na Galeria de Esgoto do Município.

O vereador Edmilson Leite (PMDB) apresentou o requerimento 008/2011, onde o mesmo solicita a implantação de uma Agência da Caixa Econômica Federal em Caraúbas/RN.

Josean Amorim (PMDB) apresentou duas matérias, sendo uma o requerimento 009/2011 pedindo ao governo do estado o envio de um carro fumacê para Caraúbas/RN e uma moção de pesar 002/2011 pelo falecimento de Francisco Paulino da Silva (Chico de Vital).

O vereador e presidente da casa Vinícius Carlos de Oliveira Amorim (PRB) apresentou um requerimento pedindo a construção de cabines para os caixa eletrônicos da Agência do Banco do Brasil de Caraúbas/RN. Além desse o edil apresentou a moção de pesar 001/2011 pelo falecimento da Jovem Tamisly Monara Salviano e a Moção de Congratulação 002/2011 parabenizando a Ordem DeMolay pelo seu dia.



POr LEYSSON CARLOS

COMISSÃO DE REFORMA POLÍTICA DEFENDE MANDATO DE CINCO ANOS E FIM DA REELEIÇÃO

(Imagem:Blog do Madureira)

Começaram ontem (17) os debates entre os membros da Comissão da Reforma Política do Senado. Logo de início, foi aprovada a ampliação do mandato para cinco anos no Poder Executivo e o fim da reeleição.

Caso a proposta passe pelo Congresso Nacional, o presidente da República, governadores e prefeitos, não poderão disputar os cargos de forma consecutiva, a partir de 2014.

O relatório final será concluído no mês de abril.


Por MAYKON OLIVEIRA

ROSALBA CIARLINI VISITOU O HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

Rosalba Ciarlini (DEM), anunciou investimentos para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Durante o dia de ontem (17) a governadora do estado Rosalba Ciarlini (DEM), realizou visitas em alguns municípios. A chefe do executivo potiguar, visitou Assu/RN, Mossoró/RN e Apodi/RN.

Em Mossoró/RN, Rosalba visitou as dependências do Hospital Regional Tarcísio Maia, onde pode constatar as precárias condições em que o Hospital que é referência para toda região Oeste vem atendendo a população.

A governadora anunciou melhorias para o Tarcísio e para a saúde Mossoroensse. Segundo ela serão investidos cerca de R$ 1,6 milhão para melhorias na unidade de saúde, além de mais R$ 2 milhões para uma ampliação no Hemocentro.


Por LEYSSON CARLOS

TEMPO REAL: ESTRUTURA SUPERIOR DO PÓRTICO JÁ RECEBE REPAROS

Guindaste auxilia nos trabalhos.

Neste momento (11h23min), uma equipe da empresa Servtrans Logística LTDA está realizando trabalhos no pórtico da entrada da cidade de Caraúbas/RN.

A estrutura superior está sendo recolocada no devido lugar com a ajuda de um guindaste. No interior da estrutura, homens trabalham duro para consertar a parte metálica, que está bastante danificada.

A ação conta com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e da Secretaria de Governo.


Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE REALIZA TRABALHO NA ESTRUTURA SUPERIOR DO PÓRTICO, NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN

Estrutura ameaça ceder e causa preocupa a população.

A estrutura metálica superior do pórtico situado na entrada de nossa cidade, já apresentava alguns problemas. Porém, no dia 08 de outubro de 2010, a situação se agravou ainda mais, uma vez que rajadas de vento quase derrubaram a construção.

Algumas vistorias já foram realizadas no local e foi constatada a necessidade de se fazer uma série de melhorias, haja visto os riscos causados pelas partes comprometidas. Por essa razão, a Prefeitura Municipal acionou a equipe da Servtrans Logística LTDA, que já se encontra em Caraúbas/RN para realizar os trabalhos.

Obra sofre com as infiltrações.

Homens e máquinas trabalharão na recuperação da estrutura.

Em contato com integrantes da empresa que realizará os serviços, eles destacaram que as obras de recuperação demorarão alguns dias, sobretudo em virtude do desgaste apresentado pela estrutura. Com isso, partes do perímetro urbano da RN-117, nas proximidades da entrada da cidade, serão interditadas de forma alternada.


Por MAYKON OLIVEIRA E LEYSSON CARLOS

COORDENADOR DAS CENTRAIS DO CIDADÃO VEIO À CARAÚBAS/RN NA TARDE DE ONTEM (17)

Coordenador das centrais do Cidadão, Nelson Mendonça (ao centro), esteve em Caraúbas/RN.


Na tarde de ontem (17), o coordenador do programa Central do Cidadão, Nelson Mendonça, o Secretário Adjunto da SEJUC, Edmilson Andrade e o engenheiro da SEJUC, Ornellas, estiveram na Central do Cidadão de nosso município.

Na ocasião, a secretária Uigna Gurgel apresentou todas as dependências da unidade de atendimento. Além disso, foi repassado para o coordenador todos os problemas que estão acontecendo.

Após ter escutado e visto todas as problemáticas da central, Nelson comunicou a secretária que iria providenciar a solução das reivindicações o quanto antes, claro que dentro das limitações que do Estado.


Por LEYSSON CARLOS

CURSO PROITEC JÁ ESTÁ COM MATRÍCULAS ABERTAS

Já estão abertas as matrículas do Curso Preparatório para o Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC), que garante vagas para o IFRN.


As aulas acontecerão no Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e serão ministradas pelos professores Aliandro Costa (Matemática) e Kalene Fernandes (Língua Portuguesa).


Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZARÁ ENCONTRO IMPORTANTE


Será realizado no dia 25 de março o II Encontro do Programa Bolsa Família. O evento é promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, através do setor do Cadastro Único e acontecerá a partir das 08h00min nas dependências do Arena Clube.

Centenas de beneficiários devem participar do encontro, que abordará a temática "Bolsa Família: Desafios e Perspectivas para o Programa", e tem como objetivo maior prestar esclarecimentos acerca da nova versão do Cad'Único.


Por MAYKON OLIVEIRA

DIA NACIONAL DA ORDEM DEMOLAY É COMEMORADO NESTA SEXTA-FEIRA (18)


No dia 19 de Janeiro de 2010, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o Dia 18 de março como Dia Nacional da Ordem DeMolay.

Os jovens da Ordem devem possuir sete virtudes cardeais: Amor filial; Companheirismo; Cortesia; Fidelidade; Patriotismo; Pureza; e Reverência pelas coisas sagradas.

No município de Caraúbas/RN, existe o "Capítulo Príncipe das Caraubeiras", merece todo o destaque. Ao longo dos anos, ele se tornou uma referência em todo o Estado, sobretudo pelas ações que desenvolve.

Imagem do Congresso realizado na cidade de Caraúbas/RN.

A Ordem DeMolay é, sem dúvidas, a maior organização de jovens do mundo. O propósito de trabalhar em prol do desenvolvimento da personalidade, do cidadão, buscando sempre o respeito e os bons modos, são fatores de grande importância na atualidade.


Por MAYKON OLIVEIRA

RÁPIDAS...

Bem legal

Muito boa a ideia dos veteranos do Campus da UFERSA/Caraúbas de recepcionar os "feras" do Curso de Ciência e Tecnologia. Bem diferente de outros locais, o "trote" foi realizado de forma amigável, com muita animação pelas ruas da cidade e na Praça Reinaldo Pimenta. É assim que se faz!


Até ontem

Terminou ontem o prazo para os pré-selecionados para bolsas do Programa Universidade para Todos (PROUNI) comparecerem às instituições de ensino superior onde concorreram à vaga, na seleção a partir da nota do ENEM.


Vantagem

O ABC venceu a primeira partida da decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar de Futebol. Jogando em casa, o time superou o até então invicto Santa Cruz. Agora, o alvinegro joga pelo empate no segundo confronto.


Por MAYKON OLIVEIRA

17 de março de 2011

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E O ANALFABETISMO MÉDICO

A cada dia que passa é mais comum vermos sendo divulgados na grande mídia televisiva, jornais impressos, ou na rede de internet de todo o mundo os grandes avanços tecnológicos que homem descobre.

Mas o que isso tem haver com a questão médica? podemos dizer que tudo, pois os avanços significativos que vem acontecendo nos últimos tempos são principalmente na área da saúde, com o desenvolvimento de novos equipamentos, novas técnicas de tratamento para doenças, enfim, são várias áreas que podemos citar nessa questão tecnológica.

Se temos tantos avanços, o que está acontecendo com a saúde pública de nosso país? será a má qualidade das faculdades de medicina? Será que os médicos não estão satisfeitos com sua profissão, de tentar salvar vidas? Será que o seu salário é pouco? Bem é uma série de indagações que poderíamos fazer para tentar entender os graves erros médicos que estão acontecendo ultimamente.

Mas aí está as perguntas que ficamos fazendo para nós mesmos. Onde vamos parar? o que podemos fazer para combater esse verdadeiro analfabetismo médico que se instalou na saúde pública, de nosso município, estado e país. Parece que quanto mais avanços temos, mais os médicos ficam displicentes com os pacientes, as vezes coisas simples, se tornam graves, levando pessoas a óbito.

São casos que nos deixam verdadeiramente indignados, como foi o da jovem caraubense Tamisly, que hoje não se encontra mais entre nós, por uma simples cirurgia de Apendicite que não foi realizada a tempo.

Será que em meio a tantas descobertas que fazemos na área tecnológica não descobrimos ainda uma maneira de diagnosticarmos uma crise de apendicite a tempo de salvar uma vida? Será que realmente estamos seguros ao nos consultarmos com médicos que nem olham para nós e nem se quer nos examinam para saber o que temos?

Bem, acho que já está mais do que na hora de nossos governantes repensarem a saúde pública de nosso país, pois vidas estão sendo perdidas por irresponsabilidade de alguns médicos, que vem cometendo erros gravíssimos.


Por LEYSSON CARLOS

CARAÚBAS/RN: ACIDENTE GRAVE NO PERÍMETRO URBANO DA RN-233

Imagens: Rafaela Praxedes

A moto ficou praticamente destruída ao ser atingida pelo caminhão.

Mais um acidente grave aconteceu na cidade de Caraúbas/RN. Na tarde desta quinta-feira, um caminhão atingiu uma moto e causou mais uma tragédia.

A colisão aconteceu no perímetro urbano da RN-233, na saída para a cidade de campo Grande/RN. O motociclista, popularmente conhecido como "Tico de Eurides", se feriu com gravidade e aguardou a chegada do socorro durante cerca de 40 minutos.

Populares foram até o local do acidente.

Dezenas de pessoas foram até o local e pediram para a polícia que o homem fosse atendido com maior rapidez. Infelizmente, só depois de muito tempo ele deu entrada no Hospital Regional de Caraúbas/RN, e não resistiu aos inúmeros ferimentos.


Por MAYKON OLIVEIRA

REFORMA POLÍTICA COMEÇOU A SER DISCUTIDA NESTA QUINTA-FEIRA

Foram iniciados nesta quinta-feira, os debates em torno de uma possível reforma na política brasileira. A Comissão Especial da Reforma Política do Senado abordou alguns pontos que podem alterar o atual cenário político do país.

Confira alguns dos principais pontos, segundo levantamento da jornalista Martina Cavalcante:

Sistema Proporcional

Este é o sistema que utilizamos atualmente. Ele distribui as cadeiras do Legislativo proporcionalmente aos votos obtidos pelos partidos ou pelas coligações. Ele é combinado com a lista aberta, que permite votar no candidato de sua preferência e não apenas no partido.

Sistema Distrital

Opera a eleição por distritos menores aplicando o sistema majoritário, no qual o mais votado é eleito.

Lista Fechada

O eleitor vota no partido, que fica responsável por listar candidatos que ocuparão as cadeiras no Congresso.

Financiamento público de campanha

Destinação de recursos públicos para financiamento de campanha, excluindo investimentos privados.

Suplência do Senador

Quando se afasta do cargo, o senador é automaticamente substituído pelo suplente presente em sua chapa. Há propostas no Congresso de que o suplente seja o segundo mais votado para senador ou que se realizem novas eleições para definir quem ocupará o cargo.

Cláusula de desempenho

O partido, para ter representação no Congresso (ou seja, para que possa ter parlamentares eleitos), precisa de uma votação mínima no país inteiro.


Por MAYKON OLIVEIRA

"PAREDE" DE AÇUDE DA ZONA RURAL DE CARAÚBAS/RN RECEBE MELHORIAS

Açude de propriedade privada corria risco de arrombamento.

Através de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Caraúbas/RN e Governo do Estado um açude de propriedade privada localizada as margens da RN-233, que liga Caraúbas/RN a Apodi/RN, recebeu melhorias em sua "parede".

A recuperação da parede se deu devido as más condições em que se encontra o dique do reservatório, local por onde passa a rodovia. Com isso, temia-se o rompimento da parede do açude, que poderia prejudicar várias famílias que residem no distrito de São Geraldo e adjacentes.


Por LEYSSON CARLOS

DELEGACIA MUNICIPAL DE CARAÚBAS/RN DEVERÁ RECEBER INVESTIMENTOS

Delegacia de Caraúbas/RN, deverá ser reformada.


O Município de Caraúbas/RN deverá receber mais um importante beneficio por parte do governo do estado, que com certeza servirá para melhorar a segurança de toda região.

Na ocasião a delegacia da Polícia da Civil de Patu/RN, será transferida para nosso município, onde deverá ser realizado um grande investimento na Delegacia Municipal para que ela seja uma base para a Polícia Civil e a Operação Oeste.

Segundo o projeto, Caraúbas/RN servirá como base para a Polícia Civil, recebendo mais efetivo, viaturas e equipamentos. As informações dão conta de que o valor do benefício gira em torno de R$ 200 mil.



Por LEYSSON CARLOS

MAIS MEDICAMENTOS CHEGAM PARA O HOSPITAL REGIONAL DE CARAÚBAS/RN

(foto: Gidel Moraes)
Diretor consegue mais medicamentos para Hospital Regional de Caraúbas/RN.

Na manhã da última quarta-feira (16), o diretor do Hospital Regional de Caraúbas/RN, Alfredo José, conseguiu para a unidade de saúde, vários tipos de medicamentos que ainda estavam em falta na farmácia.

Além dos vários tipos de medicamentos conseguidos, o diretor, também trouxe, material de expediente, de limpeza e higienização. Dessa forma Alfredo, procura dentro das dificuldades suprir as necessidades do hospital.


Por LEYSSON CARLOS

UMA BELA HOMENAGEM PARA O SAUDOSO ADERSON

O amigo Fernando Marques entrou em contato com o blog na manhã desta quinta-feira e enviou uma bela poesia, na qual faz uma homenagem ao saudoso Aderson, que há alguns anos deixou o nosso convívio.

Veja na íntegra:

HOMENAGEM A ADERSON

UMA VIDA DE TRABALHO E DE AMOR PELA FAMÍLIA!

ADERSOM QUANDO MENINO
VIVEU NA ZONA RURAL
TRABALHOU COMO BRAÇAL
MAS MUDOU O SEU DESTINO
DEUS AJUDOU O SEU TINO
DE VIR MORAR NA CIDADE
COM SUA CAPACIDADE
NÃO ENCONTROU ATRAPALHO
TEVE VIDA DE TRABALHO
AMOR E SIMPLICIDADE

QUANDO ENCONTROU-SE COM LIA
COM ELA SE ENAMOROU
LOGO DEPOIS SE CASOU
COM FESTA E MUITA ALEGRIA
E DEPOIS DAQUELE DIA
FORAM UM CASAL FIEL
AÍ NASCEU MACIEL,
MARCIANA GABRIELA,
AQUELA FAMÍLIA BELA
ESTAVA SE COMPLETANDO
QUANDO LOGO FOI CHEGANDO
A MENINA MARCIELA.

TRABALHO E MUITO AMOR
TINHA NA VIDA FREQUENTE
VENDIA CACHORRO QUENTE
PRA RICO, POBRE OU DOUTOR
TODOS LHE DAVAM VALOR
ELE AGRADAVA O CLIENTE,
DEPOIS VENDEU AGUARDENTE
E FOI MONTANDO O SEU BAR
ALI MESMO NO SEU LAR
PRA SUSTENTAR SUA GENTE

NAQUELA CHURRASCARIA
TINHA COMIDA GOSTOSA,
AMIZADE E MUITA PROSA
DE TUDO ALI SE COMIA
AQUELA FAVA DE LIA
TODO FREGUÊS PROCURAVA
MAS NUNCA QUE SE FARTAVA
MAIS UMA VEZ REPETIA
E O BOM ADERSOM DIZIA
ESTA É OFERTA DA CASA!

EM SUA RELIGIÃO
ELE TINHA MUITA FÉ
SEMPRE AO LADO DA MULHER
REZAVA COM DEVOÇÃO
PELO AMOR DESSA UNIÃO
SUA ESPOSA LHE DESEJA
QUE DEUS SEMPRE LHE PROTEJA
E ENCONTRE OS FILHOS NO CÉU
ABRAÇADO A MACIEL
E A MACIELA ELE ESTEJA.

Caraúbas, 17 de Março de 2011 (Autor:Fernando Marques).



Por MAYKON OLIVEIRA

DEPUTADA FÁTIMA BEZERRA PASSA A OCUPAR ESPAÇO IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO NACIONAL

Parlamentar foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. (Foto: Página Oficial)

Ontem (16), a deputada Fátima Bezerra (PT-RN) foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Apesar de ser parlamentar há vários anos, ela é professora da rede pública municipal de Natal e do estado do Rio Grande do Norte.

A petista vem desenvolvendo um trabalho de destaque em prol da educação, em muitos dos municípios potiguares. Podemos dizer que Caraúbas/RN é um deles, pois já foi contemplado com vários benefícios através de emendas da deputada.

Sem dúvidas, este espaço importante na educação nacional está em boas mãos.


Por MAYKON OLIVEIRA

FERREIRA JÚNIOR DESCARTA POSSIBILIDADE DE APROXIMAÇÃO COM DEPUTADO GETÚLIO RÊGO

Ferreira Júnior (PMDB), afirma que se for se aproximar de algum deputado, será do PMDB.

Na tarde de ontem (16), tivemos a oportunidade de conversar com o articulador e líder político da situação caraubense, empresário Ferreira Júnior (PMDB).

Na ocasião, indagamos Ferreira sobre uma possível possibilidade de aproximação com o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM). A resposta foi curta e direta. "Não existe a menor possibilidade disso vir a acontecer. Ele tem o grupo dele em Caraúbas/RN e eu tenho o meu", disse.

O líder situacionista ainda ressaltou que como faz parte do PMDB, se tiver que se aproximar de algum deputado estadual, o mesmo com certeza pertencerá ao seu partido.


Por LEYSSON CARLOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA O CONCURSO "TODOS CONTRA A DENGUE"


A Secretaria Municipal de Saúde lançou edital para o Concurso "Todos Contra a Dengue". Ele premiará as experiências mais exitosas no que tange o combate à dengue no município de Caraúbas/RN.

O certame segue até o dia 15 de abril, período limite para que os interessados enviem os seus projetos. As inscrições se estenderão até o dia 30 de março.

Veja as categorias que podem concorrer:

Categoria 01 - Escolas e Instituições de Ensino Superior com sede no município de Caraúbas/RN;

Categoria 02 - Imprensa (Blogs, informativos, emissoras, colunistas sociais, e afins);

Categoria 03 - Demais setores organizados da sociedade (ONG's, Escoteiros, Maçonaria, Sindicatos, empresas/comérciso, Igrejas, e afins.


Saiba quais são os prêmios para os vencedores:

Categoria 01: Uma TV de Plasma, um aparelho de DVD e um microcomputador;

Categoria 02: Um microcomputador;

Categoria 03: Um microcomputador



Por MAYKON OLIVEIRA

ESTRADAS VICINAIS DE CARAÚBAS/RN ESTÃO SENDO RECUPERADAS



Estrada das Marrecas já foi recuperada.

Desde a última quinta-feira (10), que a Prefeitura Municipal, está realizando a recuperação de algumas estradas vicinais que interligam a zona rural e dão acesso à cidade de Caraúbas/RN

Na ocasião máquinas e homens trabalham para recuperar as estradas das comunidades de Xique-xique, Marrecas, Outono e Miranda, onde todas foram comprometidas após as primeiras chuvas que caíram durante este ano.

Máquinas e Homens trabalham e ritmo acelerado no local.

A pior situação encontrada, foi a das estradas que interligam as comunidades de Marrecas e Outono a cidade, onde a recuperação está sendo realizada com barro vermelho, trabalho esse que ainda não tinha sido feito.

Segundo relatos de moradores das localidades em períodos chuvosos os trechos que foram recuperados ficavam quase que intrafegavéis, com os veículos tendo quer serem puxados por um trator para conseguirem passar pela lama que se acumulava nas estradas.

Proximidades de Outono, onde no período chuvoso a passagem de carros é possível apenas com um trator.


Por LEYSSON CARLOS

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES