14 de fevereiro de 2009

BARRAGEM DE SANTA CRUZ REGISTRA ACÚMULO DE 80% EM SUA CAPACIDADE.

Barragem está próxima de "sangrar".

Atenção banhistas caraubenses, a Barragem de Santa Cruz, localizada no município vizinho de Apodi, já registra um acúmulo de 80% em sua capacidade. A informação que nos chega através de um freqüentador assíduo da barragem, o universitário Mesaque Marinho, é a de que, falta apenas um metro para que “a grande obra”, construída no ano de 2002, possa "sangrar".

Banhistas se divertindo na barragem.

Com o segundo maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, a Barragem de Santa Cruz, encravada no município de Apodi na região do Médio Oeste Potiguar, é um local bastante visitado pelos caraubenses, principalmente nos dias de domingo. Certamente com a iminente sangria do reservatório, o número de visitantes aumentará consideravelmente.

SEGUNDO JÁCOME

TERMINA HOJE O HORÁRIO DE VERÃO



Os relógios dos moradores das regiões, Sul, Sudeste e Centro Oeste, devem ser atrasados em uma hora a partir desta noite de sábado (14/02). Para as pessoas residentes nessas regiões, o fim do horário de verão fará com que o sábado tenha “25 horas”, com a ocorrência de “duas meias-noites”.

Os estados do Norte e do Nordeste não têm horário de verão, mas a rotina de muita gente também sofre alterações nos meses em que a mudança do relógio permanece em vigor. Os bancos no Nordeste, por exemplo, abrem e fecham mais cedo.

SEGUNDO JÁCOME

CONSELHO TUTELAR TAMBÉM ENTRA NA CAMPANHA DE AJUDA AO GAROTO MARDÔNIO.

Conselheiro Tutelar, Henderson Glênio, que também está engajado na campanha.

Na manhã de hoje, tive a oportunidade de conversar com o professor Henderson Glênio. Na ocasião, ele falou que já estava engajado na campanha de ajuda ao garoto Mardônio, cuja a história já foi contada em postagens anteriores.

Henderson é um dos conselheiros tutelares do nosso município e, demostrou intensa preocupação em relação a situação em que o garoto se encontra. "Já mobilizei algumas pessoas da minha família, e estou articulando algumas conversas com pessoas que podem ajudar. O meu intuito é contribuir da melhor maneira possível", afirma.

Além dele, a Presidenta do Conselho Tutelar, a também professora, Noima Amorim, se mostrou sensiblizada e nas próximas horas estará fazendo uma visita a criança, no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró/RN.

Outra que se prontificou em ajudar foi a Secretária de Ação Social, Josilene Bezerra (Preta), que se colocou à disposição para contribuir na campanha. Também, o vice-prefeito Alcivan Viana, se propôs a ajudar.



Por MAYKON OLIVEIRA

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL VOLTARÁ A SER DISCUTIDA NO SENADO.



Motivo de muita discussão e polêmica, a redução da maioridade penal voltará a ser discutida nesse ano, no Senado Federal. Em 2007, os debates se tornaram mais calorosos, sobretudo em virtude da morte (brutal) do garoto João Hélio, que contou com a participação de um menor.

O substitutivo do Senador Demóstenes Torres (DEM-GO), já está pronto para ser votado e, faz quase dois anos que ele foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CJC). No documento, consta a proposta de considerar penalmente imputáveis jovens com idades entre 16 e 18 anos, desde que cientes da prática de determinados atos ilícitos.

Alguns se mostraram favoráveis, como é o caso do Senador Magno Malta (PR-ES), enquanto que outros não foram favoráveis, como a Senadora Patrícia Savóia (PDT-CE).



Por MAYKON OLIVEIRA

EQUIPE DA APAE-CARAÚBAS, PARTICIPOU DA SEMANA PEDAGÓGICA, EM JANDUÍS/RN.

Equipe da APAE, ao lado da professora Leida e do Secretário Cácio Santos.

Na manhã de ontem (13/02), uma equipe da APAE-Caraúbas se deslocou até a vizinha cidade de Janduís. Na ocasião, as integrantes da mesma, participaram de mais um dia de atividades inerentes a Semana Pedagógica daquele município.

O encontro contou com um bom número de participantes.

Com o tema "Caminhos da Inclusão: Construíndo Educação de Qualidade e uma Sociedade para Todos", a semana foi marcada por uma série de atividades e discussões. Dentre os conferencistas, destacamos o Jornalista Vandílson Ramalho, cuja participação abrilhantou ainda mais o evento. Além dele, o colunista do Jornal O Mossoroense, Apolion Rodrigues, também deu total apoio e cobertura as atividades.

Colunista Apolion Rodrigues, ao lado de algumas integrantes da equipe da APAE-Caraúbas.

Ontem, foi a vez da "turma" da APAE. Abordando a questão da inclusão de pessoas com necessidades especiais, as jovens, que realizam um trabalho voluntário em nosso município, discorreram acerca do atendimento a jovens e alguns adultos. Na oportunidade, a equipe também mostrou como o trabalho é desenvolvido e quais são as principais ações.

Também, mostraram os resultados obtidos, como a aprovação do jovem Acací Viana, ex-aluno da instituição e que hoje brilha no curso de Pedagogia, no núcleo da UERN em Caraúbas. Além dele, a caraubense Miriam, que tem deficiência visual, falou um pouco de sua história, no encontro. Sem dúvidas, um dos momentos de maior emoção.

Genilda Viana, presidente da APAE-Caraúbas, ao lado de seu filho, Acací Viana.


Miriam fala sobre os vários desafios enfrentados em sua vida.

Outro momento de grande emoção, foi a participação do jovem Nhanduy Roberto, que é de Janduís. Ele usou o espaço para ler uma carta que escreveu, falando sobre os principais desafios que encontrou em toda a sua vida. Ressaltou as dificuldades de locomoção e o apoio de sua família, na superação dos obstáculos.

O jovem Nhanduy Roberto, que emocionou a todos com sua história de superação.

Assim, parabenizamos a toda equipe da APAE-Caraúbas pela brilhante participação e, também, a Secretaria de Educação de Janduís, por ter definido um tema tão importante e necessário, sobretudo quando analisamos as necessidades existentes no contexto atual.



Por MAYKON OLIVEIRA


Fotos: Equipe da APAE-Caraúbas/RN.


SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO É DESTAQUE NA REGIÃO.

Secretário de Educação, Cácio Santos, recepcionando caraubenses.

O Secretário de Educação do município de Janduís/RN, Cácio Santos, tem se destacado a frente dos trabalhos desenvolvidos pela no âmbito da referida Pasta, sendo uma referência em nossa região.

Anteriormente, o educador já havia assumido a Secretaria de Meio Ambiente, na qual realizou um excelente trabalho. Posteriormente, veio o desafio de comandar a Secretaria de Educação, e ele decidiu aceitá-lo. Na verdade, ele não se intimidou com os possíveis entraves, comuns a todos os municípios, mas, os transformou em estímulo e, hoje, as ações desenvolvidas merecem destaque.

Ontem, em mais um dia da Semana Pedagógica, Cácio reiterou o compromisso ressaltando que as condições estão sendo dadas, e cobrou um bom trabalho por parte dos profissionais que atuam na área da educação, tanto na cidade quanto na zona rural.

Secretário destaca que, em Janduís, há condições para se desenvolver um bom trabalho.

Parabéns à toda equipe que integra a Pasta da Educação em janduís. Desejamos muito sucesso, sobretudo no ano letivo que começa a partir da próxima terça-feira (17/02).



Por MAYKON OLIVEIRA


Fotos: Equipe da APAE-Caraúbas/RN


13 de fevereiro de 2009

VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Equipe da APAE-Caraúbas participou da Semana Pedagógica, na cidade de Janduís/RN. Na ocasião, a temática abordada foi a questão da inclusão, com ênfase aqueles que necessitam de uma educação especial.

Nas próximas postagens, estaremos trazendo todos os detalhes.

PENSE NUM CABRA FELIZ!

Essa foi a frase usada pelo Presidente Lula, no início do seu discurso, no Projeto de Assentamento Rosário, na Agrovila Canudos, no município de Ceará-Mirim/RN.

Na visita que fez hoje a tarde, Lula se mostrou satisfeito com o que viu. Na verdade, o que estava diante dos seus olhos era um dos maiores (e únicos) exemplos de reforma agrária e desenvolvimento sustentável, em todo o Brasil. Daí a explicação para tanta felicidade, perceptível ao longo do seu discurso, que durou aproximadamente 12 minutos.

O Presidente chegou ao local por volta das 12 horas e 30 minutos, acompanhado por lideranças políticas do estado, como a Governadora Vilma de Faria e o vice, Iberê Ferreira de Souza, o Senador Garibaldi Alves Filho, e os Deputados Federais, João Maia, Sandra Rosado e Fátima Bezerra.



Por MAYKON OLIVEIRA

SECRETÁRIO FALA EM “REESTRUTURAÇÃO DO APARELHO PÚBLICO”.


Secretário fala de irregularidades deixadas por gestão anterior.

O secretário de Administração, advogado Canindé de Freitas, relata que recebeu uma prefeitura sem transição, sem transparência e com arquivos deletados principalmente no que diz respeito à folha de pagamento. “Isto nos tem causado transtornos os mais diversos, com prejuízos” argumenta o secretário.

Canindé de Freitas lembra ainda, que “É público e notório que existem pessoas que são servidores públicos que mesmo lotados na prefeitura mas estão residindo fora, até no exterior e queremos corrigir esta irregularidade,esta injustiça com quem todos os dias presta serviço”.

Ainda em seus argumentos, Canindé de Freitas cita que estão aí o novo salário mínimo e a implantação do Piso Salarial dos servidores da Educação entre outras vantagens salariais do servidor público do município que só poderão ser alcançadas com o enxugamento da situação de todo o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Caraúbas.

Temos uma folha de pagamento deixada pela administração anterior orçada em mais de R$ 500 mil, ou seja, meio milhão de reais. ”Vamos aperfeiçoar estes recursos com os funcionários que realmente são úteis. Outra anomalia deixada pela administração anterior, segundo Canindé de Freitas, é um Concurso Público totalmente irregular, segundo a Justiça vem divulgando e demonstrando pela imprensa, que são elementos que estão atrapalhando sobremaneira nos funcionários”, finaliza Canindé de Freitas.

SEGUNDO JÁCOME

PREFEITO DETERMINA RECADASTRAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Canindé de Freitas, secretário de Administração.

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Administração, com base no Decreto Executivo nº 003, convoca todos os funcionários da edilidade a comparecerem nas suas respectivas secretarias de origem, no período de 16 a 20 de fevereiro, munido de todos os documentos e o número da conta corrente para a realização do seu recadastramento.

Segundo o Secretário Municipal de Administração, advogado Francisco Canindé de Freitas, é por demais importante o recadastramento dos servidores municipais e terá que ser executado no período estabelecido, sem prorrogação, pois dependerá deste trabalho para que se tenha uma posição real do quadro de funcionários da prefeitura e assim normalizar a folha de pagamento inclusive com a instituição do calendário de pagamento.

SEGUNDO JÁCOME

AJUDE!


Durante toda a manhã de hoje, a rádio Centenário de Caraúbas, estará realizando uma campanha para arrecadar donativos para o garoto Mardônio Fernandes, que se encontra no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró/RN, após ter o seu maxilar quebrado, em virtude de ter sido atingido por um coice de um animal.

A família é humilde e numerosa (07 filhos), e está passando necessidades. Os pais ficam revezando o acompanhamento do filho, no leito da unidade de saúde. Contudo, até o deslocamento é difícil e, eles contam apenas com a ajuda de amigos para conseguir o dinheiro para a viagem.

Já se passaram mais de 20 dias e o garoto ainda não foi submetido a cirurgia. Então, ele e sua família precisam da nossa ajuda. Qualquer donativo será muito bem vindo.

A mobilização conta com o apoio da RPC Tapuyo, na pessoa do competente radialista, Agenor Melo, da RPC Caraúbas, através do excelente trabalho de Sâmara Danielly , de Vonúvio Praxedes (O Jack do Brasil), e do blog Caraúbas HotNews.

Ajude! Faça a diferença!

(Entregue seu donativo na sede da Rádio Centenário ou na casa de Maykon Oliveira, na rua Cândido Rosendo, próximo ao PETI)

Por MAYKON OLIVEIRA


LULA CHEGARÁ AO RN NAS PRÓXIMAS HORAS.


Nesta sexta-feira (13), o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva chega ao Rio Grande do Norte. Junto com a governadora Vilma de Faria e demais lideranças potiguares, ele visitará o Projeto de Assentamento Rural Canudos, no município de Ceará-Mirim.

Em entrevista exclusiva concedida ao Diário de Natal, Lula ressaltou que não discrima o RN e reiterou o compromisso, na busca pelo desenvolvimento.

Em relação ao local que será visitado pela comitiva, trata-se de um dos maiores exemplos de sustentabilidade em todo o estado. O trabalho comunitário e a elaboração de ótimos projetos transformou a realidade da população, fazendo com que ele seja considerado uma verdadeira referência, para todo o Brasil.



Por MAYKON OLIVEIRA

ECONOMIA DE R$ 4 BILHÕES, DEVIDO AO HORÁRIO DE VERÃO.


Ontem, os noticiários veícularam o pronunciamento do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, acerca do horário de verão.

Segundo ele, forma economizados cerca de R$ 4 bilhões, que seríam gastos com a produção e o fornecimento de energia elétrica. Além disso, ressaltou que nos horários de pico (18 às 21 horas), a economia atinge o equivalente a 2 mil megawatts.

As únicas regiões que não aderiram a medida foram o Norte e o Nordeste. O horário de verão começou desde 18 de outubro e vai até a meia-noite do próximo sábado (14). Assim, nas áreas em que está em vigência, os relógios devem ser atrasados em 01 hora.



Por MAYKON OLIVEIRA

SALÁRIO MÍNIMO?


Nem Tanto!



Nos últimos dias, um fato curioso ganhou destaque na imprensa nacional. Trata-se de um "pequeno" aumento de salário, concedido ao prefeito de Maceió/AL.

Cícero Almeida (PP) é o atual gestor da capital alagoana e teve o seu salário reajustado em 80,5%. Antes, ele recebia pouco mais de 10 mil reais, mas agora, ele vai receber uma quantia equivalente a R$19.500,00. O curioso é que o Governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), vai receber menos, aproximadamente RS17.200,00.

Se essa moda pega...

A União iría à "loucura"!
Os recursos repassados seriam ainda mais limitados!
E o cidadão continuaria (mais ainda) sendo feito de "trouxa"!



Por MAYKON OLIVEIRA



12 de fevereiro de 2009

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Numa postagem publicada no começo da semana intitulada "Marcas do descaso", eu falei sobre um problema que aconteceu na zona rural de nosso município, em relação a uma criança que foi atingida por um coice de um animal.

Gostaria de pedir desculpas se coloquei algo além daquilo que realmente aconteceu. Minha intenção era de denunciar a situação de abandono vivenciada por aquela criança, que há 22 dias agoniza de dor, no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró/RN.

Peço encarecidamente desculpas a família, se eu falei algo em demasia.


Obs. A partir de amanhã será realizada uma campanha para arrecadar donativos para o garoto Mardônio. Ela ocorrerá na RPC Mossoró e na Rádio RPC Centenário, de Caraúbas.



Por MAYKON OLIVEIRA


REUNIÃO DISCUTE FORMAÇÃO DO CONSELHO GESTOR, DO PROJETO EIDC.



Hoje, no escritório da EMATER-RN em nossa cidade, aconteceu a apresentação do Projeto EIDC - Escola de Inclusão Digital e Cidadania. Na ocasião, estiveram presentes a equipe coordenadora e alguns representantes de organismos do município. Na pauta, a importância da formação do Conselho Gestor.

O Coordenador Denilton Silveira e a Gerente de Projetos, Conceição Barreto, apresentaram, a todos, o andamento das ações ligadas ao projeto, que já são desenvolvidas em vários municípios potiguares. Segundo ele, o programa de inclusão digital e cidadania, já qualificaram mais de 23 mil pessoas, em todo o estado, desde o ano de 2006. Contudo, as expectativas são ainda melhores, uma vez que Já existem recursos para a construção de mais 20 escolas, até o final de 2009.

Coordenador Denilton Silveira, o competente técnico da EMATER, Fagner Praxedes e a Coordenadora de Projetos, Conceição Barreto.

A instalação de uma Escola de Inclusão Digital é sustentada em 04 pilares principais, baseados na integração comunitária, na educação, no empreendedorismo e na ações do mercado. Apesar de ser aberta à comunidade, cabe destacar que os moradores das áreas rurais tem maior prioridade, pois a maioria não encontra-se inserido nessa "era digital", vigente na atualidade. Em virtude dessa grande responsabilidade, surge a necessidade de se formar um Conselho Gestor comprometido e atuante, pois o número de beneficiários é bastante significativo.

Estiveram presentes no encontro os seguintes representantes: Dona Noima Amorim e Eilson Pimenta (Conselho Tutelar); Maykon Oliveira (Escola Municipal Josué de Oliveira); Atelson Clementino (Prefeitura Municipal); Aruza Targino (Secretaria de Educação); Fagner Praxedes (Coordenador e Técnico da EMATER); Adriano Clementino (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) ; e Samir Gurgel (Centro Sabe Muito).



Por MAYKON OLIVEIRA


MAIOR ESCOLA DA REDE MUNICIPAL REALIZA 1ª REUNIÃO ADMINISTRATIVA DO ANO.

Funcionários da Josué participaram do encontro.

Com a proximidade do ano letivo, várias escolas estão realizando reuniões para definir algumas questões, antes do começo das aulas. Hoje, pela manhã, foi a vez da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Começando por volta das 08 horas, o encontro reuniu os novos gestores da instituição, Wilton Firmino e Maykon Oliveira, além dos demais funcionários, de todos os setores. Na oportunidade, a equipe gestora apresentou o quadro, referente a distribuição das funções, além de vídeos e slides, destacando o papel de cada um para o sucesso da escola.

Os novos funcionários também foram apresentados, assim como algumas ações já desenvolvidas anteriormente. Assim, decorrer da reunião os gestores sempre procuraram destacar a importância de se desenvolver uma gestão democrática, elemento fundamental para o sucesso da equipe e da escola.



Por MAYKON OLIVEIRA

EDUCADORES DA ZONA RURAL DISCUTEM METAS PARA O ANO LETIVO.

Professora "Tetê" e Antonete Silva

Na manhã de hoje, aconteceu a reunião do Centro Municipal de Educação Rural (CEMER), nas dependências da Escola Municipal Josué de Oliveira.

Conduzido pela professora "Tetê", que faz parte da equipe da Secretaria de Educação, e pela Coordenadora do CEMER, Antonete Silva, o encontro contou com uma boa presença de profissionais, que trabalham em escolas de várias comunidades rurais.

Professores participam das discussões.

O principal objetivo das discussões era a definição de metas e estratégias de trabalho, com vistas ao ano letivo de 2009.


Por MAYKON OLIVEIRA

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA - 12 e 13/02



Por MAYKON OLIVEIRA

ROSALBA DIZ QUE PREFEITOS SAÍRAM INSATISFEITOS DE ENCONTRO COM LULA.


A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse nesta quarta-feira (11) que os prefeitos saíram insatisfeitos do encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A senadora defendeu a destinação de mais recursos aos municípios, via reforma tributária, argumentando que a Constituição descentralizou as ações, mas não descentralizou os recursos na proporção necessária para que os prefeitos possam atender à população.

Lembrando que o presidente manifestou irritação com a imprensa por afirmar que o encontro com os prefeitos tinha um caráter eleitoreiro, de promoção de Dilma Rousseff como candidata à sua sucessão, a senadora relatou que em frente ao centro de convenções, local do encontro, foi montado um estúdio fotográfico para fazer fotomontagens em que, por apenas R$ 30, os prefeitos poderiam ser retratados ao lado de Lula e Dilma.

- Será que não viram isso? Se o presidente Lula estava preocupado que o encontro tivesse um caráter politiqueiro, deveria ter tomado providências. Aquilo era uma propaganda escancarada. Não é possível que isso esteja acontecendo e ninguém veja ou tome conhecimento. Isso pode ser interpretado como uma forma de fazer campanha eleitoral antecipada - assinalou.

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse, em aparte, que concorda com Rosalba e que os prefeitos precisam vir para encontros como esse e receber uma agenda ainda mais consistente.

- Não podemos negar que o governo federal tomou algumas providências, como a do INSS, mas o que foi lançado pela Confederação Nacional dos Municípios é absolutamente verdadeiro. Os prefeitos precisam da aprovação de mais recursos para a saúde, da aprovação dos precatórios e de uma fonte mais estável de recursos - afirmou.


Fonte: Agência Senado/Extraído de www.senado.gov.br



Por MAYKON OLIVEIRA

DEPUTADO FERNANDO MINEIRO FALA SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL.

Ontem, numa Conferência na Semana Pedagógica de Caraúbas, o Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT-RN), falou sobre os desafios da educação municipal.

Confira alguns trechos:





Por MAYKON OLIVEIRA

11 de fevereiro de 2009

EQUIPE DE FUTSAL FEMININO DISPUTARÁ FINAL DE DOS JOGOS PRÉ-CARNAVALESCOS EM UMARIZAL

Equipe na hora do aquecimento (Foto: Cedida)

A equipe feminina de futsal da cidade de Caraúbas mais uma vez se destaca em campeonatos da região, desta vez é na cidade de Umarizal que as nossas atletas estão brilhando, isso, porque a cidade sedia mais uma edição dos jogos pré – carnalescos.

A equipe conseguiu classificação para grande final num jogo dramático onde venceu pelo placar de três a dois na prorrogação a equipe de Brejo do Cruz/PB, o destaque da partida, foi a jogadora Rayane que marcou dois gols no jogo, um deles, o gol que deu a vitória faltando apenas 15 segundos para o termino da partida.

A grande final acontecerá amanhã contra a forte equipe da cidade de Mossoró. O jogo será realizado as 19h00 no ginásio municipal da cidade de Umarizal.

Boa sorte para as nossas atletas!


Por RICHARLLES ALVES



VEJA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS ...

Deputado Fernando Mineiro fala sobre os desafios da educação municipal.

Em uma Conferência realizada na manhã de hoje, Mineiro discorreu acerca da temática.

Confira trechos do discurso do parlamentar, logo mais.

CONFERÊNCIAS E PALESTRAS, DA SEMANA PEDAGÓGICA, FORAM ENCERRADAS HOJE.

A manhã de hoje foi bastante movimentada, na Semana Pedagógica do nosso município. O evento mais uma vez contou com uma ótima participação dos profissionais que atuam na área da educação, tanto nas palestras quanto nas conferências.

Os trabalhos foram iniciados com a explanação das professoras Herculana Viana e Francisca Luzia (Nina), que integram a equipe do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSPUMC). Na ocasião, elas falaram acerca dos recursos oriundos dos organismos ligados à educação, além de falarem sobre a questão do piso salarial.

"Nina", que explanou sobre várias questões de interesse dos servidores que trabalham na educação.

Logo depois, a Diretora da 13ª DIRED, Raimunda Ferreira Freire (Mundinha), falou sobre a grandeza do evento e destacou a necessidade de superar os obstáculos que surgem a cada ano letivo. Continuando a explanação, o Jovem Jonas apresentou dados sobre matrículas, desempenho e investimentos, inerentes as escolas estaduais de Caraúbas.

Diretora da 13ª DIRED, "Mundinha" Freire, ao lado do vice-prefeito, Alcivan Viana.

Em seguida, a Professora Vânia Solano, que representou a Secretaria Estadual de Educação, falou sobre a grandeza do evento. Depois, tivemos uma conferência, que tratou sobre os desafios e possibilidades na elaboração e aplicação do currículo nas escolas. A conferencista foi a Profª. Drª. Denise Domingos, que destacou os principais elementos que influenciam na formação do currículo, com ênfase à sociedade, os orgãos de governo. Também, ressaltou o papel dos educadores, das equipes gestora e pedagógica, além de outros que fazem parte desse processo.

A professora caraubense, Vânia Solano, também esteve presente.


Profª. Drª. Denise Domingos, que falou sobre Currículo Escolar.

Simultâneamente, aconteceu uma Palestra para todos os auxiliares de serviços gerais. Na oportunidade, a nutricionista Ana Karina Dantas falou sobre a importância de cada profissional, no que diz respeito ao programa de alimentação escolar.

Porteiros e ASG's participaram da palestra.

Após o intervalo, o Deputado Estadual Fernando Mineiro foi o conferencista. Ele discorreu acerca dos possíveis desafios encontrados no âmbito da educação municipal. Como visita Caraúbas com uma certa frequência, o parlamentar se mostrou conhecedor da realidade local. Também, aproveitou o momento para destacar a reiterar sua luta, em prol daqueles que atuam na educação.


Portanto, podemos dizer que eventos desse porte, só contribuem para uma melhor formação de todos os participantes. A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, a Semana Pedagógica propiciou a descoberta de novas práticas, que os profissionais certamente necessitarão, ao longo do ano letivo. Agora, cabe a todos usarem o teórico para direcionar o prático, discutindo essas questões nos encontros e planejamentos, que acontecerão no restante da semana.



Por MAYKON OLIVEIRA


COMITIVA DE PREFEITOS POTIGUARES FOI RECEPCIONADA POR JOÃO MAIA.

Deputado Federal João Maia, ao lado de vários gestores municipais.


Aproveitando a viagem à capital federal, um grupo de prefeitos e prefeitas, de municípios potiguares, ontem (10/02) fizeram uma visita ao Deputado Federal João Maia (PR-RN).

Ainda pela manhã, o parlamentar recebeu a comitiva em sua casa. Em seguida, foi oferecido um café da manhã aos presentes. Mesmo assim, ele aproveitou a oportunidade para ouvir os gestores, que se diziam preocupados com as dívidas de seus respectivos municípios.

Vários prefeitos do Partido da República estiveram presentes, com destaque para Shirley Targino (Messias Targino), Jaime Calado (Ceará-Mirim) e Fafá Rosado (Mossoró), que mesmo sendo do Democratas, aproveitou para prestigiar o encontro.



Por MAYKON OLIVEIRA



Fonte: Gustavo Farache

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA - 11/02




Por MAYKON OLIVEIRA

NOVOS PREFEITOS E PREFEITAS, FORAM RECEBIDOS PELO PRESIDENTE LULA.

Foto: extraída de reporterdiario.com


Ontem (10/02), o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, recebeu cerca de 3500 prefeitos de municípios brasileiros, eleitos no último pleito. O evento é chamado de Encontro Nacional com novos Prefeitos e Prefeitas.

O encontro aconteceu em Brasília/DF e, na ocasião, Lula falou sobre o parcelamento das dívidas de grande parte dos municípios, junto ao INSS. Elas atingem a impressionate marca de R$ 14 bilhões. Assim, a nova proposta que foi destacada visava a ampliação do prazo para o pagamento, que hoje é de 60 meses. Mas, a idéia é de que os recursos sejam repassados e tudo saldado em um prazo de 20 anos.

Além dessa medida, outras chamaram a atenção dos presentes, dentre elas podemos destacar: a autorização de linhas de financiamento do BNDES; regularização fundiária da Amazônia Legal; repasse da arrecadação do ITR (Imposto Territorial Rural) aos município; entre outras.

Outro ponto importante, abordado pelo presidente, foi a o Projeto de Lei que regulamenta o gabinete de transição entre os níveis de governo. Assim, quando um gestor tiver que deixar o cargo, ele deverá prestar todas as contas e publicá-las no Diário Oficial. A medida fará com que a sociedade saiba todos os dados pertinentes ao orçamento e as finanças.

Logo mais, o encontro tem prosseguimento. A Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, falará sobre as ações do Governo Federal, voltadas para o crescimento de cada município.



Por MAYKON OLIVEIRA


10 de fevereiro de 2009

DIA DA INTERNET SEGURA


A rede mundial de computadores é o principal veículo de comunicação e informação que temos na atualidade. Fatos, fenômenos, notícias e tragédias, se propagam em tempo real, às mais distantes porçoes do globo. Contudo, é necessário saber usá-la com prudência, mas, muitos não sabem fazer isso.

Hoje, dia 10 de fevereiro, comemora-se o dia da Internet Segura. A iniciativa é da comunidade européia através da INSAFE, mas já foi estendida para vários países. Na verdade, o principal objetivo é sensibilizar toda a sociedade, principalmente, crianças e adolescentes acerca do uso correto de sites e outras páginas. Assim, tal medida visa coibir casos de roubos, sequestros, pedofolia e outros crimes que podem ser praticados a partir do mal uso desse importante instrumento de pesquisa.

Para 2009, a expectativa é da participação de 65 nações, inclusive o Brasil, mediante a realização de trabalhos e campanhas de conscientização.



Por MAYKON OLIVEIRA


(Agradecimento: Profº. Marcos Roberto)

MAIS UM DIA DE PROVEITOSO, NA SEMANA PEDAGÓGICA DE CARAÚBAS.

Hoje, terça-feira, teve prosseguimento mais uma série de atividades inerentes a Semana Pedagógica do nosso município. Sem dúvidas, uma manhã muito proveitosa, com dinâmicas, explanações e uma excelente palestra motivacional.

Na abertura do evento, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), apresentou uma série de informações pertinentes a atuação do mesmo em todo o território caraubense. Funcionando como uma unidade pública de assistência social, o organismo visa a identificação de áreas de risco social, bem como a criação de alternativas para as mesmas.

Professora Vânia Dantas, a Assistente Social Tânia Fernandes e a Psicóloga Rútila Fernandes.

Posteriormente, o secretário de saúde, Giovani Nobre, falou sobre a importância do Programa Saúde na Escola. Destacou que é fundamental que as unidades de ensino façam um trabalho contínuo de educação, voltado para garantir a saúde e a qualidade de vida dos alunos.

Secretário Giovani Nobre, que falou sobre a importância do PSE.

Em seguida, a professora Bruna Alves trouxe a sua mensagem. Com uma forma dinâmica, ela "mexeu"com o ânimo dos presentes, mediante a realização de danças, massagens, fomentado assim, interação entre os participantes.

Professora Bruna Alves, que realizou algumas dinâmicas na manhã de hoje.

Logo depois, o professor Marcos Roberto Fernandes, falou sobre a instalação de um Pólo da Universidade Aberta do Brasil (a qual é coordenador), em nosso município. Na oportunidade, elemostrou alguns dados sobre a educação caraubense e discorreu acerca dos objetivos do projeto, ressaltando a luta em prol desse benefício. Além disso, a perspectiva é de que a unidade, que foi intitulada "Pólo Sertão das Caraubeiras" comece os trabalhos de graduação e pós-graduação, já no mês de abril.

Professor Marcos Roberto, Coordenador da UAB, em nosso município.

Finalizando as atividades do dia, o palestrante Edivan Silva, que já foi aluno do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC), deu um show a parte. Abordando a temática "Motive-se e vença os desafios", ele propiciou momentos de aprendizado, sob a perspectiva da gestão e da liderança, de uma forma bastante de dinâmica com o uso de vídeos, slides, além de interagir bastante com o público.

Palestrante Edivan Silva, que falou sobre liderança, motivação e auto-estima.



Por MAYKON OLIVEIRA

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES