Na noite de ontem (3o), a Secretária Municipal de Saúde de Caraúbas/RN, Juliana Carlos, conversou via twitter com o coordenador do estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Luiz Roberto.
Durante a conversa, Juliana se mostrou disposta a fazer o possível para colocar o serviço a disposição da população o quanto antes. Luiz Roberto, informou que a parte do Estado já está feita, agora falta a contrapartida do município.
Segundo o coordenador do SAMU, o município terá que arcar com os investimentos para a construção de uma base de apoio para a ambulância e para o pessoal trabalhará no serviço. Além disso, terá que ser disponibilizado cerca de 6 profissionais para os trabalhos, 3 técnicos em enfermagem e 3 motoristas.
Por fim, o Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, afirmou querer implantar o SAMU em Caraúbas/RN ainda este ano. “Vamos avançar mais em Caraúbas/RN. Depois das melhorias no Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira e da instalação do CAPS, queremos implantar o SAMU até o fim do ano”, disse.
Por LEYSSON CARLOS
Um dos grandes problemas do SUS é que se visa muito os serviços de media e alta complexidade, que nunca vão ser capazes de atender a toda população, na verdade, na maioria das vezes só servem de propaganda eleitoral antecipada, não digo com isso que eles não são importantes, mas a prevenção e promoção são muito mais baratos e muito mais eficazes, porva disso é o controle de imunização, CeD, Pré-Natal, Hiper-Dia, PSE entre outros que além da prevenção, estimulam a promoção a saúde e mesmo assim, ficam sempre em terceiro ou quarto plano! ... Acordem, tem gente falando mal do SUS sem nem conhecer, apenas repetido JARGÕES, se limitando a serem mais um que não pensa, que não age... só fala, só fala!
ResponderExcluir