22 de setembro de 2012

PROFESSORA DA ESCOLA GREGÓRIO BATISTA DESENVOLVE PROJETO SOBRE POLÍTICA E CIDADANIA


Neste momento Democrático que acontecem as Campanhas Políticas, vendo a empolgação dos alunos (4° e 5° anos) em sala de aula, cantando músicas, mostrando, colecionando e ao mesmo tempo rasgando fotos dos candidatos, achei oportuno desenvolver um projeto sobre Política e Cidadania. Através desse Projeto já trabalhamos várias atividades interdisciplinares como exemplo: conceitos básicos sobre cidadania, direitos e deveres do aluno, democracia, política, voto, como funciona o poder público, papeis do homem público, funções do prefeito, funções dos vereadores, o que é abusos de poder, suborno, compra de voto, corrupção, Voto Consciente e outros.

Referente à Política em nossa cidade os alunos foram motivados e orientados a desenvolver em grupos trabalhos a partir de fotos e pesquisas na internet sobre o nome do candidato, naturalidade, grau de instrução, ocupação, coligação, siglas, seu plano de governo e registrar as propostas mais importantes para nossas Comunidades de Várzea.

O resultado? Momentos de leitura, contextualização, descobertas, reflexões e conscientização. Os alunos estão empolgados, vejo a mudança de atitude deles em não rasgar as fotos, mas compartilham e trocam fotos para formar seus jogos pedagógicos, e responder as atividades em sala de aula; Os alunos descobriram a criatividade de alguns candidatos ao apresentar suas propostas – textos até em forma de cordel  - viram e ficaram decepcionados com os panfletos de alguns candidatos que não colocam a sigla do seu partido de forma visível, momento oportuno para a professor dialogar que na maioria das vezes o objetivo do candidato não é defender  a cor, o seu partido, o interesse do povo, mas os seus próprios interesses. Pretendemos realizar uma Aula Passeio a Câmara Municipal para, se possível, observar alguns projetos em prol de nossas comunidades.

A avaliação desse Projeto: durante o processo estamos observando a aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos trabalhados, se os mesmos estão respeitando , exercendo o seu papel de cidadã (ao) e motiva-los a fazer uma Eleição para escolha dos representantes da turma de forma democrática.

A Semente está sendo plantada. Espero está contribuído para formação de cidadãos conscientes. Que esse trabalho não tenha um Fim sem fluir a aprendizagem, mas que essas crianças - Minhas Barrinhas de Ouro - possam ser agentes multiplicadores em suas casas, enfim, dar continuidade principalmente, daqui a uns seis, oito anos, tempo que elas irão exercer na prática a escolha dos seus/nossos representantes. Fica a sugestão para os meus colegas educadores. Acredito em Deus e no poder da Educação! Sou Professora e Faço a Diferença!

Professora Ozenilda Morais Farias (Escola Municipal Gregório Batista de Morais)


Por MAYKON OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAINEL POPULAR


CARAÚBAS HOT NEWS - Orgulho de ser caraubense!

SEJA TAMBÉM UM DOS NOSSOS COLABORADORES