Esta semana a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma importante campanha de diagnóstico de Doença de Chagas, visto isto a Dica de Saúde desta Quinta-Feira será sobre esta doença, para que todos possam ter um entendimento maior sobre esta patologia.
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros,
Os sintomas da doença de Chagas podem variar durante o curso da infecção. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas são geralmente lentos, pouco mais do que inchaço nos locais de infecção. À medida que a doença progride, durante até cinquenta anos, os sintomas tornam-se crônicos e graves, tais como insuficiência cardíaca e desordens do sistema digestivo. Se não tratada, a doença crônica é muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doença são pouco satisfatórios. Os medicamentos têm efeitos colaterais significativos e são, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crônica da doença. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
Sinais e sintomas
A doença tem uma fase aguda, de curta duração, que em alguns doentes progride para uma fase crônica. Dentre os sintomas possíveis na fase aguda estão, Febre, Mal-Estar, Inflamação e dor nos gânglios linfáticos, Vermelhidão, Inchaço nos olhos, Aumento do Fígado e do baço e problemas cardíacos.
Porém a fase aguda é frequentemente pouco sintomática, geralmente passando despercebido, motivo pelo qual é tão difícil fazer a prevenção adequada de Chagas.
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário