Confesso que não nos surpreendemos com os resultados do novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Mais da metade dos candidatos que fizeram as provas, obtiveram uma pontuação inferior à média.
Muitos dos que prestaram o exame, reclamaram da quantidade e do tamanho das questões. Outra reclamação significativa, correspondeu às questões de Matemática. Não por acaso, 57,7% obtiveram uma média baixa, inferior à nacional.
O curioso, é que já fizeram várias tentativas e esta é mais uma delas. No entanto, não se "conserta" a educação de "cima para baixo". Na realidade, o ideal era fortalecer a Educação Básica, a partir da pré-escola, até a última série do Ensino Médio, para que assim os estudantes saíssem realmente preparados para ingressar num curso de nível superior.
Porém, não é isso que acontece. Alguns dos que passam (quando passam), ingressam num curso sem compromisso nenhum e, por essa razão, não conseguem distinguir a notável diferença entre os "salões da academia" e os "corredores do colégio".
Por MAYKON OLIVEIRA
Muitos dos que prestaram o exame, reclamaram da quantidade e do tamanho das questões. Outra reclamação significativa, correspondeu às questões de Matemática. Não por acaso, 57,7% obtiveram uma média baixa, inferior à nacional.
O curioso, é que já fizeram várias tentativas e esta é mais uma delas. No entanto, não se "conserta" a educação de "cima para baixo". Na realidade, o ideal era fortalecer a Educação Básica, a partir da pré-escola, até a última série do Ensino Médio, para que assim os estudantes saíssem realmente preparados para ingressar num curso de nível superior.
Porém, não é isso que acontece. Alguns dos que passam (quando passam), ingressam num curso sem compromisso nenhum e, por essa razão, não conseguem distinguir a notável diferença entre os "salões da academia" e os "corredores do colégio".
Por MAYKON OLIVEIRA
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