Todos nós sabemos que uma alimentação saudável é algo essencial. Contudo, em virtude do uso de agrotóxicos de maneira acentuada na produção, se torna muito difícil encontrar alimentos saudáveis. Mas, em Caraúbas/RN, essa dificuldade não existirá mais.
No próximo sábado (17/01) será a criada a feira agroecológica em nossa cidade. Na realidade, trata-se de uma idéia audaciosa e com vistas para o futuro, uma vez que já começa com um bom número de bancas (12 no total). Em cada uma delas serão comercializadas uma grande variedade de gêneros, dentre os quais destacamos: aves; carne de criação; poupas; diversos tipos de doce; castanha de caju; cosméticos a base de gêneros orgânicos; mel de abelha e de caju; hortaliças e frutas; ovos; queijo; entre outros.
(Cultivo orgânico de hortaliças - comunidade de Sombras Grandes)
De acordo com Sheyla Gurgel, Coordenadora da ATOS (Acessoria Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável), são 17 comunidades rurais de nosso município responsáveis pela produção. Além disso, são vários parceiros que ajudam a viabilizar as ações. Dentre uma das mais importantes, está a AAOEV (Associação Oeste Verde), que é apoiada pela Diaconia. No entanto, temos que destacar o belo papel da ATOS, que coordena o uso e aplicação dos recursos provenientes do projeto Dom Hélder. Já a prefeitura municipal também auxilia, entrando com a contrapartida.
(Casa para o beneficiamento do mel de abelha - Comunidade de Sombras Grandes)
A idéia é garantir uma produção de qualidade, longe de insumos que prejudicam a saúde e o meio ambiente. Aliado a isso, existe o propósito de geração de renda e emprego, principalmente de maneira contínua. Segundo Sheyla, para isso são desenvolvidas várias ações para orientar os trabalhadores e, uma delas, é a Prática de Aprendizagem. Na verdade, se trata de um encontro mensal em que são discutidos novos meios, técnicas e estratégias de trabalho, para garantir a qualidade e a continuidade da produção.
Assim, as perspectivas são as melhores possíveis. A consolidação desse projeto pode significar, em um futuro próximo, a garantia de que os produtores possam gerenciar todas as etapas do processo produtivo e, consequentemente, poder ensinar às futuras gerações a darem continuidade ao trabalho desenvolvido.
Por MAYKON OLIVEIRA
É muito importante a realização desse tipo de evento, alem de dar oportunidade de comercialização aos produtos do “Agronegocio Familiar”, possibilita a compra de frutas, verduras, carnes, mel de abelha e muitos outros produtos de excelente qualidade.
ResponderExcluirA população tem se conscientiza que o que está sendo vendido ali é nada mais nada menos que “SAÚDE”.
Parabéns aos organizadores!!!!