Na medida do possível, procuraremos realizar uma entrevista com alguém do nosso município ou da nossa região. Hoje, trouxemos uma entrevista com o professor Ivan Kleber, que é Graduado em Geografia pela UERN e atualmente é Pós-Graduando em Psicopedagogia pela FIP e em Geografia Física pela Faculdade do Noroeste de Minas.
1- Sabemos que essas instituições de cunho não-governamental, “nascem” a partir de um propósito. Comente sobre o principal objetivo da ACATE?
A ACATE é uma organização não-governamental que tem por objetivo a prestação de serviços de assessoria e consultoria técnica em educação.
A ONG é formada por uma equipe de profissionais das mais diversas áreas. Hoje, contamos com: 04 Geógrafos; 01 Assistente Social; 02 Psicopedagogas; 01 Bacharel em Economia; 02 Matemáticos; 02 profissionais licenciados em Letras; 01 profissional licenciada em História; 01 profissional licenciada em Ciências Biológicas; 02 Pedagogos e; 01 profissional da área de Medicina Veterinária.
Embora seja um projeto recente, já desenvolvemos algumas ações em nosso município. Dentre elas podemos destacar a assessoria prestada pela nossa equipe à Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação, durante a IV Semana de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (SEMMEIA), em junho desse ano. Na oportunidade, realizamos a conferência de abertura que foi ministrada por mim e pelo professor Maykon Oliveira. Além disso, realizamos algumas oficinas, coordenadas pela professora Paula Frassinete, e que foram direcionadas a professores do Ensino Infantil e Fundamental, das redes pública e privada.
Estaremos lançando oficialmente a ONG para a imprensa e à sociedade caraubense em janeiro de 2009. Temos ainda programado para o início do ano, a realização do I FOCAP (Fórum Regional de Formação e Capacitação Pedagógica). Esse evento será coordenado e ministrado pela nossa equipe, e contará com parcerias importantes no município. A princípio, temos mantido contato com o Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas (NAESC) e, também, com o Instituto Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como possíveis parceiros na realização desse evento. Assim, podemos dizer que estamos trabalhando numa perspectiva de obtermos novas parcerias, a fim de darmos uma dimensão maior ao evento de maneira a proporcionar aos participantes uma formação coerente, com eficiência e qualidade.
Por MAYKON OLIVEIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário